Menu
Notícias

Mercado Imobiliário 2020 – Perspectivas, Tendências e Oportunidades!

O mercado imobiliário vem em uma constante de puro crescimento. Apesar dos altos e baixos de, aproximadamente, 7 anos atrás, o mercado superou seus próprios desafios. Hoje, grande parte do mercado está em expansão.

Essa expansão, por si, representa um novo posicionamento do mercado consumidor. Além de novas oportunidades para profissionais do próprio mercado, e seus clientes. E é ai que está a bola da vez!

Desde o final de 2019, o mercado não para suas construções e se prepara para entregar durante 2020, milhares de novos imóveis. Imóveis esses que, além de todos os tamanhos, terão todos os tipos de estilos e conceitos. Quer saber mais sobre o mercado imobiliário e como estão suas tendências? Continue a leitura!

Recordes Quebrados – A retomada do mercado imobiliário 2020 já começou a muito tempo!

Todos sabem que alguns projetos são de longo prazo. Frutos devem ser colhidos após semanas, meses ou, no caso do mercado imobiliário, anos. Esses frutos começaram a se mostrar já nas estatísticas de 2019.

O ciclo de retomada gradual da economia, teve um impacto legítimo no lançamento e venda de imóveis. Principalmente na cidade de São Paulo, que quebrou recordes! Além de ser considerado o principal mercado do setor no Brasil. 

De janeiro até setembro de 2019, a cidade viu seus imóveis novos e lançamentos baterem o maior número de vendas. Isso dentro deste período na capital paulista desde o início das contagens do Sindicato da Habitação – Secovi, em 2004.

Essas vendas correspondem a mais de 30,5 mil unidades vendidas. Algo em torno de 70% do volume do mesmo período do ano anterior. Isso significa, basicamente, que as condições para aquisição de imóveis estão cada vez maiores e melhores.

“A economia começa a andar e nós somos o reflexo do momento que o país está entrando, com queda dos juros, redução do desemprego e aprovação de reformas”, afirma Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi, em matéria exclusiva disponível no site oficial da revista Veja.

Expectativas mantidas! – Crescimento do mercado imobiliário promete ser um dos motores da economia para este ano

Na última década, o mercado imobiliário passou por aproximadamente três fases. Especialistas do setor, e colunistas de diversos veículos as classificam como: Era de Ouro (2008 – 2013), em que foram registradas uma alta venda de imóveis. Em decorrência do consolidado e positivo cenário político e econômico.

A Era da Seca (2013-2018), na qual os cenários políticos deram incerteza de sustentabilidade a diversas áreas. Provocando não somente a volatilidade de diversos setores, como também desencadeando outros tipos de crises. O que levou o setor imobiliário a essa falta de oportunidades.

E a última fase, que é a Era da Eficiência, iniciada em 2019, e que promete estabelecer o início da retomada no setor. Os dados, tanto políticos, quanto econômicos, dão indícios de positividade e otimismo.

Segundo o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) da Construção Civil apresentou aumento de 0,3% em 2019. Atualmente, o mercado imobiliário representa uma média de 8 a 10% do PIB nacional. Como exemplo, podemos citar o grande número de empregos. Foram criadas mais de 117 mil novas vagas de trabalho.

Para 2020 – segundo o colunista Glauco Farnezi, para a Istoé Dinheiro – a expectativa dos especialistas é uma alta de 3%. Partindo do princípio que o mercado imobiliário cresceu 2% no último ano. O dobro do crescimento geral do país, que foi de 1%.

Oportunidades – Como essas expectativas podem levar a novos negócios?

O cenário econômico e político brasileiro sugere que a temporada de 2020 pode representar excelentes oportunidades. Além dos mais diversos lançamentos e conceitos espalhados pelos novos empreendimentos. Também há uma grande chance de compradores conseguirem negociações favoráveis.

Para os inquilinos, esta talvez seja a última chance de obter contratos favoráveis. Uma vez que a tendência é que os aluguéis entrem em um período de alta. Portanto, não percam tempo! 

Do ano passado para cá, a queda de juros e o repasse para os financiamentos e o crédito imobiliário deram uma guinada única no mercado. As vendas acumuladas de unidades residenciais até maio de 2019 já chegaram a 32,6 mil.

Esses dados – apurados pelo Sindicato da Habitação – demonstram um crescimento de 19,4% a mais do que o mesmo período no ano anterior. Em outras palavras, o momento para comprar é agora!

Gostou das novas oportunidades mostradas no post? Quer saber mais sobre o que está por vir no mercado imobiliário? Continue nos acompanhando pelos canais oficiais!

Instagram

Facebook

YouTube

1 Comentário

Deixe uma resposta