Menu
Colaboradores Ao Cubo / Dicas / Mercado imobiliário

Como ser um Corretor Estagiário?

corretor estagiario

Se você está pensando em ingressar no mercado imobiliário como corretor de imóveis, ser um corretor estagiário é crucial para a formação da sua carreira. Nele, você vai dar o primeiro passo para obter todas as licenças necessárias com o objetivo de se jogar neste setor tão grande do mercado de trabalho. 

É uma fase em que você pode adquirir vários conhecimentos, tanto profissionalmente, como pessoalmente para futuros trabalhos. É o primeiro contato com tudo. Então, o estágio deve ser aproveitado ao máximo para o seu crescimento profissional.

Portanto, elencamos alguns tópicos importantes que você precisa saber para se matricular e fazer tudo de forma correta. 

Aproveite e veja nosso blog onde falamos de cursos qualificatórios para corretores. Confira!

Por que fazer ser um corretor estagiário?

O estágio para corretores é uma das etapas a serem cumpridas antes de colocar as mãos em uma credencial de corretor de imóveis, com o intuito de ingressar oficialmente no mercado imobiliário. 

A carga horária consiste em 130 a 200 horas. Isso depende do local ou estado que você irá realizar o seu estágio. É o momento de acompanhar de perto a rotina da imobiliária e dos corretores que já estão no mercado.

É um processo de aprendizado que deve ser obrigatoriamente revisado por um corretor, que assinará seus relatórios de estágios e atestará para o Creci (Conselho Regional de Corretor de Imóveis) que você cumpriu com todos os objetivos. 

O que precisa para ser um corretor estagiário?

É de extrema importância se atentar aos processos burocráticos de cada etapa. Em alguns estados, como São Paulo, por exemplo, é necessário fazer a inscrição do estágio junto ao Creci. 

No site do Creci, você irá encontrar todo processo dos formulários que deve ser preenchido e protocolado, assim como o boleto emitido para o pagamento das taxas exigidas.

Logicamente, também irá encontrar todos os documentos necessários para realizar a inscrição, como RG, CPF e demais necessidades. 

Tarefas de um corretor estagiário

Durante o estágio do corretor, você vai acompanhar toda a rotina da imobiliária e dos corretores. Isso significa que irá visitar imóveis, apresentar aos clientes ou até redigir propostas, mas obviamente, sempre supervisionado por um profissional credenciado. 

O estagiário não pode atender clientes sozinho, nem assinar documentos ou fechar negócios. 

Então, as principais atividades que você deve observar são: 

– Captação de imóveis para locação e venda

– Apresentação de imóveis aos clientes

– Acompanhar idas ao cartório para entender todo o processo burocrático

– Aprender sobre elaboração de contratos e demais documentos 

Remuneração

Na maioria das vezes um corretor estagiário não é remunerado de forma fixa, há casos em que imobiliárias podem dar uma pequena porcentagem por transação realizada como parte do pagamento.. Além de ter a oportunidade de já se relacionar com pessoas do mercado, assim como também ganhar experiência em transações, que, assim que concluir o curso, poderá finalizar sozinho, e então ganhar sua comissão completa. 

Devido a isso, você não deve se preocupar, pois, as chances de encontrar uma imobiliária que te aceite como estagiário, são grandes.

Locais de estágio

Na maioria dos casos, o estágio é feito em uma imobiliária. Talvez seja a melhor forma de ganhar experiência antes de exercer a profissão, pois você vai viver o dia a dia de um profissional do mercado imobiliário e irá aprender todo o processo de negociação de imóveis. No caso, será o primeiro contato nessa parte de vendas e aluguéis.

Outra opção também é estagiar com corretor autônomo. Nesse formato, você vai acompanhar o dia a dia do corretor, desde a captação de imóveis, captação de leads, e como irá transacionar imóveis sozinho.

Estagiar em uma construtora   também é algo interessante, lá, ficam corretores acompanhando as obras e fazendo negócios além de aprender a apresentar negócios na planta, maquetes, e imóveis já mobiliados, como os famosos decorados.

Veja mais os nossos conteúdos de mercado imobiliário em nosso blog AoCubo Acompanhe também nossas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube. 

1 Comentário

Deixe uma resposta