Menu
Dicas / Mercado imobiliário

Entrevista: Ser uma mulher corretora de imóveis

Black Friday - AoCubo

Trabalhar com corretagem de imóveis é o sonho de muitas pessoas. Por isso, esse setor é um dos mais aquecidos por conta dos altos números de profissionais atuantes no mercado de trabalho. Mas a maioria desses trabalhadores ainda é formada por homens, como em muitas outras profissões. 

Pensando nisso, nós da imobiliária digital Ao Cubo vamos conversar com uma mulher corretora de imóveis e entender esse cenário como uma homenagem no Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Confira!

A mulher corretora de imóveis

A mulher corretora de imóveis é considerada ainda uma novidade como profissão para muitas pessoas. Afinal, essa carreira é muito procurada por homens que desejam fazer sucesso e dinheiro com a corretagem de imóveis. 

Apesar de cada vez mais estar se tornando um mercado promissor, essa profissão só podia ser exercida por homens até 1958. Mas os tempos mudaram e, hoje em dia, o mercado imobiliário aguarda mais mulheres trabalhadoras para exercer essa carreira. 

Recentemente, uma pesquisa do COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), mostrou que a participação feminina cresceu 144% na última década. Portanto, esse crescimento representa mais de 30% do número de profissionais legalmente registrados.

E que continue assim! Com mais mulheres mostrando que podem ocupar essa profissão tão incrível e próspera, apesar das adversidades e preconceitos que ainda existem. Mas é importante saber que o mercado imobiliário espera por mais atuações femininas. 

Os maiores desafios da mulher corretora de imóveis 

Vamos falar um pouco sobre os desafios que as mulheres corretoras de imóvel ainda enfrentam diariamente. Ainda existem algumas situações que teimam em aparecer quando o assunto é a mulher no mercado imobiliário. 

Um dos principais desafios é lidar com o imediatismo das situações. É preciso ser paciente e atenciosa com os clientes que desejam encontrar um imóvel rapidamente e que podem acabar procurando outro profissional para encontrar o que ele deseja. 

Além disso, outro grande desafio é conciliar a vida familiar com o andamento do trabalho como corretora de imóveis. Isso porque, segundo o IBGE, as mulheres dedicam 10,4 horas por semana a mais que os homens com os compromissos da casa e com o cuidado de pessoas. 

Portanto, é preciso saber administrar essa agenda e encontrar horários disponíveis quando os clientes desejam realizar visitas ao imóvel desejado em dias e horários alternados.

Entrevista com uma mulher corretora de imóveis

Para dar voz às mulheres corretoras de imóveis, nós da imobiliária Ao Cubo batemos um bate-papo com a corretora Rosimari Bosenbecker, embaixadora do Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo.

A corretora Rosimari mostra seu ponto de vista sobre o mercado imobiliário em relação às mulheres corretoras de imóvel. Leia o nosso diálogo: 

Ao Cubo: Quando a profissão de corretora de imóveis despertou em você? 

Corretora Rosimari Bosenbecker: Quando morava no Rio de Janeiro e construía casas em um condomínio fechado, eu mesma vendia as minhas casas e algumas pessoas falaram que eu deveria tirar o CRECI e vender imóveis.

Ao Cubo: Como é ser corretora de imóveis no Brasil?  

Corretora Rosimari Bosenbecker: Para mim é um desafio diário, é ter que conquistar espaço entre os colegas e fazer um bom trabalho. 

Ao Cubo: Quais os desafios de exercer essa profissão sendo mulher? 

Corretora Rosimari Bosenbecker: Eu adoro desafios. É bem interessante! O mundo ainda é machista e é preciso provar que a mulher consegue fazer um ótimo trabalho, mas muitas vezes sou eu somente em uma reunião e este preconceito está diminuindo. As mulheres são mais aceitas por serem capazes de fazer várias atividades ao longo do dia e são mais perfeccionistas. 

Ao Cubo: Quais dicas você daria para uma corretora mulher que está começando? 

Corretora Rosimari Bosenbecker: Estudar, se reciclar a todo momento e ler muito para fazer um ótimo trabalho.

Ao Cubo: Como você lida com as frustrações no mercado imobiliário? 

Corretora Rosimari Bosenbecker: Não podemos parar com algumas pedras no caminho. Claro que fico chateada algumas vezes, mas temos que seguir em frente.

Ao Cubo: Você acha que as corretoras de imóveis são unidas no mercado de trabalho? 

Corretora Rosimari Bosenbecker: Acho sim! Tenho vários colegas de muitos anos e sempre nos ajudamos de alguma forma.

Ao Cubo: O que pode ser feito para melhorar a união das corretoras no ambiente de trabalho? 

Corretora Rosimari Bosenbecker: Na verdade, essa pergunta cabe a cada corretora lidar com parcerias e a união entre as mulheres. 

Ao Cubo: Quais as perspectivas do futuro para a mulher corretora de imóveis?

Corretora Rosimari Bosenbecker: Essa área é um meio predominantemente exercido por corretores homens. 

Ao Cubo: Você considera um setor que ainda lida com o machismo? 

Corretora Rosimari Bosenbecker: Sim, um pouco. Ainda existe machismo, mas creio que melhore porque as mulheres estão tendo cargos dentro de incorporadoras que só os homens tinham antigamente.

Ao Cubo: Conte também as alegrias e os pontos positivos de ser uma corretora mulher? 

Corretora Rosimari Bosenbecker: As alegrias e os pontos positivos. Amo ser mulher, conquistar a cada dia o meu objetivo, vencer obstáculos e fazer fechamentos.

Ao Cubo: Qual mensagem você gostaria de deixar para as mulheres corretoras?

Corretora Rosimari Bosenbecker: Mulheres, somos guerreiras e conquistamos nosso espaço a cada dia.

Como a mulher corretora de imóveis pode se destacar no mercado?

Para finalizar, nós da Ao Cubo gostaríamos de dar algumas dicas para as mulheres se destacarem nessa profissão. 

Uma das primeiras dicas é fazer como a corretora Rosimari e fazer o seu registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) para mostrar que possui o documento para exercer sua profissão. 

Procure ser determinada em todas as situações de trabalho porque esse setor é competitivo e possui muitos profissionais sedentos por trabalho. 

Mantenha a organização da sua vida profissional e pessoal para ter uma carreira equilibrada e agradável. 

Por último e não menos importante, procure criar sua própria cartela de clientes para ser mais indicada e conseguir mais vendas de imóveis. 

Você é uma mulher corretora de imóveis? O que acha dessa profissão e do mercado imobiliário em relação às mulheres? Compartilhe com mais profissionais do setor!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta