Menu
Mercado imobiliário

Mercado Imobiliário e Coronavírus: 03 mudanças para estar atento!

O que o coronavírus realmente mudou no mercado imobiliário? Sim, caro corretor de imóveis AoCubo, essa é a pergunta de um milhão de reais. Porém, no atual cenário, ainda é difícil estabelecer um panorama geral da situação. Contudo, sabe o que o coronavírus vai deixar?

O vírus, popularmente chamado de COVID-19, virou as expectativas do mercado imobiliário de cabeça para baixo. O ano que estava previsto para ser o início de uma recuperação expressiva, se transformou em um ano de incertezas. Porém, caro corretor de imóveis AoCubo, também trouxe oportunidades!

O mercado imobiliário 2020 permanece com o pé direito. E preparado para engatar novas marchas em seu caminho, ainda este ano. Isso porque o coronavírus estabeleceu, não somente um novo perfil de consumidor. Como também serviu como catalisador para transformações significativas no mercado. 

E, com isso, a equipe de conteúdo da AoCubo preparou para você, caro corretor de imóveis, tópicos para ficar atento. Confira:

-? Mudanças nos hábitos de consumo e mudanças no pensamento do consumidor de imóveis
-? Transformações no mercado imobiliário e a digitalização que fará o corretor de imóveis vender mais online
-? Sugestões de investimentos imobiliários para deixar seus clientes aquecidos para comprar

Hábitos de consumo – o que mudou no pensamento do consumidor de imóveis

A pandemia causou uma série de restrições ao funcionamento de vários segmentos. O setor imobiliário não teve um destino muito diferente. E, com todos em casa, as pessoas tiveram tempo para refletir, inovar, e se reinventar.

E é justamente sobre isso que falaremos nesse tópico, caro corretor de imóveis. Algumas tendências de compra e outros tipos de pensamentos se mostram inovadores. E é possível tirar um excelente proveito deles.

A primeira mudança no comportamento dos consumidores tem a ver com saúde e higiene. Como é possível observar em pesquisa feita pela Nielsen Media Research. De acordo com a empresa especializada em medição, dados e informação, a primeira atitude do brasileiro na pandemia, e que provavelmente perdurará, é a atenção e interesse em produtos de manutenção geral da saúde e bem estar.

O que é possível aprender com isso? É simples, caro corretor de imóveis, as pessoas estarão preocupadas com sua saúde sempre que forem ver seus imóveis. Por isso, se atente para tal, e proponha rituais duradouros para a visitação de imóveis. Isso os deixará mais relaxados e menos preocupados para verem o imóvel, e a possibilidade de negócios aumenta.

Ainda de acordo com a pesquisa: “O brasileiro deu os primeiros passos na mudança de hábito também em relação ao trabalho, com a adoção do home office. Na primeira semana, a maior busca foi por softwares, cujo crescimento foi de 389%. Na segunda, houve maior procura por eletrônicos, alta de 17%.”.

Isso também pode ser confirmado pelo especial da Infomoney sobre mercado imobiliário e seus novos panoramas. A matéria na integra você confere aqui. Mas, basicamente, os novos consumidores tem a tendência de unir o comercial ao residencial.

Ou seja, o home office é o futuro! E os imóveis ofertados devem ter em mente que atender esse tipo de consumidor, pode ser a peça chave para novos negócios. “[…] Essa solução acrescenta aos espaços de lazer uma área de trabalho ou estudo importante para atender à necessidade de trabalhar em casa, sem necessariamente ocupar um espaço dentro do apartamento […]”, afirma a matéria exclusiva da Infomoney.

Transformações de Mercado – Revolução Digital do Mercado Imobiliário pode ser grande aliado do corretor de imóveis

O segundo tópico de mudanças que o coronavírus causou e que vieram para ficar, tem a ver com tecnologia. Mais especificamente com o aumento desenfreado da adoção da tecnologia na vida das pessoas. E como os mercados, incluindo o mercado imobiliário, estão suscetíveis a um avanço tecnológico massivo.

Ainda de acordo com a Nielsen, em pesquisa que você confere aqui , a busca e novas soluções se tornou tarefa fundamental na vida dos consumidores.

“Para alguns consumidores isso pode ser um comportamento totalmente novo (como fazer compras online pela primeira vez), enquanto para outros isso pode significar uma maior utilização online ou a inclusão de novas tecnologias, ferramentas e software.”, afirma a pesquisa exclusiva da Nielsen.

Assim, caro corretor de imóveis AoCubo, você pode perceber onde estamos indo, não? A integração tecnológica e a digitalização do mercado imobiliário já são uma realidade. Como é possível observar, também, por esse conteúdo aqui , no qual incorporadoras já estão atendendo a suas demandas virtualmente.

Ao todo, o evento rendeu mais de R$ 1 milhão de reais em imóveis vendidos de forma totalmente digital, em períodos de pandemia. O que prova, por si só, a força das estratégias digitais para venda de imóveis, somadas ao bom uso da tecnologia no mercado imobiliário.

Outras mudanças que foram causadas pela adoção de tecnologias e a adaptação do mercado imobiliário a elas foram:

# Maior parte das etapas de vendas podendo ser feitas digitalmente
# Escritura e registro dos imóveis feitos de forma eletrônica
# Bancos dispensarem a avaliação presencial do imóvel

Com isso, corretor de imóveis AoCubo, fique atento a digitalização e comece a se adaptar o quanto antes!

“Sem dúvida, a adoção pelos consumidores de tecnologias para se manterem informados e protegerem a sua saúde pode inspirar confiança num período estressante e esse pode ser o catalisador imprevisto para ampliar o alcance das plataformas e soluções tecnológicas, não apenas a curto, mas a longo prazo também”, afirma Nicole Corbett, Diretora de Inteligência da Nielsen, em matéria exclusiva sobre os hábitos dos consumidores e o uso de novas tecnologias, publicada no site oficial da empresa.

Sugestões de Investimento imobiliários – Traga a seus clientes uma arsenal para investir em tempos de pandemia!

Agora, caro corretor de imóveis, para finalizarmos esse conteúdo, trouxemos como terceira mudança, os investimentos no setor imobiliário em tempos de pandemia. Confira três sugestões para que suas pesquisas fiquem afiadas. Além de fazer com que você crie um verdadeiro arsenal de sugestões para seus clientes. Preparados?

# Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários foram, e ainda são, os queridinhos dos investidores. Com isso, fique atento a novas oportunidades de fundos imobiliários para serem investidos durante a pandemia

De acordo com material exclusivo do Seu Dinheiro, que você confere aqui , e aqui , os fundos imobiliários já passaram por sua pior fase, e agora estão cada vez mais perto do ideal para volta de investimentos.

Assim, prepare seus clientes que terão um mercado com fundos imobiliários com uma taxa de retorno nominal maior. Baseado em uma taxa Selic baixa – a menor da história – o que garante o pagar menos, com um fluxo de retorno mantido.  

# Lançamentos com Conceitos Inovadores

Lembra quando falamos que os consumidores mudaram. Pois é, isso significa que os lançamentos precisam transmitir esses conceitos inovadores. Além de se preocuparem com as necessidades desses novos consumidores.

Portanto, pesquise em sua cidade, nas cidades próximas, ou até mesmo em todo mercado, imóveis que possam realmente atender as necessidades dos consumidores. E coloque a mão na massa para sempre trazer os melhores e mais atuais produtos para seus clientes.

# Oportunidades únicas em tempos de pandemia

E, por fim, com a pandemia houve uma verdadeira reviravolta de negociações no mercado imobiliário. Gente querendo vender por preços menores, proprietários mais dispostos a negociação devido a necessidade de fazer dinheiro, e uma boa leva de lançamentos que ainda precisam de seus clientes.

Portanto, caro corretor de imóveis, como última sugestão, invista seu tempo em garantir oportunidades únicas de negócios para seus clientes durante a pandemia. Quem investe hoje, a longo prazo, poderá esperar uma valorização dos imóveis comprados hoje, assim como ocorreu em diversas crises. Assim, fique preparado para indicações de negócios matadores!

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre o mercado imobiliário e conferir tendências e informações que só os melhores corretores de imóveis ficam sabendo? Então acesse nossas mídias digitais e nosso blog!

1 Comentário

Deixe uma resposta