Menu
Mercado imobiliário

Como vender imóvel para o público sênior? Descubra aqui!

Como vender imóvel para o público sênior? Descubra aqui!

Se você é corretor de imóvel, então possui contato com diversos tipos de perfis de compradores, jovem, recém-casado, pessoas na faixa dos 30, 40 e 50 de idade. Mas será que você já atendeu ou sabe como vender para o público sênior? Nós da imobiliária digital Ao Cubo vamos ajudar você nessa tarefa que pode ser mais simples do que você imagina. Veja a seguir!

O aumento do público sênior

A expectativa de vida, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é em torno de 75 anos, mas essa idade só tende a aumentar. Portanto, todos os setores de vendas precisam estar prontos para atender adequadamente o público sênior, inclusive o mercado imobiliário. 

Além desse aumento da terceira idade, há também outro movimento que está diminuindo a população mais jovem. As mulheres estão tendo menos filhos em comparação há alguns anos, então esse público só diminui. 

Percebendo essas mudanças de perfis, novo tipos de negociações de vendas também estão mudando para atender às novas demandas do público. Afinal, uma pessoa da terceira idade possui um comportamento diferente da geração Z e outras gerações mais novas.

Outro dado importante que merece um destaque nesse artigo é que 60% do público sênior já possui um smartphone, então podem acessar a internet com mais facilidade. Então, aquela história que existia que esse público não era impactado na internet, mas apenas na TV, já não faz mais sentido. 

Qual o tipo de imóvel que agrada a terceira idade?

Antes de saber vender um imóvel para um público sênior, você precisa conhecer as preferências desse consumidor da terceira idade que possui algumas particularidades e preferências. 

  • Estilo de imóvel de acordo com o estilo de vida

Provavelmente, esse público possui um estilo de vida muito diferente dos seus clientes mais novos. Muitos da terceira idade já criaram seus filhos, a vida profissional já foi concluída, agora possuem tempo para desfrutar a vida e buscam conforto em suas residências. 

  • Possuem diferentes interesses pelos imóveis

Como as preferências variam conforme o gosto particular, o público sênior também pode ter interesse por diversos tipos de imóveis, desde moradias mais compactas porque moram sozinhos ou com mais uma companhia ou imóveis com contato ao ar livre. 

  • Moradias menores

Aprofundando mais na preferência dos idosos por imóveis menores, procure oferecer essa possibilidade na hora de apresentar as opções para esse público. Afinal, eles desejam ter menos trabalho na hora de limpar a residência, gostam de ter fácil acesso quando desejam algo e querem conforto aliado com praticidade. 

  • Espaço externo

A preferência por imóveis com espaço externo se deve ao desejo de viver um lugar aberto com contato da natureza, ar puro e plantação. Isso porque as pessoas de idade avançada costumam cultivar hortas, cuidar das plantas, fazer jardins, entre outras atividades com a interação manual na terra.  

Outro fator que colabora pela escolha de um imóvel com espaço maior é a possibilidade de ter um pet para fazer companhia ao idoso, então ele precisaria de uma casa com quintal ou apartamento com uma grande varanda. 

  • Casas maiores

Se por um lado existe a preferência por casas menores, por outro, existe uma demanda do público sênior em imóveis maiores para poder receber os familiares, os filhos e os netos aos finais de semana. Portanto, tudo depende das preferências e estilo de vida do idoso. 

Mas, afinal, como vender imóvel para o público sênior?

Sabemos que para um bom corretor de imóvel não importa a idade ou outra característica do cliente, mas existem alguns cuidados e truques que precisam ser seguidos para conseguir realizar a venda da propriedade

Portanto, se você deseja vender um imóvel para uma pessoa da terceira idade, nós vamos dar algumas dicas para ter sucesso nessa missão, veja abaixo!

  1. Entender o seu público

A menos que você faça parte do público sênior, você precisa conhecer e entender melhor esse perfil de consumidor que possui diversas particularidades. Portanto, faça um estudo de campo para conhecer a fundo o que esse público deseja em um imóvel. 

  1. Cuidados com a comunicação

Esse público pode não conhecer todas as gírias e frases das pessoas mais jovens, então seja formal e fale corretamente com os clientes da terceira idade. Lembre-se que eles são de outra geração e, por isso, possuem um outro comportamento. 

  1. Seja muito paciente

As pessoas mais novas costumam querer que as coisas aconteçam da maneira mais rápida possível, mas o público sênior costuma ser mais tranquilo e prefere resolver as coisas no seu tempo, então tenha calma e seja muito paciente. 

  1. Conheça os direitos dos idosos

Procure se informar sobre os tipos de financiamento, documentação e outros processos que envolvem a idade mais avançada. Isso porque em alguns casos, dependendo da idade, o aval de um familiar próximo seja necessário, por exemplo. 

  1. Escolha bem a estrutura da casa

Não é qualquer imóvel que você pode oferecer às pessoas da terceira idade, já que elas precisam de uma ótima estrutura, acessibilidade e adaptação para entregar tudo o que cliente sênior precisa. Banheiros e portas de entrada precisam de acessibilidade, por exemplo. 

  1. Ofereça boas localizações

Esse público precisa de facilidade e praticidade para se locomover, então escolha imóveis que possuam serviços básicos próximos que sejam possíveis de serem acessados a pé, por exemplo. Os principais serviços utilizados pelas pessoas da terceira idade são postos médicos, hospitais, padarias e farmácias.

  1. Faça uma boa divulgação

Apesar da grande maioria ter um smartphone com acesso à internet, algumas pessoas do público sênior ainda preferem procurar um imóvel da maneira mais antiga, como classificados de jornal. Então talvez valha a pena investir em anúncios online (redes sociais, WhatsApp…) e offline (jornais). 

  1. Tratamento VIP na visita

Esse público mais idoso gosta de ser bem tratado nas visitas aos imóveis que desejam comprar, então capriche nesse atendimento VIP que fará toda a diferença na decisão de compra do sênior. Procure reservar um tempo maior que o costume das suas visitas aos imóveis para poder conversar tranquilamente com o idoso e poder mostrar a localização que ele pode ter ao comprar o imóvel.

Já atendeu o público sênior? Conte nos comentários! Aproveite para ler outras dicas de vendas para diferentes públicos no nosso blog e redes sociais!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta