Menu
Dicas de Vendas

Apartamento com home office vira novo sonho do brasileiro

Social Selling

Não restam dúvidas de que o trabalho remoto veio para ficar! Essa já era uma tendência mundial que caminhava a passos lentos no Brasil, mas que a pandemia da covid-19 agilizou. Por isso, a busca por apartamento home office não para de crescer.

Vem com a AoCubo que nós vamos te contar mais sobre essa trend que veio para ficar!

Home office: um caminho sem volta

Quando a pandemia de coronavírus se espalhou ao redor do mundo, muitas empresas e profissionais foram pegos de surpresa. Isso porque, para seguirem as recomendações de segurança e distanciamento social, precisavam trabalhar em casa. 

Por um lado, diversas empresas não tinham seus negócios na internet e precisavam correr atrás do tempo perdido. Por outro, diversos profissionais não tinham um espaço adequado em casa para executarem suas atividades. 

Pouco mais de um ano depois da adequação inicial, muitas empresas já adotaram o sistema híbrido de trabalho, ou seja, quando os colaboradores possuem flexibilidade para trabalharem tanto em home office, como no escritório.

Assim sendo, o mercado imobiliário que vive em constantes mudanças para atender as demandas sociais, já conta com empreendimentos com foco nessas exigências e que entregam uma opção de apartamento com home office muito eficiente para atender o que é chamado de apartamento multiuso.

Em 2018, a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 3,8 milhões de pessoas trabalhavam em home office. O trabalho remoto correspondia a 5,2% do total de brasileiros empregados, sem considerar funcionários públicos e trabalhadores domésticos. 

Dois anos mais tarde, o estudo Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade Redefinida e os Novos Negócios, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, revelou que a popularização do home office terá um aumento de 30% nas empresas brasileiras. 

O novo conceito de casa dos sonhos

De acordo com a 4° rodada da pesquisa Influência do Coronavírus no Mercado Imobiliário Brasileiro, realizada pelo DataZap, não apenas aumentou a busca por imóveis durante a pandemia, como mudaram as características exigidas nos mesmos. 

A pesquisa revela que quatro a cada dez brasileiros aumentaram a busca por imóveis em março de 2021. Nesse mesmo período do ano passado, o número era quatro a cada cem pessoas. 

O levantamento ainda aponta que 62% dos entrevistados preferem imóveis com ambientes bem divididos. Já 45% consideram importante ou muito importante morar em casa, em vez de apartamento, devido ao espaço maior. 

Ainda 9% dos brasileiros alegam que a busca por um novo imóvel é por causa de novas características desejadas. Enquanto em março de 2020, apenas 0,1% tinham essa justificativa. 

Essa pesquisa do DataZap foi realizada entre os dias 15 e 22 de março de 2021, com 2.224 pessoas entrevistadas, residentes das regiões metropolitanas do Brasil.

O mesmo levantamento foi feito três vezes no ano passado para fins comparativos: entre 24 e 29 de março, de 27 de abril a 05 de maio e de 29 de maio a 7 de junho.

Para Edivaldo Constantino, economista do DataZap, essas mudanças são em decorrência das pessoas enxergarem suas casas com outros olhos: “Mais pessoas da mesma família passaram a ficar mais tempo dentro de casa dividindo o mesmo espaço, o que aumentou a necessidade de ambientes dedicados e adequados para o trabalho remoto.

Constantino ainda afirma que o mercado imobiliário se adaptou à nova realidade, com projetos que atendam essa demanda. 

Empreendimentos multiuso

Como vimos até aqui, as novas demandas do mercado imobiliário são por imóveis que supram as necessidades tanto da vida pessoal, como da profissional. Por isso, algumas construtoras já incorporaram o apartamento home office em seus projetos. 

A Nortis é uma delas, e seu empreendimento Esquina Pinheiros é um complexo que reúne apartamentos residenciais e salas comerciais para que os moradores montem seus home offices fora do apartamento. Essas salas possuem de 11 a 21 m².

A Benx também lançou uma solução de apartamento home office, o Parque Global, maior empreendimento imobiliário da América Latina. Esse megaempreendimento terá seu próprio business center, voltado para atender aos moradores que trabalham em home office.

Esse espaço possui 150 m² com capacidade para 30 pessoas e onze estações de trabalho, duas cabines com isolamento acústico, ideal para videoconferências, além de salas para reuniões e lounge para receber visitantes. 

Assim como os dois exemplos acima, cada vez mais irão se popularizar os projetos com ambiente interno ou externo para o escritório em casa

Vantagens do apartamento home office

Agora, veja as vantagens do apartamento home office que você pode discutir com os clientes ao apresentar um empreendimento com essas características:

  • Conforto e produtividade

Sentir-se confortável é indispensável durante o trabalho. Assim sendo, quando se tem um cômodo específico para o home office, é possível usar os equipamentos ergonomicamente adequados, evitar distrações e incômodos, e  como consequência, ter dias muito mais produtivos na entrega das atividades profissionais.

  • Economia

Sem precisar sair de casa, não é preciso gastar com transporte ou alimentação, por exemplo. Além disso, morando em um apartamento com home office também não é preciso gastar com aluguel de salas comerciais ou coworkings.

  • Liberdade

A flexibilidade é uma das maiores vantagens do trabalho remoto, não é mesmo? Por isso, ter o próprio home office permite trabalhar no horário que o cliente preferir e pelo tempo que ele julgar necessário.

  • Decoração personalizada

Outra vantagem do apartamento home office é poder decorar o espaço conforme o gosto do cliente. Usar as cores que mais inspiram, os móveis do estilo preferido, usar uma decoração afetiva e ainda deixá-lo funcional, com tudo o que é necessário durante o dia por perto.

  • Profissionalismo

Por fim, ter um espaço adequado dedicado ao trabalho passa uma imagem muito mais profissional, principalmente nas reuniões por videoconferência, pois causam boa impressão. 

E então, corretor, gostou de saber mais sobre a tendência do apartamento home office? Veja outros conteúdos assim no nosso blog.

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta