Menu
Mercado imobiliário

Home Office – 10 práticas que podem ajudar a realizar uma boa reunião

O trabalho remoto tem trazido transformações marcantes para a rotina profissional de todas as profissões. O Home Office é, de longe, um dos temas mais procurados hoje no Google. Com um aumento explosivo do interesse pelo assunto no estado de São Paulo.

Sabe o que isso significa? Que todos precisamos desvendar os segredos do home office! Além de adaptar as rotinas para realizar boas práticas de trabalho remoto, e conseguir garantir a produtividade estimada.

E, pensando no corretor de imóveis – que teve sua rotina habitual literalmente virada de ponta cabeça – foi que produzimos esse conteúdo. Afinal, vamos falar a verdade, caro corretor de imóveis, oferecer uma boa experiência online não é fácil, né?

Por isso, vamos falar de um dos temas mais básicos e fundamentais para fazer da experiência online uma tática para aumentar suas vendas de imóveis: a reunião online. Nesse conteúdo, vamos te falar:

-? Sobre o panorama das reuniões online e como os aplicativos estão em crescimento
-? As vantagens de participar de uma reunião online com colegas e colaboradores
-? Sugestões de aplicativos para realizar reuniões online com muitas pessoas

Panorama do mercado – Como os novos aplicativos impulsionaram as reuniões online

Caro corretor de imóveis, antes de falarmos sobre as vantagens e os bons costumes de uma reunião online, é preciso primeiro mostrar o impacto que o mercado sofreu. Para que assim você possa entender a importância desse novo processo que está na sua rotina profissional.

Para se ter uma noção, de acordo com relatório emitido pela Microsoft – que você pode conferir melhor aquio número de reuniões online aumentou cerca de 500%! Pico registrado no começo da pandemia e apenas analisando as empresas chinesas. A estimativa é que esse número seja muito maior se for analisado por todo o globo.

Como o que foi feito pelo aplicativo Google Meet, que atualmente registra mais de 3 milhões de novos usuários todos os dias! Enquanto a plataforma da Oracle, Zoom, pensa em ampliar seus serviços após dobrar a receita de 2020 com trabalho remoto.

Agora, o que se pode pensar sobre tudo isso? Simples, o trabalho remoto veio para ficar! E com ele, o local no qual o seu público consumidor está se relacionando, também mudou. 

Entrar em uma reunião online com um cliente, com seus colegas e colaboradores, ou até mesmo com uma equipe de vendas gerida por você, faz com que o trabalho não pare. 

Além de fazer com que suas relações pessoais e profissionais não se percam, mas sim se estreitem. Colocando você como um profissional relevante para o mercado do futuro! 

E, para isso, caro corretor de imóveis, é essencial entender das ferramentas e de todo o processo a ser feito. Principalmente como realizar uma boa reunião online!

Home Office com Qualidade: 10 boas práticas para uma boa reunião online

Já deu para ver o crescimento da prática do Home Office, e ainda mais quantas pessoas estão usando os aplicativos de reunião online, não? E, no mercado imobiliário, o desafio se torna ainda maior.

A solução encontrada foi justamente a de reuniões online! O corretor de imóveis pode olhar nos olhos de seus clientes e se reunir virtualmente para esclarecer dúvidas. O que desperta maior confiança por parte de quem está comprando ou alugando.

O aumento das vendas de imóveis também pode ser possível graças a facilidade da tecnologia. Afinal, a reunião online pelo celular pode fazer com que o corretor de imóveis tenha maior dinamismo. E assim, ele mesmo mostrar o imóvel ou decorado, além de adaptar a sua nova rotina, as crescentes reuniões online e encontros digitais com clientes.

Então, confira as 10 principais práticas para fazer uma boa reunião online!

#1 – Tenha equipamentos de primeira

Sabemos que a pandemia pegou todos desprevenidos, e os sites de entrega online foram tudo que sobrou para você conseguir seu kit home office: câmera, microfone e fone de ouvido. Porém, muitos se adaptaram com as próprias conexões dos smartphones, tornando o processo mais simples do que gastar uma fortuna com equipamento.

Contudo, o grande ponto é: teste seus equipamentos e sua conexão com a internet. Além de ter um plano B no gatilho para caso haja problemas técnicos do seu lado do monitor. Isso garantirá o progresso fluido e seguro da reunião online, tornando a experiência mais agradável a todos.

#2 – Reserve um local apropriado para a reunião online

Outra prática excelente para ter uma boa reunião online, seja pelo celular ou pelo computador, é reservar um local adequado para ela. Sabemos que alguns profissionais dividem suas casas com mais pessoas. Seja os pais, a esposa, ou os filhos. 

Assim, reserve um local apropriado para a reunião online. No qual a circulação das pessoas da casa não seja comprometida, e o corretor de imóveis possa ter tranquilidade na hora de passar as informações para seu cliente. Afinal, você não quer um vídeo seu circulando nas redes sociais com crianças ou animais de estimação invadindo a reunião online, né?

#3 – Avise com antecedência

Gerenciar o tempo na quarentena não tem sido fácil para ninguém. Cuidar da família, da casa, fazer almoço e ainda cuidar do lado profissional, mantendo a produtividade, é um desafio. Agora, sabe como você pode ajudar a todos os seus colaboradores e clientes a organizarem seu tempo? Sim, com a super boa prática para reuniões online que é: avisar com antecedência o assunto e o tempo mínimo da reunião.

As melhores reuniões são aquelas objetivas. E, para otimizar o tempo de todos, é ideal que você informe com antecedência sobre o que será discutido na reunião online. E quanto tempo isso levará. O cliente poderá reservar um pouco de seu precioso tempo para escutá-lo, e seus colegas e colaboradores poderão otimizar sua produtividade com isso.

#4 – Seja Objetivo e foque-se no propósito da reunião online

Lembra do que falamos agora pouco, que as melhores reuniões são aquelas com objetividade? Pois é, focar-se no propósito da reunião e não dispersar a atenção, pode otimizar o tempo, a produtividade, e fazer com que reuniões online com muitas pessoas sejam genuinamente construtivas.

#5 – Escolha os melhores aplicativos de reunião online

Prometemos nessa postagem que iriamos deixar você com algumas sugestões de aplicativos para reuniões online, certo? Chegou a hora de cumprir a promessa. Na realidade, todos eles já apareceram na nossa postagem.

As sugestões mais comuns são o Zoom, o Google Meet e o Mirosoft Teams. Todos eles possuem suporte, e na modalidade gratuita são eficientes para reuniões de no mínimo 40 minutos de duração com custo operacional zero.

Também, por esses aplicativos serem de empresas bem consolidadas, estarão presentes nas mãos e telas dos seus clientes e colaboradores. Facilitando o engajamento do corretor de imóveis com o cliente, e possibilitando o aumento das vendas de imóveis online. Além de ter um bom aplicativo ser uma boa prática para uma reunião online bem executada.

#6 – Não Interrompa!

Outra prática para fazer uma boa reunião online, é se certificar que todos estão te ouvindo bem. Além de você ouvir os outros é claro. Esse é um excelente ponto ao estar em uma reunião online com muitas pessoas.

Além disso, vale a pena exercitar a paciência e a capacidade de ouvir. Por mais que você queira compartilhar suas ideias, é preciso esperar que todos finalizem suas falas. 

Assim, uma prática educada durante reuniões online é não interromper quando alguém estiver falando. Isso torna a reunião improdutiva, bagunça a ideia apresentada pela pessoa que estava falando, e contribui para o aumento do tempo total da reunião.

#7 – Mantenha a compostura

É fundamental – pelas boas regras de etiqueta das reuniões online – que se mantenha a postura durante a reunião. Não é preciso lembrar que ninguém faz reunião no escritório de pijamas, né? Assim, por mais que você esteja à vontade em casa, certifique-se de estar com a vestimenta adequada para atender o cliente na reunião online.

Também, levantar a mão ou fazer uma indicação que quer contribuir com algo durante a reunião, é mais relevante que interromper verbalmente.

#8 – Linguagem Corporal adequada

A postura de um corretor de imóveis indica muito de seu trabalho. E, nesse caso, estamos falando literalmente do corpo! A linguagem corporal é uma aliada eficaz para vendas. Inclusive, todo bom corretor de imóveis se preocupa com sua linguagem corporal.

Transmitir segurança e confiança é uma das chaves para aumentar suas vendas e estabelecer uma imagem positiva para os clientes. E isso vale também online! Portanto, não pense que por ser uma reunião online está tudo bem se sentar de forma desleixada na cadeira. Ou colocar os pés para cima. Evitar roer unhas, balançar a cadeira entre outras manias, pode render maior sucesso em suas vendas, além de sempre estar olhando para câmera!

#9 – Crie regras

Essa boa prática serve para os corretores de imóveis que estiverem em reunião online com seus colaboradores, e colegas. Não é porque a reunião é online, que existe menos pressão na participação. Muitas pessoas ficam nervosas em encontros e reuniões, e estar trancado em casa não as ajuda em nada.

Portanto, defina algumas regras para as reuniões online. Isso pode deixar todos mais seguros, aumentar o engajamento com o tema abordado e ainda render maior foco. Uma vez que a tentação de realizar outras tarefas ao mesmo tempo é deixada de lado.

#10 – Elimine Distrações para você e seus clientes

É comum nas reuniões online a projeção de tela. Ela serve para mostrar uma apresentação, dados e informações, ou mesmo para mostrar imóveis e ofertas, no caso dos corretores de imóveis. Por isso, é fundamental que seu computador esteja limpo!

Não, não estamos falando de passar um pano no teclado ou na CPU. Mas sim de limpar a área de trabalho, deixar poucas abas abertas, ou apenas com o essencial a ser mostrado. Isso direciona o foco da pessoa e faz com que ela possa ter maior atenção no que realmente está sendo falado. E, com maior eficiência na mensagem, a tendência é que a venda de imóveis seja mais efetiva também!

Então, gostou do conteúdo? Quer aprender mais sobre boas práticas em reuniões online? Como oferecer boas experiências com reuniões online pelo celular, ou com muitas pessoas? Continue navegando pelo nosso blog e descubra muito mais!

1 Comentário

Deixe uma resposta