Menu
Notícias

Confira as novas tecnologias no mercado imobiliário e fique pronto para o futuro!

Corretor, chegou o momento de se atualizar! Como em qualquer outro mercado, o setor imobiliário do futuro já conta com diversas tecnologias. E o uso delas é justamente – além de uma das mais fortes tendências do mercado imobiliário para o futuro – um diferencial para o aumento de suas vendas de imóveis e para a potencialização da sua carreira!

O ponto mais importante no aprendizado sobre essas tecnologias, é que elas tornam a vida do cliente mais fácil. ‘Tudo bem, mas como isso é importante para mim?’. Vamos ser mais claros, caro corretor de imóveis, a tecnologia no mercado imobiliário – através da facilidade de acesso do cliente – permite vender mais imóveis online ou presencialmente.

E é por isso que criamos esta postagem. Para ajudar os corretores de imóveis iniciantes, e até os mais experientes, a se atualizarem. Além de prepará-los para o mercado imobiliário do futuro. 

Você também poderá conferir:

-? Como a tecnologia no mercado imobiliário é aplicada
-? O uso de tecnologias como chatbots, QR Codes, Visitas Virtuais e plataformas de CRM
-? 5 tipos de aplicações de tecnologia no mercado imobiliário

Tecnologia no mercado imobiliário – O que trouxe a transformação digital para o setor?

A transformação digital – processos em que as empresas começam a utilizar tecnologias para criar ou modificar processos, experiências e culturas em nível corporativo – é uma realidade em diversos mercados.

Empresas naturalmente se reinventam o tempo inteiro. Adicionam novidades e eliminam processos antigos. Tudo para que seus negócios possam ter uma perspectiva flexível o bastante para inovar a forma de pensar, planejar e construir seus serviços. E o mundo digital possibilitou tudo isso e muito mais ao mercado imobiliário.

Não é preciso mencionar que comprar um imóvel não é como comprar um produto qualquer em um shopping. Existe uma jornada de compra do cliente que deseja realizar o sonho da casa própria. Além de uma série de fatores que tornam a decisão um momento de verdadeira mudança para essas pessoas.

O objetivo da tecnologia no mercado imobiliário é, portanto, melhorar a jornada do cliente e facilitar o seu processo de decisão. Além de otimizar o tempo (do cliente e do corretor de imóveis), e atender as expectativas de quem vive na era digital: informação rápida e precisa, sempre na palma da sua mão.

Assim, os principais motivos para a transformação digital no mercado imobiliário foram:

# Vantagem Competitiva: O mercado imobiliário sempre foi um dos mais tradicionais. Contudo, a chegada de Startups possibilitou o rompimento dos antigos modelos de comercialização de imóveis. 

Hoje os imóveis podem facilmente ser conferidos por aplicativos ou sites, e nem mesmo uma visita física é necessária em alguns casos. Assim, quem se adapta melhor e usa essa tecnologia a seu favor, possui uma vantagem competitiva única.

No caso dos corretores de imóveis, isso também é valido. Estar atualizado com as tecnologias pode fazer com que você tenha muita vantagem em cima da concorrência. Inclusive, você pode conferir sobre outros dois tipos de vantagem competitiva aqui e aqui .

# Smart Cities e Internet Das Coisas:  As cidades do futuro estão cada vez mais colocando a tecnologia a favor da maior qualidade de vida. E, claro, que construtoras e incorporadoras não poderiam ficar de lado. 

Assim, a expansão de outros setores e formação de cidades inteligentes através da aplicação da internet das coisas, trouxeram a necessidade dessa transformação digital para o mercado imobiliário do futuro.

Caso não saiba o que é internet das coisas, ou quais os impactos da internet das coisas no mercado imobiliário, você poderá conferir sobre ambos os tópicos aqui e aqui.

# Pandemia Global: O coronavírus veio para mudar a vida de todos. As transformações foram tão grandes que o mercado imobiliário foi virado de cabeça para baixo. Contudo, diversas empresas e mercados tiveram que se adaptar ao distanciamento e isolamento social, ao home office, e até a modificação de processos para o digital.

Quem não tinha o costume de realizar suas tarefas online, teve que se adaptar. E a aceleração do uso de novas tecnologias, graças a pandemia, fez com que o mercado imobiliário tivesse essa transformação digital abrupta.

O uso de tecnologias no mercado imobiliário digital

Já deu para perceber o quanto essas novas tecnologias são importantes, não? Agora, caro corretor de imóveis, sabe quais as tecnologias que já estão em atividade no mercado imobiliário?

A fim de encurtar o caminho até o fechamento do negócio, algumas delas já podem ser vistas em constante aplicação nas plataformas de imóveis online. Outras, ainda em aperfeiçoamento, foram muito adiantadas graças a pandemia do coronavírus. 

Visitas Virtuais

As visitas virtuais – ou tours virtuais – são feitos com uma tecnologia imersiva. Que desponta agora graças a todos estarem em isolamento social e quarentena. Ela se baseia em três princípios que podem mergulhar o usuário em uma experiência sensorial única. Contribuindo para a saúde de todos e para o aumento nas vendas de imóveis online. São elas:

Tecnologia 3D: Um pouco de seu princípio pode ser conferido no site da iTeleport. Basicamente, ela une a maquete e fotos em 360 graus em HD, para proporcionar a imersão. Ela funciona tanto em computadores quanto em celulares.

Realidade Virtual e Realidade Aumentada: Enquanto a primeira é feita com óculos especiais que permitem o foco total nas imagens tridimensionais transmitidas na tela iterativa do óculos, a segunda oferece aos usuários elementos virtuais que se sobrepõe ao espaço físico. Como nos exemplos que você confere aqui.

Chatbots

Outra transformação digital que virou tendência no mercado imobiliário é a utilização de chatbots. Eles servem par realizar um primeiro contato com o cliente e prepara-lo para a conversa com o corretor de imóveis.

Pense, não seria possível responder a todos os e-mails na hora que eles chegam e tirando todas as dúvidas sobre imóveis. Você tem que ter o tempo de descanso, tempo de lazer, entre outras tarefas diárias. E é aí que o Chatbot entra!

Com ele, é possível personalizar as respostas, indicar imóveis para o cliente de acordo com o perfil, e até tirar dúvidas. Todos os dados, depois, são enviados para humanos que analisam isso e entram em contato com aquele cliente. Em resumo: o chatbot consegue oferecer atendimento 24 horas!

QR Codes

Geradores gratuitos de QR Code – ou código QR – podem ser acessados tranquilamente. Essa tecnologia no mercado imobiliário permite que novas informações possam ser acessadas a partir de panfletos, placas e outros meios offline.

Através da câmera do smartphone, o cliente poderá ser direcionado para páginas de empreendimentos, informações sobre lançamentos, endereços online, textos de blog, e-mails, e até galerias de fotos. Tudo que for mais viável para apresentar.

5 tipos de aplicações de tecnologia no mercado imobiliário

Tudo bem, já falamos sobre o que mudou e como mudou nas tecnologias do mercado imobiliário. As transformações digitais causaram massivas mudanças. E a realidade continuará a se adaptar para o futuro.

Com isso, trouxemos para o corretor de imóveis também, cinco das principais tendências para o mercado imobiliário. Para que desde já o corretor de imóveis possa se adaptar. Com tempo de sobra, não tem como não correr atrás. Confira!

Uso de dados

Já falamos diversas vezes sobre a importância de anunciar os imóveis na Web e o uso de tecnologia dentro do dia a dia dos corretores de imóveis.

Agora, você sabe quanto que o uso dessa tecnologia está rendendo para seus negócios, caro corretor de imóveis? Pois é, a maioria dos profissionais ainda não está muito familiarizado com a utilização de dados. E essa é a primeira tendência para o mercado imobiliário no futuro.

Seja gerando relatórios e métricas detalhadas de impacto em propagandas e postagens em redes sociais. Ou automatizando os testes feitos em newsletters e e-mails para os clientes. Os dados são importantes, pois é através deles que obtemos informações.

E transformando essas informações em conhecimento útil e tático, é que o corretor de imóveis pode melhorar suas técnicas de vendas. Tornar seu conteúdo online mais atrativo para seus clientes. Ou até selecionar o público certo para os imóveis que ele está vendendo.

Inteligência Artificial

Para os corretores mais experientes, isso pode parecer coisa de filme. Mas o uso de algoritmos poderosos para realização de cálculos complexos pode auxiliar na utilização dos dados, descritos logo acima.

Essa vasta quantidade de dados que os algoritmos acham, pode resultar em termos mais simples, em ações mais rápidas para vender seus produtos. Um exemplo disso, são os algoritmos que acham: o caminho mais curto e com menos trânsito para casa. 

Essa tendência do mercado imobiliário está diretamente ligada as transformações digitais causadas pelo uso de dados e pela internet das coisas (mais acima neste mesmo conteúdo).

Precificação em Tempo Real

A validação de informações na internet pode ser uma barra para os corretores de imóveis e para os clientes. “Acabei de ligar para o dono do imóvel, e o preço mudou há apenas 2 dias, sinto muito mas o anúncio estava desatualizado”. Você não quer ter que falar isso para um cliente não é, caro corretor de imóveis?

É para isso que algoritmos de precificação em tempo real – oferecidos pelas inteligências artificiais – funcionam. Eles servem para alinhar a expectativa de mercado e a faixa de preço dos imóveis. Para descobrir a faixa de preço adequada.

E, principalmente, para melhorar a jornada do cliente e facilitar o trabalho do corretor de imóveis. No que diz respeito, pelo menos, as correções e flutuações de preços sazonais. O que configura a terceira tendência do mercado imobiliário para a lista de transformações digitais e tecnologias implementadas no mercado imobiliário do futuro.

Plataformas de CRM

O corretor de imóveis sabe que é essencial a gestão apropriada de sua carreira. A autonomia pode ser conquistada por softwares de Customer Relationship Management (CRM). A expressão significa gestão de relacionamento com o cliente.

E basicamente, são programas que facilitam a gestão, organização e aproximação com os clientes do corretor de imóveis. Esse tipo de plataforma é utilizada por empresas de diversos setores. 

E permite que o profissional fique atualizado nos seus negócios e consiga agendar visitas, determinar prazos, saber o momento correto de entrar em contato com o cliente, entre outras vantagens competitivas.

Home Office

O famoso – e tão falado em tempos de COVID-19 – trabalho remoto já era uma promessa para o futuro de profissionais de diversos setores. A pandemia apenas adiantou o processo. O home office é um dos motivos para que o corretor de imóveis deve se atualizar para as tendências do mercado imobiliário.

Mas, principalmente, é graças a esse estilo de trabalho, que a adaptabilidade se torna uma ferramenta e qualidade fundamental. Qualquer lugar pode se tornar o escritório do corretor de imóveis. Desde que tenha internet e os equipamentos necessários (computador ou celular).

E, para o futuro, a tecnologia do mercado imobiliário permitirá que cada vez mais profissionais possam estar realizando suas tarefas em casa. Ou em qualquer outro lugar que seja adequado. Alinhando, assim, os motivos da transformação digital com as tendências para o mercado imobiliário do futuro listadas aqui.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre as tendências do mercado imobiliário, ou conferir mais sobre as novas tecnologias do mercado imobiliário do futuro? Então continue no nosso blog e fique atento as nossas mídias digitais!

1 Comentário

Deixe uma resposta