Menu
Dicas / Dicas de Vendas

Como o corretor de imóveis deve usar as redes sociais?

Redes Sociais - AoCubo

Há tempos, as redes sociais deixaram de ser um espaço apenas para compartilharmos nossa vida pessoal e consumirmos entretenimento. Mais do que isso, elas também são um espaço para encontrarmos produtos e serviços. 

Um corretor de imóveis que está fora das redes sociais, com certeza está perdendo muitas oportunidades, ainda mais no Brasil, que é o terceiro país que mais usa redes sociais no mundo, segundo relatório produzido pela We Are Social, em parceria com a Hootsuite.

Contudo, não basta criar um perfil e criar posts aleatórios sem uma estratégia. Para conquistar leads e convertê-los em clientes, é preciso entender de marketing digital, produzir bons conteúdos e fazer um bom gerenciamento das redes.

Portanto, neste post vamos te ajudar a entender melhor como usar as redes sociais e como elas podem alavancar o seu sucesso. Confira!

9 dicas para usar bem as redes sociais para vender imóveis

As redes sociais são grandes aliadas de vendas, e no mercado imobiliário isso não é diferente. Seja você um corretor autônomo, que tem sua própria imobiliária, ou parceiro de uma imobiliária, é fundamental ter uma presença digital da maneira correta. Veja então, como usar as redes sociai a seu favor: 

  1. Saiba como funcionam as redes sociais

Primeiramente, é fundamental entender como as redes sociais funcionam. Isso porque são várias opções, e cada uma delas tem suas características próprias, que demandam um gerenciamento diferente. 

Caso seja confuso e complicado para você entender, ou até mesmo exija um tempo que você não tem para administrá-la adequadamente, vale a pena contratar um analista de social media para te ajudar. 

Com a ajuda de uma pessoa especialista em redes sociais, fica muito mais fácil montar uma boa estratégia de marketing digital, criar um calendário editorial, etc.

  1. Escolha as redes sociais mais adequadas

Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, Pinterest, LinkedIn e Twitter, são as opções de redes sociais mais populares aqui no Brasil. Por isso, além de entender como cada uma funciona, também é fundamental conhecer o público e as características  de cada plataforma para você escolher em quais deve apostar, de acordo com a persona que você deseja atingir.

Dessa forma, as chances de prospectar leads qualificados são maiores, e todo investimento vai valer a pena.

  1. Crie um bom perfil profissional

Na hora de criar o seu perfil nas redes sociais, lembre-se de ser profissional logo na primeira impressão. Para isso, use uma boa foto e uma descrição clara e objetiva.

Também é válido escolher um padrão para suas postagens, como paleta de cores, estilo das fotos, etc. Pois assim, fica mais fácil para seus seguidores memorizarem e reconhecerem  sua marca. 

  1. Priorize a qualidade 

Nunca se esqueça que qualidade é melhor do que quantidade. Por isso, faça postagens de valor, use imagens bonitas e com boa resolução, e legendas com conteúdo interessante. 

Vale lembrar da importância de sempre explicar ao seu público se utilizar algum termo/abreviação técnica. E claro, prestar bastante atenção para não cometer erros ortográficos. 

  1. Abuse da criatividade

Ainda sobre o que postar nas redes sociais como um corretor imobiliário, tente sempre inovar nos seus conteúdos. Além da sua carteira de imóveis, outros temas interessantes de se abordar são:

  • Falar sobre os bairros onde ficam os imóveis que você está vendendo. Vale contar suas histórias, datas comemorativas, eventos tradicionais e ressaltar seus pontos fortes;
  • Dar dicas e orientações sobre financiamento e outras questões  burocráticas da aquisição de um imóvel;
  • Ressaltar os prós e contras de alugar ou comprar um imóvel;
  • Falar sobre o que é importante avaliar na vistoria;
  • Divulgar notícias sobre o mercado imobiliário;
  • Dar dicas de casa, como decoração e dicas práticas para o dia a dia.

Com isso, você educa seus leads e pode ajudá-los de diversas maneiras, agregando valor e fazendo com que se lembrem de você quando precisarem de um corretor.

  1. Engaje com seus seguidores

Já que o principal motivo das redes sociais é promover interação entre as pessoas, você não deve deixar seus seguidores na mão. Portanto, responda aos comentários que receber, sejam eles bons ou ruins. Assim como as mensagens que te enviarem em modo privado. 

Caso você deixe algum lead sem resposta, a probabilidade de ele deixar de se tornar um cliente aumenta. 

E novamente, se tiver dificuldade para prestar esse atendimento por falta de tempo, considere contratar uma ajuda. Receber muitas mensagens é um sinal de que você está fazendo um bom trabalho. Então, não pode desperdiçar essa oportunidade, não é mesmo?

  1. Interaja com colegas de profissão

Assim como é fundamental interagir com seus seguidores, também é importante relacionar-se com colegas de profissão nas redes sociais. 

Além disso, seguindo outros corretores, você pode acompanhar o trabalho deles e observar seu público, as publicações, o que está dando certo mas você ainda não faz, entre outras coisas. 

Contudo, lembre-se que você pode replicar uma estratégia, mas não a copiar. Adapte para seu  objetivo e persona(s) alvo

  1. Apresente seus multicanais

Se você decidiu utilizar mais de uma rede social, outro ponto importante é divulgar todos os seus perfis para que seus leads sigam você em mais de uma plataforma. Afinal de contas, a estratégia multicanal é muito importante. 

Por exemplo, você pode introduzir um assunto bem interessante no Instagram, e convidar seus seguidores a saber mais lendo um post no seu blog de corretor. 

  1. Avalie suas métricas

Por fim, não deixe de analisar suas métricas em cada uma das redes sociais que usar. Isso porque as métricas são as aliadas de uma estratégia de sucesso. Esse é um passo muito importante, pois só assim você irá saber seus resultados. 

A partir dessa análise, você visualiza o que está dando certo ou não, o que precisa de ajuste, o que deu muito certo e pode ser replicado, etc. 

Novamente, é uma parte que precisa de um bom entendimento sobre a plataforma. Se julgar necessário, conte com a ajuda de quem entende de redes sociais. 

Agora, compartilha com a gente quais redes sociais você usa? Deixe nos comentários sua dica para ajudar outros corretores de imóveis. 

Aproveite para ficar por dentro de outras novidades nas nossas redes sociais, Instagram, Facebook e YouTube. 

1 Comentário

  • Elias Gomes
    janeiro 12, 2022 em 12:54

    Interessante!
    Gostaria de interagir sem está vinculado a construtoras ou as plantões, pois, além das perdas de tempo, o corretor fica meses sem vender , sendo quase obrigado a participar de plantões desgastantes, ou seguindo orientações de coordenadores sem perfil profissional.
    Att. Elia

    Responder

Deixe uma resposta