Menu
Mercado imobiliário

Mais uma queda da taxa Selic! – Descubra como isso muda o cenário dentro do mercado imobiliário

O mercado imobiliário em 2019 teve uma boa guinada e constantemente vem recebendo novos investimentos. Aqui no blog, isso não é nenhuma novidade. Agora, você sabia que a taxa básica de juros que proporcionou essa guinada sofreu a maior queda de sua história?

Os preços dos imóveis caíram. Os novos e usados se equipararam em questão de preço. E ficou muito mais fácil fazer financiamento imobiliário. Graças às mudanças na Taxa Selic!

Através dessa postagem, você poderá conferir o que é a Taxa Selic, quais foram suas mudanças ao longo do ano e como isso pode gerar excelentes oportunidades de vendas para todos os corretores!

O que é a Taxa Selic?

Prestar atenção no mercado financeiro é uma habilidade que todo corretor deve ter. E uma das principais taxas a se prestar atenção é a Taxa Selic. Ela é a taxa básica de juros da economia no Brasil e é utilizada principalmente no mercado interbancário.

É possível entender melhor como funciona a Selic, desmembrando a sigla que dá nome a essa taxa. Ela significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). É, basicamente, um sistema computadorizado que fica a cargo do Banco Central.

Através desse sistema, é possível controlar a emissão, venda e compra de títulos. O que funciona muito bem com título públicos federais quando o assunto é operação lastreada e com duração diária.

Além disso, ela é obtida pelo cálculo da taxa média dos juros praticados pelas instituições financeiras. Grave bem essa informação, pois vamos explicá-la no tópico seguinte!

Por que vale a pena prestar atenção nas mudanças da taxa básica de juros?

Em Agosto de 2019 a taxa Selic sofreu uma queda brusca. Ela caiu cerca de 0,5 ponto percentual, chegando até 6% ao ano. Há alguns meses, o momento já havia se tornado propício para investir no mercado imobiliário.

Até porque, incorporadoras e construtoras encontraram novo fôlego para construir novos empreendimentos. Resultando em novos negócios brotando em todos os cantos da cidade em um período ótimo para se obter crédito.

Só isso já representava novas oportunidades para os corretores. Porém, como se essa queda já não fosse surpreendente, ela sofreu outra, algum tempo depois, chegando a 5,5% ao ano.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM) – órgão que cuida da divulgação e manutenção dessa taxa – decidiu ao final do mês de outubro cortá-la novamente! A taxa básica de juros, assim, chegou a espantosos 5% ao ano, o que é o menor patamar da história!

Lembra-se da informação do último tópico? Pois é, vale a pena prestar atenção nessa taxa porque ela representa o cálculo da taxa média dos juros praticados pelas instituições. Em outras palavras, ela influencia diretamente a tomada de empréstimos financeiros!

Isso porque os bancos repassam a queda da Selic para seus juros. O que representa uma possibilidade de empréstimos e financiamentos a juros muito mais baixos. O que significa uma maior movimentação dentro do mercado imobiliário.

Isso resulta diretamente em novas e excelentes oportunidades de negócios! Além de um aconselhamento preciso, por parte dos corretores, para que seus clientes invistam de forma consciente em imóveis!

Como posso aconselhar meus clientes a fazerem ótimos investimentos através da Taxa Selic?

Uma das maneiras do corretor de imóveis realizar seus serviços com excelência é dar conselhos relevantes a seus clientes. Isso porque um bom conselho, na hora certa, pode fazer o dinheiro do seu cliente render mais.

Desde a queda da taxa básica de juros, manter o dinheiro parado não em fundos fixos não parece ser uma boa opção. Principalmente em investimentos de renda fixa, como no caso da poupança, principal escolha dos brasileiros na hora de poupar.

 Hoje, com a Selic a 5% ao ano, investimentos como poupança, CDBs com taxas pós-fixadas, fundos DI e títulos do Tesouro Selic, estão pagando muito menos. Isso porque seu rendimento é atrelado diretamente à taxa.

Assim, a tendência é que cada vez mais pessoas recuperem esse dinheiro, antes parado, para novos investimentos. Além de conseguir movimentar o crédito de forma consistente. Agora, como posso aconselhar meus clientes? Vamos te passar algumas dicas!

1# – Analise a situação de seu cliente como um todo

Vale a pena prestar atenção em todos os aspectos da vida de seu cliente na hora de aconselhá-lo. Qualquer detalhe pode revelar se ele estará pronto para novos negócios, estão não os deixe de lado!

2# – Mostre como o momento é propício para novos negócios imobiliários

Já ficou claro que com a Taxa Selic a 5%, o mercado imobiliário tende a receber cada vez mais investimentos e lançamentos. Contudo, seu cliente pode não saber disso! Deixe claro qual a situação econômica do momento e explique a ele o que esses números representam. Isso pode abrir portas a você, corretor, e aos próprios clientes!

3# – Monte uma lista de investimentos propícios para seus clientes

Montar uma lista de imóveis propícios para investimentos não é tarefa fácil. E é por isso que essa pode ser uma grande vantagem a seu favor! Selecione imóveis em que o seu cliente médio possa ter facilidade para pagar. Baseando-se nas novas taxas de juros para empréstimos.

Assim, ele terá opções que realmente podem fazer sentido, ao juntar os investimentos parados no fundo fixo, com um possível empréstimo. Então, gostou das dicas e das novidades sobre a taxa Selic? Quer saber mais sobre os principais tópicos do mercado imobiliário? Continue navegando no nosso blog e fique sempre atualizado!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta