Menu
Dicas de Vendas

Checklist: Como colocar no ar uma estratégia efetiva de venda de imóveis?

Estratégias são, particularmente, um problema comum entre os corretores de imóveis. Isso porque grande parte deles não consegue efetivamente colocar no ar uma estratégia que realmente atinja seu público.
Os problemas vão, desde como acompanhar e averiguar esse público, até conseguir o melhor tipo de experiência para o cliente. Assim, vamos te dar algumas dicas na forma de um Checklist para que você possa ter noção de como fazer sua estratégia efetiva estar no ar, e vender muito!
Nº 1 – Segmentação de Mercado: Tenha o cliente certo no momento certo
A prospecção de clientes, com certeza, é uma das coisas mais importantes dentro da Checklist que você está fazendo sobre suas estratégias de venda se tornarem mais efetivas e serem publicadas com segurança.
Isso porque é comum para os novatos prospectarem clientes como em um filme de velho oeste: “atirando para todos os lados”. Com o tempo, o corretor vai percebendo a importância de ter um foco extremamente bem definido.
Aliás, essa é a chave dentro da prospecção de clientes. Se você quiser ter sucesso, deve mover seus esforços para o público alvo que deseja atingir, mas principalmente averiguar suas necessidades, suas preferências, padrões de comportamento e afins.
Com isso, você poderá vender mais, e de forma mais rápida e segura, não somente garantindo uma boa imagem e reputação para o cliente e seus afiliados, como também um excelente networking na hora do pós-venda.
Como colocar no ar
Para colocar esse tipo de segmentação no ar é preciso que se tenha um pesquisa e um delineamento de marketing muito bem definido. Isso significa, basicamente, você conhecer onde está vendendo, para quem está vendendo, e por que estão comprando aquele imóvel.
A melhor maneira de colocar isso no ar é utilizando ferramentas de marketing digital específicas para colocar esse público no seu radar, ou mesmo colocar-se ao redor de pessoas que sincronizem com seu próprio perfil de vendas. Naturalmente, os resultados virão.
Nº 2 – Entre na Mente do Cliente: Um bom posicionamento rende muito mais
O divisor de águas do escopo de marketing e, definitivamente, do ambiente de negócios em si, foi o conceito de posicionamento na mente do cliente. Um posicionamento competitivo pode ser o ponto que faltava para sua estratégia ganhar outra relevância.

Assim como marcas que estão sempre na cabeça do consumidor, o corretor também pode fazer um excelente trabalho nesse aspecto. Claro, se não existe nenhum tipo de categoria em que você possa se encaixar na mente do cliente, procure criar uma. A inovação, as vezes, só depende de nós mesmos.
Como colocar no ar
Primeiramente, vamos definir que você precisa fazer um Benchmarking (Estudo dos Concorrentes) para saber como eles estão posicionados e como eles registram a personalidade deles ao vender seus imóveis.
Comece respondendo perguntas simples, como: Quais os argumentos do meu concorrente?
Eles apelam pelo lado emocional ou racional dos clientes? Qual tipo de atendimento, produto ou qualificação pode acabar virando meu posicionamento?
Com o tempo, você perceberá que respondendo essas perguntas e analisando o ambiente de mercado com paciência e destreza, você conseguirá um melhor posicionamento e melhores vendas.
Nº 3 – Presença Digital: Utilize a Internet sem medo, ela é uma das suas maiores aliadas
Não é nenhuma novidade que o Google veio para facilitar a vida de todo mundo que tenha o mínimo de acesso a internet em um nível astronômico. Pesquisas de assuntos que antes pareciam surreais, agora são feitas por largas parcelas de pessoas avidas por informação.
Agora, por mais que isso não seja nenhuma novidade, há aqueles que ainda não conseguem aproveitar bem a internet para os negócios, e essa é uma das razões pela qual a presença digital é necessária no Checklist da sua estratégia.
Essa presença significa simplesmente estar presente, ou seja, ser encontrado. Quando digitarem algum tipo de imóvel, por exemplo, seu site ou seu nome ser mencionado nas buscas já seria uma enorme presença digital.
Como colocar no ar
Para colocar no ar uma estratégia de presença digital, é preciso colocar em mente que você precisará da ajuda das ferramentas de marketing digital atualmente usadas para mensuração e captação de dados, para que você estude seu público, afinal, estamos falando de comunicação.
Contudo, você pode já começar com alguns tópicos importantes, tais como:

Ter um site limpo, acessível e apresentável

Estar nas redes sociais e postar informações relevantes do mercado imobiliário

Fazer ações para que seus clientes estejam próximos a você e vice-versa

Dialogar e atender genuinamente seus clientes, sejam os atuais, passados ou potenciais

Nº 4 – Gerar Leads e Oportunidades: Faça o marketing girar para obter resultados

Esse é nosso último item a ser ticado dentro da nossa Checklist. A vantagem do marketing no ambiente digital é a monitoração em tempo real das conversas e interações mas principalmente a geração de leads.
Essa geração de leads e oportunidades de venda se atrela diretamente ao uso da sua presença digital. Um exemplo disso são as estratégias de marketing offline. Você saberia quantificar quantas pessoas genuinamente se interessaram pelo imóvel através dos panfletos?
Pois é, fica muito mais difícil de quantificar, porém se utilizar o funil de vendas digital e estratégias de marketing digital, poderá saber qual foi o impacto daquela determinada divulgação sob cada cliente, pois estará vendo seus comentários sobre o tema, se genuinamente se interessaram, quais os aspectos que apresentaram mais vantagem para eles, entre outros inúmeros pontos importantes.
Como colocar no ar
É preciso entender que esse é um tema rico e abrangente, ou seja, possui um material vasto e que exige atenção na hora de ser estudado, porque deve ser estudado. Mas, basicamente, uma essa etapa com a etapa anterior, da presença digital.

Quais dicas exclusivas você pode dar para clientes em potencial?

O que você pode ensinar aos seus clientes para que eles se interessem pela venda?

Como você pode aumentar a lealdade de seu cliente por você e sua corretora?

O grande ponto é: Depois de achar esses clientes e interagir com eles, nutra eles de conteúdo relevante, ajude-os genuinamente, que através de um processo sistemático, eles verão o valor
de seu esforço e, naturalmente, isso te trará resultados.

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta