Menu
Dicas / Mercado imobiliário

Conheça as comissões de um corretor na venda de um imóvel

dia-do-corretor-de-imoveis-2021-aocubo

Para você que está ingressando na carreira de corretor imobiliário, obviamente, pensa como sua situação financeira ficará a partir deste começo. Primeiro, há toda uma preparação. Precisa saber como vender, abordar clientes, saber de fato o que o corretor faz e, principalmente, quanto de comissão você vai ganhar na venda de um imóvel.

Você tem que ficar ciente de que um corretor, em sua maior parte, vai lucrar em cima de comissões. Fique atento, pois vamos explicar brevemente todo esse processo e como você pode se beneficiar nos negócios!

Leia nosso blog como ser um corretor estagiário: Confira! 

Tipos de comissões e pagamentos

As comissões para o corretor imobiliário varia muito de empresa para empresa. Existem diferentes regras de pagamentos para remunerar um profissional do mercado. As duas mais comuns são:

VGV (Valor Geral de Venda) – Essa sigla corresponde a um cálculo que simula o valor de um empreendimento a partir do seu potencial. Em resumo, depende de como o imóvel pode ser valorizado. 

 Geralmente se trabalha dessa forma quando se trata de lançamentos. Principalmente de apartamentos. De comissão, o corretor ganhará, em média, 2% do valor do imóvel. 

VGC (Valor Geral de Comissão) – Se trata do percentual da venda;

Como dito anteriormente, varia bastante, mas na maioria das vezes, o corretor imobiliário ganha o valor de 6% em cima do valor do imóvel. Essa remuneração foi estipulada pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). 

Mas, no ano de 2019, o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), liberou toda essa questão de porcentagem. O mercado imobiliário, em sua maior parte, continua seguindo o valor do CRECI, mesmo não sendo necessário. Isso também depende do que cada estado determina. 

Outro detalhe importante: quando se trata de um imóvel rural, o valor da comissão varia de 8 a 12% em cima da venda. 

Regras em lei

Entretanto, vale destacar que em todas as vendas, tudo isso deve ser especificado em contrato para que não haja turbulências na hora dos pagamentos das comissões, pois às vezes quem fica à cargo do pagamento é o comprador do imóvel. Mas, nessas situações, não muda muito o que foi citado acima. 

Porém, ressaltando, essas documentações são obrigatórias e até existe uma legislação nacional analisando tudo.

Quem paga pela comissão?

Pode ser paga tanto pelo comprador, quanto pelo vendedor do imóvel. Isso vai depender do que for combinado no contrato. Por isso, como citado acima, é importante prestar atenção em cada detalhe. O objetivo é jamais prejudicar o cliente e a si mesmo. 

Vale a pena destacar que, quanto melhor for o seu trabalho, a sua comissão será repassada facilmente, ainda mais quando se trata do comprador pagando pelo seu trabalho anexado em documento. Portanto, grande parte depende de você. 

Diferencial de ser um corretor na AoCubo

O corretor que deseja ser parte da equipe da AoCubo, terá muitos benefícios durante a sua carreira. Trabalhamos com a melhor comissão do mercado e com atendimento personalizado para tirar todas as dúvidas. 

Ficou interessado e quer se tornar um corretor da AoCubo? Entre em contato e venha construir uma história de sucesso.

Quer acompanhar dicas e demais conteúdo? Acompanhe o blog AoCubo e também siga nossas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube. 

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta