Menu
Mercado imobiliário

Fluxo de Caixa – saiba o que é e por que é importante mantê-lo

Todos os dias milhares de pessoas buscam novas oportunidades pelas imobiliárias de todo país. Seja atrás da compra, venda ou aluguel do imóvel de seus sonhos, cada uma dessas pessoas representa uma nova oportunidade para os negócios imobiliários e seus corretores.

Agora, já parou para pensar o quão importante é organizar essas oportunidades? E o resto das atividades da imobiliária? A rotina diária das imobiliárias é um constante desafio, e para superá-los é preciso muito estudo, foco e dedicação.

Pensando nesses desafios é que esse conteúdo foi preparado. A organização de uma imobiliária é muito importante para seu funcionamento. Não por menos, algumas atividades podem ser negligenciadas durante o processo.

Uma das principais, e que deve receber constante atenção é o controle do fluxo de caixa. Ele é fundamental para a saúde financeira da imobiliária e para manter os negócios em ordem. Preparado para aprender um pouco mais sobre o fluxo de caixa e gerenciar melhor sua imobiliária? Continue a leitura!

O que é o Fluxo de Caixa?

O primeiro passo para entender um pouco melhor o funcionamento de uma imobiliária – partindo do principio dos negócios – é pensar nela como uma máquina. Essa máquina deve receber cuidados constantes para que sempre esteja funcionando bem.

Essa “manutenção” que a máquina deve receber é um dos pontos mais importantes para os negócios. Durante a rotina, muitas das “engrenagens” dessa máquina, sem receber a devida atenção, não trabalhar em perfeito estado, o que pode prejudicar a harmonia da máquina.

Para garantir que todas as engrenagens estejam recebendo a devida atenção, é que existe o fluxo de caixa. O fluxo de caixa para as imobiliárias, nada mais é que:

“O controle detalhado de todas as movimentações de entrada e saída realizadas pela imobiliária em um determinado período de tempo”

Por que é necessário fazer o Fluxo de Caixa da minha imobiliária?

Um dos motivos mais óbvios para responder a essa pergunta é: porque um negócio organizado é mais fácil de ser gerenciado. Simples assim. Contudo, outros motivos também podem complementar essa afirmação e dar ótimos argumentos para que a imobiliária comece essa prática.

Eficácia -à O fluxo de caixa, assim como explicado anteriormente, possibilita o controle sobre entrada e saída da imobiliária. Ou seja, é possível mensurar a eficácia com que os recursos financeiros do negócio estão sendo aplicados e recebidos.

Confiabilidade -à Não é preciso dizer que registros precisos expressam as informações de forma muito mais segura, não? O fluxo de caixa proporciona certa confiabilidade na hora de tomar decisões que muitas vezes não seriam fáceis sem os dados na mão.

Tomada de Decisão -à Um controle detalhado do planejamento financeiro da imobiliária pode garantir uma tomada de decisão mais rápida. Também, a eficiência das decisões pode ser maior, garantindo maior crescimento e lucro ao negócio.

Como manter o fluxo de caixa de sua imobiliária sempre em ordem

Depois de ver alguns dos motivos pelos quais o fluxo de caixa deve ser feito, está na hora de aprender como manter ele em ordem. Os pequenos detalhes contam muito não hora da organização desse fluxo.

Afinal, empresas que não controlam direito a entrada e saída de dinheiro operam no escuro. Essa operação no escuro, na pior das hipóteses, pode deixar sua imobiliária girando no prejuízo sem nem mesmo perceber!

Para evitar essa situação calamitosa, foi feita uma listinha com as melhores práticas para não deixar seu fluxo de caixa cair por terra. Confira!

1# – Frequência

A primeira coisa a se ter em mente quando montar seu fluxo de caixa é a frequência. Isso é, de quanto em quanto tempo que o fluxo de caixa será feito e contabilizado. O ideal é que essa tarefa seja feita diariamente.

Contudo, nem todas as imobiliárias possuem uma entrada e saída que justifiquem o trabalho diário. Portanto, faça na frequência que mais se encaixe a imobiliária, mas sem deixar a tarefa parada por longos períodos. A sugestão seria realizar todas as semanas.

2# – Categorização

A velocidade de compreensão dos dados, e o modo que são separados, influenciam na velocidade de tomada de decisão. Assim, uma excelente prática quanto ao fluxo de caixa é separar o que entra e o que sai em categorias.

Assim, também para evitar erros e confusões, separe tudo em categorias e subcategorias. Um exemplo é dividir as saídas financeiras em: serviços terceirizados, produtos, materiais de escritório, marketing, impostos, investimentos, salários, comissões, e assim por diante.

Dessa forma, fica muito mais fácil achar possíveis brechas no orçamento, além de gastos desnecessários.

3# – Tecnologia sempre em mãos

Lançar todos os dados em planilhas exige também cuidado absoluto. Um pequeno deslize pode prejudicar os números de um período inteiro, portanto, atenção! Outra dica é estar sempre com a tecnologia em mãos.

Existem alguns softwares que são responsáveis por gestão imobiliária. Assim, o próprio programa ajuda a evitar erros, facilita a cópia de dados e garante a segurança das informações da imobiliária. Com isso, tenha em mente que a tecnologia certa pode fazer sua imobiliária um local muito mais fácil de trabalhar.