Menu
Dicas

10 dicas para gestão de leads

Muitas pessoas, empresários, empreendedores e, principalmente, corretores e imobiliárias tem dificuldade de gerar leads para os seus negócios e alavancar os resultados com o aumento das vendas. Esse é um desafio comum em quase todos os setores e negócios. Porém, com algumas dicas é possível tornar isso possível e, felizmente, mais fácil e rápido.
 
O mercado imobiliário brasileiro tem se mostrado bastante vantajoso para investidores, além de ter se mostrado mais acessível para a população nos últimos anos. Isso fez com que o setor de construção civil e a venda de imóveis aumentasse significativamente.
 
Junto com isso, os avanços tecnológicos e os meios de comunicação cada vez mais rápidos e acessíveis, para garantir a sustentabilidade de qualquer negócio e relação de venda é fundamental se manter atualizado, visível e gerar leads de forma rápida e simples.

O que é gerar leads no mercado imobiliário?

Em tradução livre, o termo lead vem da palavra, em inglês, liderança ou liderar.
Trazendo para o universo do marketing, o termo é utilizado quando se trata de oportunidade de negócios e possíveis clientes. Ou seja, quando alguém, em algum momento, desperta certo interesse por algo e passa a procurar mais informações e detalhes com a intenção de efetuar a compra e aquisição do item.
 
Em outras palavras, gerar leads significa desenvolver clientes em potencial e encaminhá-los para que se convençam de efetuar a venda. Para desenvolver clientes em potencial é preciso desenvolver e aprender técnicas de comunicação, marketing, persuasão e vendas.
 
No mercado imobiliário, quando falamos sobre a importância de gerar leads, referimos à necessidade de colher e estudar as informações, comportamentos e perfis de pessoas que demonstrem a real intenção de adquirir o bem, aumentando a chance de sucesso do time de vendas.
 
Gerar um lead de qualidade, aumenta a chance de concluir a venda e alavancar os resultados, o que, no mercado imobiliário significa dedicar seus recursos e esforços naquele grupo que mais apresenta interesse em saber mais informações sobre o imóvel e, consequentemente, demonstram mais chances de efetivamente concluir a transação.
 
A seguir, listamos, dez dicas básicas para te ajudar a gerar leads no mercado imobiliário.

10 dicas para gerar e administrar leads no mercado imobiliário

1.    Estude.
A melhor forma de gerar leads e administrar o fluxo de informações e comportamentos que conduzem o cliente em potencial à conclusão do negócio, é estudando detalhadamente o funcionamento do mercado, a concorrência, o perfil do cliente e as técnicas necessárias para alcançar o sucesso. Isso não quer dizer que você precisa fazer grandes investimentos de capital ou tempo, mas que você precisa adquirir conhecimento técnico sobre todos os fatores que podem (e vão) influenciar os seus resultados.
 
2.    Informações claras e de qualidade.
Estudar técnicas de comunicação e as características do perfil de cliente te ajudará a não só contatar as pessoas certas como também a desenvolver a relação que leva à compra. Raramente, as pessoas compram bens de alto valor, como imóveis, sem antes pesquisar e ter as informações claras sobre o que precisam. Por isso, é importante que você estude e tenha informações claras e de qualidade.
 
3.    Fornecer informações.
Parece óbvio, mas muitas pessoas ainda tem o comportamento de reter informações e detalhes de informações dos seus clientes em potencial, os leads. Porém, isso é extremamente prejudicial e arriscado para a negociação, uma vez que com a atual facilidade de acesso à informação, um cliente atualizado e realmente interessado na compra pode interpretar má fé.
 
4.    Foque nos interessados.
De nada adianta fornecer uma avalanche de informações claras e de qualidade a pessoas que não têm interesse e que, provavelmente, não irão efetuar a compra. Por isso, dedique seus esforços a pessoas que, efetivamente, estejam interessadas em, ao menos, ouvir. Caso contrário, perderá tempo e a oportunidade de gerar leads nos lugares certos. Para isso, a internet e as ferramentas de medição de geração de conteúdo é a sua melhor parceira, pois você consegue rastrear onde estão, como se comportam e quais são as principais questões e interesses desses leads.
 
5.    Ofereça conteúdo.
Para gerar leads e fornecer as informações claras, você precisa oferecer
conteúdo de qualidade, que seja relevante e esteja facilmente visível e
acessível para os clientes em potencial. Para isso, invista em técnicas e
estratégias de marketing digital.
 
6.    Invista na ferramenta certa.
Para garantir os resultados esperados para gerar leads, com as informações corretas você encontrará o espaço, formato e plataforma em que os seus clientes em potencial são mais frequentes e interativos. É importante dedicar seus recursos nisso, sem abandonar as demais plataformas, onde você pode prospectar novos clientes.

7.    Redes Sociais.
As redes sociais em geral são excelentes ferramentas para prospectar novos clientes, entender o comportamento dos seus clientes em potencial, gerar leads e, também, medir as suas ações. Além disso, permitem a interação direta com essas pessoas, tornando o acesso mais “personalizado” e real.
 
8.    Disponibilize materiais.
Disponibilizar material com conteúdo relevante e educativo pode aumentar a confiança das pessoas no seu negócio e gerar ainda mais leads. Ao possibilitar algum tipo de conhecimento às pessoas que estão buscando mais informações no setor aumenta sua credibilidade, além de promover contato, transparência e disseminar informações, fazendo com que as suas ações de marketing e vendas ganhem mais visibilidade e confiança.
 
9.    Esteja disponível.
Uma boa forma de estar sempre gerando conteúdo e informações que sejam realmente relevantes aos seus clientes em potencial, é mantendo um canal de comunicação e contato direto. Seja por mural de recados, e-mail ou respondendo mensagens privadas nas redes sociais. Se colocar à disposição de quem tem dúvidas, é uma ótima estratégia para aproximar o cliente em potencial da compra.

10. Use CTA.
A sigla vem da expressão, em inglês, Call to action, ou chamando para ação, o que significa levar o seu cliente a um passo a mais. Seja um conteúdo disponibilizado por e-mail através do cadastro gratuito na página ou um formulário de cadastro que permita contatos posteriores. Dessa forma, você aumenta a possibilidade de gerar leads.
 
Gostou das dicas? Se tiver ainda alguma dúvida, mande para nós.
Ficaremos felizes em ajudar.

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta