Menu
Dicas

10 dicas para captar mais imóveis

Trabalhar com corretagem de imóveis é viver em uma constante busca por novos desafios. Isso porque para se manter bem quisto no mercado é preciso desenvolver técnicas de vendas, comunicação e persuasão e ter um bom planejamento para captar cada vez mais imóveis.
A verdade é que captar imóveis que sejam realmente vantajosos e rentáveis exige bastante trabalho e pesquisa, pois para quem trabalha na área sabe que captar um imóvel que não tenha boa negociação e procura pode ser um atestado de óbito para o profissional.
Ter uma carteira diversificada permite ao corretor maiores probabilidades de ganho, vantagem nas negociações e, principalmente, maior captação de novos clientes e, consequentemente, novos imóveis. Isso porque o marketing boca a boca ainda uma excelente forma de aumentar o raio de alcance e aumentar a sua rede profissional.
A boa notícia é que muitos corretores, principalmente os mais experientes e bem-sucedidos, concordam que existe um passo a passo bastante simples
para conseguir captar cada vez mais imóveis e garantir boas negociações tanto no momento da compra quanto no momento da venda ou locação.

10 dicas para captar mais imóveis

  1. Planejamento.
    Para conseguir captar bons imóveis e garantir boas negociações é preciso ter planejamento financeiro. Isso porque para obter lucro significativo, principalmente para quem está começando, é importante não adquirir dívidas ou extrapolar o orçamento. Mantenha um controle e planejamento financeiro bem estruturado. Além disso, o corretor de imóvel depende do fluxo de vendas, por isso corre o risco de não ter nenhuma entrada de receita no mês. Logo, manter um bom planejamento financeiro é importante para manter seu padrão de vida mesmo com as oscilações do mercado.
  2. Organização.
    É fundamental ter uma agenda bem organizada e ter disciplina para cumpri-la.
    Organize-se, por exemplo, para ter, pelo menos, um dia durante a semana livre para procurar novos imóveis. Essa pesquisa por imóveis e boas negociações demanda tempo, por isso é importante que você se dedique e não deixe outrosa compromissos intervirem quando estiver se dedicando a isso.
  3. Pesquise os detalhes.
    Para garantir uma boa negociação, é preciso ter um conhecimento detalhado sobre tudo que impacta no mercado: localização, condições de preservação, tipos de imóvel, preço do metro quadrado por região, previsões de valorização ou desvalorização, entre outros aspectos. Pesquise, detalhadamente, as variações de cada um desses fatores e trace o seu perfil de corretagem.
  4. Tenha foco sem perder diversidade.
    A partir da pesquisa e do conhecimento detalhado das variáveis e fatores que impactam o mercado, é importante que você se “especialize” em um segmento.
    Escolha uma região, tipo de imóvel e mantenha o seu foco nesse nicho, mas não descarte as oportunidades que surgirem em outros nichos com outras características sem antes pesquisar sobre elas também. Quando você se torna um “especialista” em determinado imóvel, tende a ser mais procurados por clientes e indicado por outros. Seja um referencial.
  5. Rede de contatos.
    Manter uma boa rede de relacionamento com outros corretores é
    extremamente importante. Com o seu foco definido, sempre que surgir uma boa oportunidade fora dele, você pode indicar outros colegas de profissão que tenham mais conhecimento e ainda aumenta as chances de receber essas indicações quando o contrário acontecer também.
  6. Monitore o mercado.
    Fique ligado e se mantenha atualizado em todas as notícias do mercado e, principalmente, naquelas que tenham foco no seu nicho e região de atuação principal. Se existe um investimento público para obras de melhoria na região, por exemplo, isso pode gerar maior valorização dos imóveis ao redor. Da mesma forma, se houver, por exemplo, um aumento na taxa de criminalidade, os preços dos imóveis tendem a cair. Se manter atualizado em relação a esses movimentos, te ajudará a antecipar ações que mitiguem seus riscos.
  7. Não se atrase.
    Em qualquer um dos seus encontros e reuniões como corretor, esteja no local combinado com, pelo menos, alguns minutos de antecedência. Chegar atrasado para visitar um possível imóvel a ser captado ou se atrasar para apresentar um imóvel a um possível comprador, poderá colocar a perder todo o seu esforço anterior. Por isso, seja sempre pontual tanto com o proprietário quanto com o cliente final, afinal de contas ambos são seus clientes e se, por acaso, se sentirem desconfortáveis com algum comportamento, facilmente procurarão outro corretor.
  8. Faça contratos.
    Quando perceber que existem muitos corretores negociando um mesmo imóvel, estude a possibilidade e negocie um contrato de exclusividade. Ou seja, o proprietário não terá outros corretores trabalhando com ele além de você. Isso te dará mais liberdade para atuar em melhorias no imóvel que possam aumentar a sua negociação para venda ou locação. Você pode, por exemplo, investir no serviço de um designer de ambiente que poderá locar móveis e artigos de decoração para tornar o ambiente mais atrativo.
  9. Tenha uma caixa de ferramentas e acessórios.
    Esteja sempre preparado. Tenha com você um kit de ferramentas básicas para um bom corretor, como trena, aplicativos de medida, uma câmera com boa resolução para fazer boas imagens do imóvel interna e externamente, fichas de cadastro em branco, cartões de visita, um pano de limpeza e calculadora. São itens essenciais para garantir uma boa negociação e transação no momento em que a oportunidade surgir.
  10. Tenha parceiros.
    Se você não tem conhecimento suficiente ou se tem dificuldade em entender qualquer coisa referente aos imóveis, mantenha uma rede de parceiros e contatos profissionais que podem te ajudar quando as dúvidas surgirem. O contato de um engenheiro civil, um mestre de obras, arquiteto, por exemplo, podem te tirar dúvidas sobre pontos de melhorias estruturais, acabamento ou alguma reforma necessária. Um bom contador, um advogado e um contato em cartório podem te ajudar em relação a documentações confusas, processos, inventários de família, entre outras situações comuns que podem acontecer.
    Além dessas ideias e dicas, é sempre bom lembrar de manter um bom relacionamento com todas as pessoas que você conhecer. Isso porque, em algum momento da vida, elas podem procurar um imóvel para adquirir, alugar ou desejar vender o que possuem e ter boas lembranças e confiança em você é o primeiro passo de uma boa negociação.
    Gostou das dicas?
    Se tiver ainda alguma dúvida, mande para nós.
    Ficaremos felizes em ajudar.

1 Comentário

  • Alexandre
    junho 5, 2021 em 18:18

    Muito bom quando se encontra mesmo que sem querer
    conteudos como deste blog e o artigo aqui, gostei muito do
    que lí aqui… Valeu!

    Responder

Deixe uma resposta