Menu
Mercado imobiliário

Tendências do Mercado Imobiliário – Saiba como se preparar para o futuro

Como posso me preparar para o que está por vir? Como será que o mercado imobiliário estará depois da pandemia? Essa, e muitas outras perguntas, são pensamentos constantes na mente de quem procura por um imóvel.

De fato, a pandemia gerou uma instabilidade nunca antes esperada no mercado imobiliário. Algumas construções tiveram suas obras paralisadas e seus lançamentos reagendados.

Estandes de visitação foram fechados para evitar o acúmulo de pessoas no mesmo ambiente. E até mesmo os financiamentos estão com medidas mais maleáveis, como você pode ver aqui).

Contudo, nem todas essas notícias representam mudanças negativas no mercado! Algumas delas, inclusive, geraram uma movimentação pelos profissionais do setor nunca antes esperada. A adaptação constante dos times de vendas, corretores, imobiliárias e construtoras, tem sido surpreendente ao longo dos meses.

Com isso, preparamos esse conteúdo para você poder conferir:

-? Quais as próximas tendências do mercado sobre juros e financiamentos
-? Previsão para os lançamentos de imóveis e Estoque de unidades
-? Medidas Positivas que estão ocorrendo no mercado imobiliário na quarentena

Tendências e Negócios – Juros e financiamentos criarão novas oportunidades!

Como já dito em outros conteúdos do nosso blog, que você pode conferir aqui, as taxas de juros despencaram nos últimos anos. A taxa Selic – principal indicador brasileiro – sofreu uma queda de até 4,25%, atingindo sua menor marca da história.

Essa queda foi repassada para os juros bancários e os juros de financiamento. O que gerou duas mudanças:

1º – Os rendimentos adquiridos através da renda fixa se tornaram menores com a queda da Selic.

2º – Os bancos aplicaram essa queda nos juros dos empréstimos imobiliários, fazendo com que as taxas fossem muito mais amigáveis para quem quiser financiar o sonho da casa própria

Já em maio de 2020, em pleno isolamento social e quarentena causada pela pandemia, a Caixa Econômica Federal mostrou uma das tendências para o futuro: a dos juros baixos! Estão sendo implementadas prorrogações dos prazos para o pagamento dos financiamentos nesse período.

Para o futuro, a tendência é que os bancos continuem aplicando medidas que favoreçam a tomada de empréstimos. Isso para impulsionar a economia, e adaptar a captação de recursos com a nova realidade do mercado de trabalho brasileiro. Você também pode conferir essa nova realidade do mercado de trabalho aqui. 

Lançamentos e Estoque – Como mais imóveis podem representar preços mais baixos?

Como já dito anteriormente aqui no blog, uma boa parte do público cessou suas atividades de compra no período da pandemia. Em pesquisa ilustrada exclusivamente pela CNN, que você pode conferir aqui, mais de 86% dos entrevistados vão adiar suas decisões de compra e 64% deles por até 7 meses ou mais.

Contudo, o setor imobiliário não parou sua produção. É verdade que houveram alguns atrasos e novas datas foram agendadas para que os imóveis ficassem prontos. Contudo, a produção não parou em 100%.

Assim, é possível dizer que no futuro, novas unidades serão construídas, com boa parte do seu público ainda esperando para ver os comportamentos da economia. O que pode gerar uma queda no preço dos imóveis, uma vez que teremos muitos clientes sem atitude e muitos imóveis prontos no mercado.

Medidas Positivas na Quarentena – Como o isolamento pode trazer boas mudanças para o mercado imobiliário

Você provavelmente pensou quando entrou em isolamento: meus planos para comprar um imóvel vão ter de esperar. Se não posso visitá-los, não tem como fechar negócio. Acho até que as construções vão parar e não vou comprar algo que demorará para ficar pronto.

Bom, se você pensou tudo isso sobre o mercado imobiliário, temos boas notícias. Tudo isso pode ser revisto! Acompanhe algumas mudanças que essa pandemia está causando no mercado e que podem mudar o jogo para quem quer um imóvel:

#Modernização na Divulgação

Muitas imobiliárias e agentes do mercado imobiliário estão se digitalizando. Essa mudança já acontecia gradualmente, antes do COVID-19. Porém, com um leve empurrão da pandemia e do isolamento social, os serviços correm para se digitalizar e principalmente inovar em tecnologias.

Entre elas estão:

1º Digitalização de todo o acervo das imobiliárias: Isso não significa que os imóveis que já estavam lá, mudarão, porém será possível em um futuro próximo realizar a visita ao imóvel através de tecnologia de ponta, para que a realidade chegue até você.

2º Melhora dos produtos e assertividade na apresentação: Outra das boas notícias é que a maioria dos anúncios podem passar por reformulações, à medida que as imobiliárias investem em fotos profissionais e colocam plantas explicativas nos anúncios, melhorando a qualidade e assertividade dos imóveis, para que você encontre o imóvel ideal para você e sua família!

#Preparo para o futuro e Planejamento de Investimentos

Com toda a confusão, muitos estão adotando dois novos pensamentos: melhorar seus planejamentos, e colocar no papel as projeções para o futuro. Quem investe em imóveis hoje, está planejando revendê-los quando o mercado voltar a sua plena atividade e estabilidade.

Quem tem bala na agulha e possui dinheiro em caixa, pode conseguir grandes oportunidades, enquanto o preço dos imóveis estão em queda e os financiamentos têm melhores condições em meio a pandemia.

Também, muitos donos de imóveis, tem estado abertos a negociações, para que se chegue em um negócio satisfatório. Assim, a mudança de pensamento para melhores aproximações e planejamento em investimentos, tem causado uma maior maturidade por parte de quem procura um imóvel.Gostou das dicas e análises? Quer saber mais sobre o mercado e conferir muito conteúdo bacana no meio dessa quarentena? Segue a gente nos nossos canais oficiais e acompanhe tudo no blog!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta