Menu
Dicas

Aprenda como fotografar imóveis para venda com dicas profissionais

Stories_AoCubo

A primeira impressão é a que fica, sem dúvida essa expressão serve para os imóveis, já que a maioria dos clientes costuma comprar uma casa ou apartamento quando olham pela primeira vez e gostam da propriedade de imediato. Por isso, a fotografia é a primeira impressão causada no cliente. Para ajudar vocês corretores, nós da imobiliária digital Ao Cubo entrevistamos uma fotógrafa profissional para ensinar como fotografar imóveis para venda. Confira a seguir!

Por que e como fotografar imóveis para venda?

Antes de saber como fotografar imóveis para venda com dicas de expert no assunto, nós queremos reforçar a importância de aprender a fotografar imóveis.

O primeiro contato do cliente com o corretor é através das fotos dos imóveis à venda, portanto, essas imagens são primordiais na hora da decisão em ir visitar o imóvel ou deixar a oportunidade passar.

Sendo assim, se essa é a primeira etapa para a decisão do cliente, então é fundamental aprender o básico e se dedicar ao máximo para aprimorar essa habilidade.

Se você é corretor de imóveis e ainda não investiu no conhecimento e aprendizado que a fotografia de ambientes pode te oferecer, então comece a pensar nessa questão após a entrevista que fizemos, abaixo! 

Entrevista com fotógrafa especialista

Para aprender como fotografar imóveis para venda (de uma vez por todas), nós conversamos com uma expert no assunto: a fotógrafa Camila Portela. 

Por conta de uma mudança de cidade, a fotógrafa mudou a sua especialização em fotografias de retratos para fotografia de hospedagem e imóveis, já que foi morar em Paraty, uma cidade turística.

Ela possui um projeto sobre Fotografia de Ambientes para atender os clientes que desejam melhorar as fotografias dos anúncios e utilizou seu conhecimento sobre fotografia corporativa para tocar esse novo projeto. 

Tivemos um bate-papo muito legal com a fotógrafa para dar dicas especiais de fotografia de imóveis para os corretores que desejam melhorar nesse quesito. Confira o que conversamos, logo abaixo!

Ao Cubo: Quais dicas você dá para corretores de imóveis que querem tirar uma sessão de fotografia excelente, mas é iniciante na fotografia?

Fotógrafa Camila Portela: acredito que para um resultado excelente o ideal é utilizar uma fotografia profissional, mas isso requer tempo e conhecimento. Porém, com um pouco de conhecimento de fotografia, ao nível iniciante mesmo, já é possível alcançar ótimos resultados.

É preciso olhar com cuidado para cada um dos imóveis e perceber seus pontos fortes e fracos, mas mascarar os defeitos do imóvel é um erro terrível que pode dar muita dor de cabeça. 

Por isso, eu indico a valorização das qualidades, como uma boa luz, amplo espaço, boa localização e os detalhes do imóvel, como as texturas, cores e, principalmente, a arquitetura do lugar. 

Além disso, é muito importante não usar lentes que distorcem demais e mantém o horizonte reto na captação, ou seja, não ficar virando a câmera e procurar mantê-la reta.

Ao Cubo: Como melhorar a qualidade das imagens após tirar as fotos dos imóveis?

Fotógrafa Camila Portela: Como já disse: não tente mascarar os defeitos do imóvel, como uma parede manchada ou rachada. E também procure não forçar a edição da luz e da cor. É bacana deixar o mais fiel possível do que foi visto na captação, manter uma boa exposição de luz e uma nitidez bacana já é bem válido, mas sem exageros! 

Ao Cubo: Qual o melhor horário para tirar as fotografias dos imóveis?

Fotógrafa Camila Portela: Isso dependerá do imóvel, caso o apartamento tenha uma visão para o sol poente, talvez seja válido fotografar ao final de tarde. Se o imóvel tiver uma claraboia linda do corredor, talvez seja bacana fotografar ao meio-dia, ou até à noite, fazendo uma longa exposição para mostrar as estrelas. O que valoriza o imóvel está valendo!

Ao Cubo: O que fazer se o imóvel for muito escuro com pouca luz? Ou quando só é possível tirar fotos apenas em horários com pouca luz?

Fotógrafa Camila Portela: Quando isso acontecer é importante ter um pouco mais de técnica para saber lidar com a situação. Câmeras que têm o modo manual permitem que realizem a longa exposição, ou seja, que a luz tenha mais tempo para entrar pelas lentes, iluminando toda a fotografia até que seja o suficiente. 

Ao Cubo: Se possível, melhor usar máquina fotográfica ao invés de smartphone? Tem diferença?

Fotógrafa Camila Portela: Apesar dos celulares terem qualidade técnica suficiente, muitas vezes, no caso da fotografia de ambientes é preciso ter boas lentes para conseguir um resultado acima da média, além de uma câmera com recursos manuais para saber lidar com situações de pouca iluminação.

Lentes grandes angulares, por exemplo, vão facilitar muito a vida de quem fotografa, já que, através delas, é possível enquadrar todo o ambiente numa visão próxima do olho humano, inclusive em perspectiva. Ou seja: em linha reta é possível fotografar o que o cliente verá, sem ter que ficar subindo em cadeiras nos cantos dos ambientes.

Ao Cubo: Quais equipamentos ajudam na hora de tirar fotos de imóveis?

Fotógrafa Camila Portela: O recomendado, inclusive por plataformas de aluguel de hospedagem, é ter uma câmera manual, lente grande angular, lente 50 mm para detalhes e um tripé. 

Ao Cubo: Se tiver móveis no imóvel, o que pode ser feito para deixar as fotografias mais atraentes?

Fotógrafa Camila Portela: É interessante montar o ambiente como um espaço habitável para transmitir a sensação de pertencimento de quem vê a imagem. O lugar deve estar livre de bagunça!

Ao Cubo: É indicado fazer algum curso específico ou participar de aulas sobre fotografia de imóvel?

Fotógrafa Camila Portela: É completamente indicado fazer cursos

Ao Cubo: Se tiver orçamento, o ideal é chamar um fotógrafo profissional para tirar fotos dos imóveis à venda?

Fotógrafa Camila Portela: Sim! Além disso, se houver a oportunidade, contar um pouco da história do lugar e para quais pessoas ele é indicado. Isso ajuda muito ao fotógrafo captar a “vibe” do lugar e para ele se direcionar melhor ao objetivo da sessão de fotos. 

É a forma mais prática, afinal, a excelência requer tempo e dedicação, mas se houver interesse, vale a tentativa! 

Agora você sabe como fotografar imóveis para venda com essas dicas de expert, então pratique nas suas próximas sessões de fotos de casas e apartamentos para vender mais!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta