Menu
Dicas / Dicas de Vendas / Mercado imobiliário

Como ajudar seu cliente a conseguir aprovação do crédito imobiliário?

Crédito Imobiliário - AoCubo

Comprar a casa própria é o sonho de muitas pessoas, e esse processo envolve muitas emoções e expectativas. Por isso, um dos momentos de grande tensão é saber se o crédito imobiliário será aprovado. Afinal, na maioria das vezes, o financiamento é o único meio de atingir essa conquista de grande investimento. 

Ajude seu cliente a não ter o crédito imobiliário reprovado!

Como corretor de imóveis, além de auxiliar os seus clientes a encontrarem o apartamento ou casa ideal, você também pode deixá-los mais tranquilos nesse momento apreensivo. 

Para isso, algumas dicas serão valiosas para evitar que eles tenham o crédito imobiliário reprovado. Assim sendo, acompanhe a leitura e veja o que você pode fazer para ajudá-los!

5 critérios que podem reprovar os seus clientes 

Ao atender os seus prospects, o primeiro passo é entender o perfil de imóvel que eles desejam. Então, encontrar boas opções para apresentar a eles, certo?

A partir do momento em que os clientes escolhem o futuro lar, você deve auxiliá-los com toda a burocracia que vem a seguir, principalmente com o financiamento.

Por isso, sabendo dos principais motivos pelos quais os bancos reprovam o crédito imobiliário, fica mais fácil para você, corretor de imóveis, orientá-los. E esses motivos são:

  1. Renda incompatível com o valor do imóvel

A comprovação de renda é um dos principais pontos na análise de crédito imobiliário. Isso porque o banco precisa se certificar de que o seu cliente será capaz de quitar as parcelas ao longo do financiamento, que pode durar até mais de 30 anos.

Para isso, o valor não pode comprometer mais do que 30% da renda mensal. 

Dessa forma, você deve orientar seus clientes a optarem por imóveis que caibam em seus orçamentos. Além disso, também pode aconselhá-los a somar as rendas dos membros da família, pois essa prática abre margem para conseguir um crédito imobiliário maior.

  1. Já estar em um outro financiamento

Caso o seu cliente esteja envolvido em outro financiamento, aumentam as chances de o crédito imobiliário ser recusado. Isso porque a instituição financeira entende que boa parte da renda do solicitante de crédito já está comprometida. 

Portanto, verifique essa possibilidade com o cliente, antes de dar entrada em uma nova solicitação. 

  1. Restrição no CPF

Caso o seu cliente esteja com o “nome sujo”, constando em algum cadastro de inadimplência, o banco pode ver isso como mau sinal. E isso vale para todos os membros que irão compor a renda para solicitar o financiamento. 

É fundamental resolver qualquer restrição no CPF, como nome no Serasa, SPC, entre outros, antes de iniciar o processo de solicitação de financiamento. Pois, do contrário, os bancos irão entender que o solicitante não é um bom pagador e não irá arcar com as parcelas. Dessa forma, reprovam a solicitação de crédito.

  1. Histórico de score

Os corretores de imóveis também devem alertar os clientes de que o histórico como consumidor, ou seja, o histórico de score, é outro critério avaliado na análise de crédito imobiliário. 

Os bancos conferem a pontuação de cada solicitante, para saber se são bons ou maus pagadores. Sendo assim, solicitantes com score baixo podem ter o financiamento recusado.

  1. Pendência com a Receita Federal ou INSS

Se o seu cliente estiver em falta com a Receita Federal ou com o INSS, também pode ser reprovado. Isso porque o banco irá verificar se o solicitante declara seus impostos, paga seus tributos e não tem nenhuma pendência com suas obrigações legais.

5 conselhos para evitar que os seus clientes tenham o crédito imobiliário reprovado

É muito importante explicar todos os pontos acima para os seus clientes, alinhando as expectativas com eles. Mas você também pode, e deve aconselhá-los com as dicas abaixo:

  1. Regularizar o CPF

Em caso de nome sujo, o primeiro passo é quitar as dívidas e regularizar o CPF. Para verificar se há alguma pendência, basta conferir o CPF no site do Serasa.

Oriente seu cliente a fazer isso, que ajudará tanto no financiamento, quanto em outras negociações que ele  deseje fazer.

  1. Fazer um planejamento financeiro

Fazer um planejamento financeiro também é fundamental na hora de comprar a casa própria. Por isso, aconselhe seus clientes a organizarem seus ganhos e despesas, contando sempre com uma reserva de emergência. 

Assim, fica mais fácil projetar a renda para quando as parcelas do financiamento começarem a chegar.

  1. Fazer a simulação de financiamento

As simulações de financiamento também ajudam muito a ter uma perspectiva de como será o crédito imobiliário dos seus clientes. Elas são oferecidas pelos principais bancos e podem ser feitas pela internet mesmo, de maneira bem prática. 

Com a simulação, é possível ter uma ideia do valor de entrada, prazo de quitação, taxa de juros, valores das parcelas e até dos valores de amortização.

  1. Escolher o banco e a melhor linha de crédito

Fazendo a simulação de financiamento, também é possível visualizar qual o melhor banco para solicitar o crédito imobiliário. Isso porque, os bancos contam com diversas linhas de crédito com taxas e condições que podem variar de instituição para instituição.

Um ponto levado em conta é o relacionamento do solicitante com o banco, que pode influenciar significativamente nas taxas, por exemplo.

Portanto, oriente seus clientes a pesquisarem com calma, e a não ficarem com nenhuma dúvida. Assim eles podem encontrar uma boa oportunidade para financiar a casa dos sonhos.

  1. Organizar a documentação

Por fim, vale ressaltar também a importância de organizar toda a documentação necessária para solicitar o crédito imobiliário. Essa lista pode variar de acordo com o banco escolhido, mas é fundamental que seja entregue corretamente.

Sendo assim, aconselhe seus clientes a separar tudo o que foi solicitado com antecedência, para que nada seja esquecido ou deixado para última hora. 

Gostou dessas dicas para ajudar seus clientes na solicitação de crédito imobiliário? Navegue, então, pelo blog da AoCubo e confira mais conteúdos que te ajudarão a ter ainda mais sucesso na carreira de corretor de imóveis. 

Aproveite para se manter informado também nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube. 

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta