Menu
Mercado imobiliário

O que valoriza um imóvel?

valorização de imóvel

A valorização de um imóvel é algo que beneficia a todos (donos da propriedade, corretores e imobiliárias). Mas, tudo isso depende de muitos fatores. O proprietário precisa ter uma ótima gerência e agir com inteligência.

Muitas vezes, as pessoas compram um imóvel na intenção de lucrar com futuras vendas e/ou aluguéis. Porém, tudo isso precisa ser muito bem pensado. Há algumas questões onde se determina o valor de uma casa ou apartamento.

Por isso, fizemos uma pesquisa e daremos algumas dicas do que fazer para se investir da forma certa. Confira!  

  1. Imóvel bem localizado 

Talvez o primeiro olhar deve ser para a localização. Se comprar um imóvel em um local ruim, a revenda vai ser limitada e o preço não vai ser o desejado. Por isso, deve prestar muita atenção.

Em uma cidade grande, por exemplo, o serviço de transporte público é indispensável. Então, um imóvel localizado perto de uma estação de metrô ou trem, tende a aumentar seu valor consideravelmente, visto que os moradores da região conseguem se locomover com mais facilidade. 

Sendo assim, a procura por casas ou apartamentos nessa região irá aumentar e, consequentemente, o valor dos imóveis vai se elevar. 

Se o lugar fica perto de um shopping, mercado, parque e demais áreas de lazer, o fluxo de pessoas cresce muito, além de várias lojas importantes e renomadas que vão se instalar ao redor do local. Outro fator determinante para ser levado em consideração 

  1. Modernização constante

A maioria das pessoas que vai adquirir novos imóveis, quer encontrar uma estrutura moderna, seja ela visual ou não. Ninguém quer se deparar com infiltrações, goteiras, mofos, rachaduras nas paredes e demais problemas. 

Para isso, se o proprietário quiser manter seu imóvel valorizado, é fundamental que realize vistorias sempre que puder. Caso contrário, a desvalorização da propriedade será muito grande. 

Portanto, o uso de materiais modernos facilita tudo e é sempre bem-vindo. 

Além disso, manter o imóvel bonito é sempre importante. Pintura nova, pisos novos, tetos reformados, acabamentos em alta e entre outras coisas que criam um ambiente agradável. 

Outro ponto interessante é a adaptação ao que se pede atualmente. Por exemplo: se uma casa tem uma área grande, vazia e a céu aberto, a construção de uma área de lazer com piscina e churrasqueira, se for muito bem feita, no mínimo dobrará o valor do imóvel.

O uso da tecnologia vem crescendo cada vez mais na construção dos imóveis. Como por exemplo, em algumas casas, a iluminação pode ser controlada por aplicativos no smartphone. Muitas pessoas estão à procura disso. Por ser algo mais “caro” de ser implementado, deixa o imóvel mais valioso. 

  1. Economia

Se a economia está em alta, as ações do mercado imobiliário sobem muito. Devido a isso, inevitavelmente, os imóveis vão se valorizar. Logicamente, se acontecer ao contrário, a propriedade pode se desvalorizar. 

Então, um depende do outro para o sucesso. 

Entretanto, pelo momento em que vivemos na economia de nosso país, é sabido que os brasileiros donos de imóveis, estão enfrentando sérias dificuldades para valorizar suas propriedades. 

  1. Moradia e beleza da região

Um local que há histórico de muita violência, brigas, assaltos e demais confusões, têm tendências de ser menos procurado, e ter suas propriedades desvalorizadas.

Em contrapartida, uma vizinhança razoavelmente tranquila, segura e de ótimo relacionamento é muito importante para a valorização de um imóvel.

Ruas em que há muitas paredes sujas e pichadas, com sujeiras nas calçadas, pouco asfaltada e de difícil acesso, não são de interesse dos compradores. Porém, as ruas bem pintadas, pavimentadas, limpas, seguras e de fácil acesso, atraem mais os possíveis novos donos.  

  1. Infraestrutura 

Como dito anteriormente, uma rua estruturada conta muito para uma valorização de um imóvel. Se uma casa ou apartamento estiver localizado em uma determinada via desestruturada, não valerá tanto. 

Porém, qualquer reforma que a Prefeitura faça e melhore aquele local, já fará com que a propriedade aumente o seu valor. Nesse quesito, dá pra tirar um parâmetro legal e pensar no investimento com inteligência. 

Por isso, também deve-se observar os investimentos e aperfeiçoamentos que o governo municipal realiza na cidade. Se por acaso a Prefeitura realmente estiver buscando melhorias, é recomendável olhar em qual local da cidade isso está acontecendo. Tudo isso conta para a valorização de um imóvel. Essas foram nossas dicas para você que quer valorizar seu imóvel ou ficar por dentro do tema. Veja mais conteúdos que irão ajudar na sua carreira, em nosso blog e também nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta