Menu
Notícias

Corretores de imóveis poderão ter isenção do IPI na compra de um veículo

Um novo projeto de lei pode beneficiar os corretores de imóveis. Nós da Ao Cubo vamos contar tudo sobre essa nova lei que pretende acabar com o imposto IPI para o corretor de imóvel que deseja comprar um veículo. Essa novidade é uma ótima oportunidade para esses profissionais que precisam de um veículo para se locomover durante as visitas aos imóveis. Confira, a seguir!

Nova lei beneficia corretores de imóveis 

Os corretores de imóveis precisam de uma ferramenta muito importante que facilita a visita aos imóveis com os clientes: um veículo. Ao que tudo indica, esse profissional terá mais facilidade para a aquisição de um automóvel. 

Isso porque o novo Projeto de Lei 4935/20 que incluir os corretores de imóveis na lista de profissões com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) quando realizarem a compra de um veículo. 

O projeto de lei foi apresentado na Câmara dos Deputados de São Paulo, no dia 15 de outubro, e passou a estar em trâmite desde então.

O que diz o Projeto de Lei 4935/20? 

O texto do Projeto de Lei 4935/20 solicita que o corretor de imóvel que for cadastrado no 

Conselho Regional de Corretores de Imóveis irá ser abonado do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ao comprar um automóvel.

A justificativa para a criação da nova lei é o deslocamento constante entre imóveis para realizar o trabalho e, por isso, merece o desconto de imposto para facilitar a compra. 

O deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP), criador do projeto de lei, explica que a criação da proposta surgiu da necessidade das pessoas em encontrar um imóvel para morar mais aconchegante durante a quarentena. 

Por conta desse novo comportamento da sociedade em colocar a casa como o item mais fundamental durante o período do isolamento, o corretor de imóvel se tornou fundamental para ajudar essas pessoas a encontrarem um lar com mais facilidade e segurança.

Benefícios para o corretor de imóveis

O criador desse projeto de lei acredita que existem inúmeros corretores de imóveis no mercado que a cada dia gera novos empregos, principalmente nos últimos meses, então a necessidade de um veículo só tende a aumentar. 

Sendo assim, o deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP) acredita que facilitar a compra de um veículo para esses profissionais é fundamental para eles realizarem seus trabalhos com um veículo próprio. 

A condição especial para os corretores isenta a cobrança do IPI, uma medida que já é realizada com taxistas e motoristas de transportes escolares.

O valor do IPI varia conforme o motor

Existem algumas especificações que poderão alterar o valor da alíquota de IPI conforme a capacidade cúbica do motor do veículo, são elas:

  • 7% para motores 1.0 (veículo flexível).
  • 11% para propulsores até 2.0 (veículo flexível).
  • Modelos mais potentes possuem a porcentagem de 18% para até 25%.
  • 13% para motores 1.0 a 2.0 (veículo somente a gasolina).
  • 25% para cilindradas maiores que 2.0 (veículo somente a gasolina). 
  • 25% para veículos a diesel.

Essa é uma ótima oportunidade para os corretores de imóveis terem seus próprios para se locomoverem até as visitas com os clientes. Nós da Ao Cubo esperamos que esse projeto de lei seja aprovado na Câmara e que os profissionais sejam beneficiados pela compra de veículos com a isenção do IPI. 

O que vocês, corretores de imóveis, acharam desse projeto de lei que pretende isentá-los do IPI para comprarem seu veículo próprio mais barato? Conte nos comentários!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta