Menu
Mercado imobiliário

A Ressurreição do mercado imobiliário – Retomada em 2019 aquece investimentos

O mercado imobiliário apresenta crescimentos constantes. Já em 2018, os índices de crescimento no setor foram de, no mínimo, 27% para as vendas. Em 2019, esses números continuam positivos!

Essa perspectiva se mostra até na opinião de grandes nomes do setor. Como é o caso de Mauro Teixeira, diretor da TPA Empreendimentos, em entrevista divulgada na Infomoney. Agora, sabe como a retomada do mercado imobiliário está progredindo?

Continue a leitura!

Desempenho Econômico – Os números do crescimento

Parte do crescimento do mercado imobiliário é graças ao desempenho da economia brasileira. Se por um lado alguns setores da economia despontaram com resultados classificados como “decepcionantes” para alguns veículos midiáticos, para outros – como o imobiliário – o crescimento desponta em vendas e lançamentos.

Segundo pesquisa divulgada pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi – SP (Sindicato da Habitação), 6.319 unidades residenciais novas foram comercializadas em junho de 2019.

Esses resultados significam um aumento de 103% em comparação com o total comercializado em maio (3.100 unidades), e 176% em relação a junho de 2018 (2.288 unidades). Toda essa retomada, se mostra presente também na aquisição de créditos.

Nos primeiros quatro meses de 2019, foram aplicados R$ 21,4 bilhões de reais na aquisição e construção de imóveis. Todo o recurso veio do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Isso significa uma elevação de 39,7% em relação ao mesmo período de 2018.

A expectativa para o restante de 2019 é que o mercado continue a crescer. Mesmo de forma discreta, por conta da demora da recuperação da atividade econômica, e pelos atrasos com a aprovação de reformas, o setor ainda está em comemoração.

A estimativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), é que o crescimento seja robusto. Puxado pelo segmento de imóveis de médio e alto padrões, as vendas no fechamento de 2019 podem atingir de 10 a 15% de aumento.

Financiamentos e Imóveis – Permanência estável de contratos garante o crescimento

O crescimento estimado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) é baseado em padrões de financiamento. No caso, as residências de médio e alto padrão são financiadas por linhas bancárias com recursos da poupança.

Junto com o puxão de crescimento proporcionado por esse tipo de imóvel, estão os de segmento mais popular. O programa Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, conta com financiamento por meio do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o que mostra uma certa estabilidade nos contratos.

A participação crescente dos imóveis populares foi fator decisivo para a retomada. O progresso desse tipo de imóvel vem desde 2018. Segundo matéria no site da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), 44% do total de unidades residenciais lançadas em São Paulo foram desses imóveis populares.

Claudio Hermolin, presidente da Brasil Brokers Participações em entrevista para o site da Abrainc, explica que os imóveis do Minha Casa, Minha Vida ajudaram São Paulo a se estabelecer como o único mercado com sinais claros e efetivos de retomada, graças ao preço econômico, somado a uma enorme demanda.

Crescimento proporciona bons Investimentos no Setor Imobiliário 

De acordo com especialistas em investimentos, como Mauro Teixeira da TPA Empreendimentos, os estoques de imóveis estão sendo absorvidos e o crédito está voltando, o que mostra uma oportunidade.

Com os juros baixos – principalmente por conta da Taxa Selic ter apresentado queda para 6% – os créditos imobiliários se colocam como opção viável para quem quer conquistar seu imóvel dos sonhos e fazer um bom investimento em 2019.

A combinação de todas as medidas mostradas, tornam o mercado imobiliário uma boa opção de investimentos. Contudo, em entrevista divulgada na Infomoney, Teixeira espera que o ritmo desse avanço seja gradual.

“Estamos entendendo que o mercado imobiliário vai ser a bola da vez nos próximos anos. Mas esperamos que isso não aconteça de uma forma exagerada como foi em outras ocasiões, e que possamos avançar em um ritmo razoável.” afirma Teixeira para a Infomoney.

 A bola da vez também para os Corretores

Da mesma maneira que os clientes se sentirão atraídos pelas oportunidades de negócios, todos esses dados representam oportunidades para os corretores. O fechamento de vendas em um período de retomadas pode proporcionar amplas vantagens aos profissionais do setor.

Isso porque a cartela de clientes, com a retomada, tende a aumentar. Com mais gente procurando imóveis, mais contatos serão feitos. Consequentemente, suas chances de fechar uma venda também.

O incentivo aos empréstimos, somada a imóveis de diversos padrões, mostra melhor aceitação, por parte dos clientes, as novas ofertas. Assim, mostre para seu cliente que essa retomada apresenta uma oportunidade a ele.

# Coloque as informações na mesa: Muitos não colocam no papel todos esses fatores que, juntos, apresentam a ressureição do setor imobiliário. Mostre para seus clientes como o momento é bom para investir no setor.

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta