Menu
Dicas / Dicas de Vendas / Mercado imobiliário

Educação financeira para corretores

corretor estagiario

Sabemos que a renda de um corretor de imóvel pode ser variável e, portanto, varia de valor a cada mês. Por isso, nós da imobiliária digital AoCubo queremos falar sobre a importância de aprender Educação Financeira para corretores de imóvel. Convidamos um especialista no assunto para explicar como organizar a vida financeira e pensar no futuro, como aposentadorias e reservas emergenciais. Saiba mais! 

O que é Educação Financeira?

Educação financeira é o estudo que ajuda a organizar os gastos mensais, a realizar planejamentos financeiros e a ganhar consciência financeira para ter uma vida mais positiva com o dinheiro. 

Esse tipo de estudo pode ser ensinado nas escolas, universidades, empresas e por conta própria. No Brasil, esse ensino ainda não é tão valorizado, então o número de endividados só tem aumentado nos últimos anos. 

Portanto, todo mundo, inclusive os corretores de imóveis, precisam buscar conhecimento e estudar sobre Educação financeira. 

Especialista ensina Educação Financeira para corretores de imóvel

Entrevistamos um especialista em Educação Financeira, o Geraldo Souza, que também é corretor de Imóveis há 5 anos e Consultor Financeiro com foco na construção de objetivos.  

Portanto, apenas quem entende de Educação Financeira e sabe na prática como é a vida financeira de um corretor de imóvel para tirar todas as suas dúvidas. Veja abaixo!

Ao Cubo: Por quê todos nós precisamos desenvolver a educação financeira?

Geraldo Souza: Infelizmente no Brasil, as pessoas não têm a cultura de estudar sobre educação financeira. O resultado disso são as altas inadimplentes que existem pelo nosso Brasil. Quando uma pessoa desenvolve uma educação financeira, ela fica mais leve e tem o controle da sua vida em suas mãos, com isso pode fazer planejamentos como aposentadoria, viagens, compra de bens e antecipar possíveis problemas que podem acontecer em sua vida. 

AoCubo: Qual a importância da educação financeira para os corretores de imóveis?

Geraldo Souza: O Corretor de Imóveis é uma das melhores profissões para uma pessoa poder trabalhar. O retorno financeiro é alto e, com isso, é natural que algumas pessoas acabem perdendo o controle financeiro. Mas a alta volatilidade em que a profissão nos traz, um mês que vende, outro que não vende, faz com que o corretor de imóveis acabe se perdendo, caso não tenha uma educação financeira. O que isso quer dizer? No mês em que ele não vender, suas finanças ficam comprometidas, então, para que isso não aconteça, é de suma importância a educação financeira para o corretor.

AoCubo: Se um corretor recebe altas comissões, o que ele deve fazer com esse dinheiro para não ter problemas financeiros?

Geraldo Souza: Geraldo Souza: Eu gosto muito da metodologia 50-30-20. Onde 50% da sua comissão deve ser direcionada para o pagamento de suas contas pessoais, 30% destinado ao lazer e 20% ser investido para reserva de emergência, 

AoCubo: Existem meses que podem não ter muitos contratos fechados, como o corretor deve lidar com o dinheiro nesse período?

Geraldo Souza: Justamente por isso a importância da construção de uma reserva de emergência. Quando o corretor constrói uma reserva significativa, o mês de baixos contratos, ele ficará tranquilo. O ideal é ele ter pelo menos uma reserva de 6 meses. Agora, caso ele não tenha essa reserva de emergência, pode acabar gerando uma ansiedade para fechar logo as vendas, prejudicando assim todo o processo de negociação.  

AoCubo; Como separar as despesas do trabalho (gasolina, passagem de transporte, alimentação…) da vida pessoal?

Geraldo Souza: Tudo tem que estar muito bem detalhado em planilha ou em aplicativos financeiros. O corretor tem que saber para onde está sendo destinado às suas comissões e para ele ter essa visão, ele precisa saber para onde olhar e nada melhor do que as planilhas para ele ter essa visão

AoCubo: Como um corretor de imóvel pode fazer um planejamento financeiro se ele não sabe quando venderá o próximo imóvel?

Geraldo Souza: Sendo bem pezinho no chão, o planejamento financeiro é como a construção de uma casa. A base é a construção de uma reserva de emergência de pelo menos 6 meses, essa reserva financeira fará com que o corretor de imóveis consiga se planejar financeiramente. 

AoCubo: Como os corretores autônomos podem ter controle financeiro?

Geraldo Souza: Através de aplicativos financeiros ou através de planilhas de fluxo de caixa. Eu mesmo gosto muito de utilizar a planilha porque consigo adequá-la para a minha realidade, mas tem pessoas que preferem aplicativos como Guia Bolso, Moldals, entre outros aplicativos que existem no mercado. A pessoa tem que ver com o que se encaixa melhor

AoCubo: Trabalhar com uma corretora pode ser um caminho mais seguro financeiramente falando?

Geraldo Souza: Financeiramente falando, é indiferente ser autônomo ou trabalhar em uma corretora. No final das contas, ele continua trabalhando por conta própria e aí vem todo aprendizado e controle financeiro que o cliente vem a ter.

AoCubo: O corretor deve se preocupar em planejar a sua aposentadoria? 

Geraldo Souza:  Sim.. Vai chegar uma hora que o corretor não vai aguentar o ritmo de trabalho que a profissão exige e ele irá querer diminuir o ritmo, talvez não seja parar de vez, mas pelo menos diminuir o ritmo. Existem hoje no mercado várias estratégias que o corretor pode utilizar, como a previdência privada, seguro de vida, entre outros tipos de estratégias financeiras. Só para você ter ideia, atualmente, existem mais de 100 mil possibilidades financeiras em que o corretor pode utilizar, então só não se planeja para a aposentadoria se não quiser. 

AoCubo: Corretores que querem investir no seu trabalho, como a compra de um carro ou um curso de especialização, precisam ter cautela com o dinheiro?

Geraldo Souza:  Sempre tem que ter cautela e observar sempre os cenários. Imagine  o cenário em que estamos vivendo, o mundo em uma pandemia e as incertezas que estamos vivendo. Alguns corretores de imóveis estouraram de vendas, outros corretores caíram nas vendas. Esses que diminuíram as vendas, passou muito aperto financeiro, pelo simples fato de não ter um planejamento financeiro. Quando se quer investir na aquisição de um carro, por exemplo, por mais que seja para investimento, ele tem que se planejar já que pode acontecer a seguinte situação: vir o tempo de baixa e não ter uma reserva de emergência para o pagamento das parcelas. Aí o banco toma o carro por uma falta de planejamento, ele fica sem o carro e ainda fica negativado. Esse não é o objetivo de quem faz sempre controla o planejamento financeiro.

AoCubo: Qual conselho você dá para corretores de imóveis que desejam aprender sobre educação financeira?

Geraldo Souza:  Estude, estude e estude. Pode parecer clichê, mas nada vai superar os estudos. Se possível, ter ao seu lado um consultor financeiro, já que o mesmo estará dando um norte de como planejar os seus objetivos e comprar os seus bens. Mesmo tendo um consultor financeiro, ainda é importante estudar sobre finanças.

AoCubo: O que você recomenda para os corretores fazerem em relação às finanças?

Geraldo Souza:  Não desperdiçar dinheiro, a corretagem é uma das profissões mais gratificantes que existem, mas ela pode se tornar um pesadelo se você não tiver um controle financeiro adequado. 

Gostou de aprender sobre Educação Financeira para corretores de imóveis? Então leia outros conteúdos nas nossas redes sociais e blog!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta