Menu
Dicas / Notícias

Ficar em casa – Aprenda boas práticas do Home Office e potencialize seus resultados!

Afetando grandes economias no mundo todo, a pandemia de COVID-19 balançou as bases de diversos países. E, principalmente, diversos mercados! Milhares de empresas abriram falência e outra parte teve que mexer os pauzinhos para adaptar toda sua equipe para home office!

Esse, caro leitor, é o assunto da nossa postagem de hoje. Cada vez mais o home office está sendo implantado. Estudos comprovam, inclusive, que o home office será a nova tendência de trabalho pós-pandemia.

E muita gente ainda tem dúvidas sobre o assunto. O que realmente é um home office? Como adaptar minha rotina e minha vida para o home office? Como posso manter minha produtividade trabalhando de casa?

Assim, nesse conteúdo você aprenderá:

-? O que é home office e quais os números mais atuais sobre o assunto
-? 05 informações valiosas antes de começar a trabalhar na modalidade home office
-? Boas Práticas de Home Office para potencializar seus resultados

Home Office – O que é?

A humanidade se uniu pela primeira vez em muito tempo para combater um mal comum: o coronavírus. E muitos estão tendo que trabalhar em casa por conta disso. E é exatamente isso que significa o termo da língua inglesa “home” (casa) e “office” (escritório).

Ou seja, home office na língua nativa significa um espaço de trabalho dentro de casa. Como um escritório ou um cômodo adaptado no qual a pessoa usa para exercer sua atividade profissional. 

O termo também ganhou sinônimos ao longo dos anos, tais como trabalho remoto, teletrabalho, e até trabalho à distância. E, basicamente, significa que os profissionais modernos podem trabalhar de qualquer lugar. 

Bastando apenas uma conexão com à internet, e ferramentas apropriadas de comunicação (celular na maioria dos casos) para fazer seu dia de trabalho sem sequer chegar perto do prédio da empresa. Até aí, sem segredo.

Contudo, a modalidade surgiu tempos atrás por questões de escolha profissional – para quem fazia muitas viagens por exemplo, ou precisava cuidar de alguém em casa. Ou mesmo como uma recompensa para alguns funcionários excepcionais que podiam por um dia sair da loucura dos escritórios e do clima acelerado das empresas.

Como o Brasileiro está se saindo com o trabalho remoto?

O grande diferencial é, que diferente de antes, o home office se transformou em uma tendência global para o futuro! Já em 2015, de acordo com dados da  Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, e da International Telework Academy e apresentados em matéria que você confere aqui, mais de 12 milhões de brasileiros trabalhavam em home office.

Em 2017, a Coworking Spaces com um estudo publicado no Brasil Econômico, mostrava que 55% dos 900 entrevistados faziam home office uma vez na semana.

Em 2018, a pesquisa Global State of Remote Work – da empresa OWL Labs – apontava a possibilidade de 56% para a aplicação do trabalho remoto nas empresas. Ela também mostra que, desde 2018, os profissionais da América do Sul tem uma propensão de 67% para trabalhar remotamente em período integral!

Pois bem, devido a pandemia, os números começaram a se tornar uma realidade e o futuro chegou mais cedo. Hoje, de acordo com levantamento da Hibou, seis em cada dez brasileiros (59,9%) aderiram ao home office desde o início da pandemia.

A vantagem desses números é que os profissionais que conseguiram se adaptar ao trabalho remoto conseguiram de volta o tempo que perdiam em suas jornadas até a empresa. “Os profissionais que conseguiram se adaptar a esse modelo de teletrabalho conseguem de volta um ativo que quem vive principalmente nas grandes capitais perdeu, que é o tempo”, aponta a fundadora da Hibou, Lígia Mello, em entrevista exclusiva para o Metrópoles.

05 informações valiosas que você deve saber antes de começar o home office

Vamos apontar para você alguns cuidados que você deve tomar com o seu trabalho remoto. Essas informações, claro, servem tanto para quem está em home office na pandemia, quanto para o pós-pandemia. Portanto, fique atento!

01. Home Office não é só ficar em casa

Sabemos que ninguém deixará suas casas na pandemia e que as viagens estão canceladas e sem hora para voltar (pelo menos até a data de publicação desta postagem). Contudo, lembra do que falamos antes, que o home office surgiu também por causa das viagens?

Pois é, home office não significa só ficar em casa. A modalidade de trabalho remoto significa produzir independente de onde estiver: em um aeroporto, parque, hotel, avião, entre outros locais comuns de se ver alguém com notebook.

02. Home Office não se aplica para todos

Muita gente está em casa hoje sem conseguir exercer todas as funções de seu cargo. Isso porque o trabalho remoto não é para todos os cargos e profissões. 

A empresa precisa ter a estrutura para receber a produção à distância, e o colaborador também precisa das ferramentas necessárias para dar conta de todas as responsabilidades do cargo. Sem isso, sem home office está fadado ao fracasso.

03. Home Office não significa ficar de braços cruzados ou menos tempo trabalhando

Não existe um trabalho que renda altos ganhos com apenas algumas horas de dedicação. Portanto, não desenvolva esse pensamento. Geralmente, autônomos e freelancers costumam trabalhar por entrega e tem uma rotina intensa por não contarem com as típicas “interrupções de um escritório”. 

Assim, não fique achando que trabalhará menos, mas também não se sobrecarregue achando que deve mostrar mais serviço que o normal. Moderação é tudo no trabalho remoto.

04. Seu Home Office pode ser alterado pós-pandemia

Outra informação de outro para ter o trabalho remoto melhor fundamentado na cabeça, é que nem sempre você ficará longe da empresa. As modalidades são diversas, como por exemplo, fazer 3 dias de home office e dois no escritório. Claro, isso para quando a pandemia e a quarentena terminarem.

Mesmo assim, fique atento a modalidade que for oferecida e preste atenção em como o trabalho se desenvolverá no pós pandemia.

05. Pijama não é roupa de trabalho

Quer trabalhar de pijamas e com aquela pantufa fofinha no inverno, tudo bem! Contudo, fique avisado que as roupas refletem diretamente sobre o comportamento e a disciplina das atividades que estamos executando.

Além de ser comum na prática de home office, reuniões online. Assim, uma das boas práticas de home office que recomendamos desde já é: vista-se como se estivesse no escritório. Isso te dará mais energia e disposição nas tarefas a serem executadas e mostrará seriedade a seus colegas de trabalho quando uma reunião online estiver acontecendo.

Boas Práticas de Home Office para potencializar seus resultados

Com o potencial de expansão do home office, boas práticas precisam ser desenvolvidas aos poucos. Afinal, todos estão se adaptando ainda. Por isso, deixamos abaixo algumas das melhores práticas para seu home office dar frutos.

Elas servirão como regras de ouro para que sua saúde mental e física esteja sempre em alta e sua produtividade sempre presente nos quadros de metas, mas sem estresse! Confira:

# Escolha um local silencioso

Nem que você goste de trabalhar de fones de ouvido, ou faça mil e uma coisas no seu trabalho: escolha um local silencioso. Isso porque em casa, as pessoas tendem a se distrair demais, ou se preocuparem com atividades da casa enquanto estão no “horário de trabalho”.

Essas interferências podem acabar com sua produtividade e matar todas as metas que você teria para um bom dia de trabalho. Assim, fique em um lugar limpo, organizado e tranquilo, e conte com a ajuda de seus familiares para que a casa esteja sempre em harmonia durante o horário de trabalho.

# Internet e Conexões de primeira!

Sabe aquela grana que você está economizando por não ter que pagar uma nota no restaurante perto do trabalho? Ela já seria uma boa pedida para reinvestir no melhor serviço de internet que estiver ao seu alcance. 

Isso porque você precisará de diversas plataformas colaborativas para reuniões online, e-mails rápidos para entrega de produção, ou mesmo estabilidade para agilizar o recebimento de dados e arquivos. Também, fique atento aos backups que você precisará!

# Ferramentas certas para o trabalho certo!

Ter as ferramentas certas na hora de trabalhar é fundamental. Afinal, ninguém nunca encontrou um serralheiro cortando madeira com um estetoscópio, certo? Ou um médico examinando um paciente com uma serra de mão.

Portanto, para trabalhar em casa você precisará estar tão bem equipado quanto em um escritório. Ter um computador de qualidade, uma estação de trabalho (mesa, cadeiras e apoios) adequada podem fazer toda a diferença na sua rotina.

# Não Saia do seu Horário

É comum no home office o colaborador pensar que deve fazer a mais, para que seu chefe não pense que você não está trabalhando. Mas isso é a pior coisa a ser feita. O exagero no trabalho pode piorar a saúde mental e física, além de gerar um estado de estresse constante.

Assim, outra boa prática para trabalhar em casa, e ainda ter uma rotina saudável na quarentena em home office, é: não saia do horário. Marque a hora que você começa a trabalhar e coloque também o horário de término. 

Isso impedirá que você trabalhe em excesso e criará definitivamente uma linha entre sua vida pessoal e sua vida profissional mesmo você estando no mesmo ambiente.

# Pratique exercícios e tenha bons hábitos

A prática de esportes é algo maravilhoso para a saúde física das pessoas. E isso deve ser usado a seu favor, uma vez que quase a totalidade dos profissionais em home office passam mais de oito horas sentados. Sem sofrerem interrupções, e sem sair para o almoço ou conversar com colegas.

Então, como última boa prática para potencializar o seu trabalho remoto, recomendamos que você se mexa! Isso mesmo, faça pausas e se alongue constantemente. Inclua atividades físicas na rotina e procure conteúdo interativo no Youtube.

Então, gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre trabalho remoto, boas práticas de home office, e como ficar em casa e ter uma rotina saudável na quarentena? Então continue no nosso blog e acompanhe conteúdos novos toda semana!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta