Menu
Mercado imobiliário / Notícias

Neuromarketing para corretores

Já ouviu falar sobre Neuromarketing? Se ainda não, então precisa ler a nossa entrevista com uma profissional especialista no assunto que contou tudo sobre o Neuromarketing para corretores de imóveis. Entenda como funciona esse estudo na neurociência que compromete o cérebro do cliente na hora que um produto ou serviço é ofertado-lhe. Saiba mais a seguir! 

O que é?

Antes de explicar o que é Neuromarketing, vale falar que esse estudo não foi criado para manipular as pessoas, mas, sim, para influenciá-las positivamente.

O Neuromarketing é um estudo da ciência voltada para o Marketing. Em modos gerais, esse conhecimento prevê o comportamento do consumidor através das informações passadas ao cérebro do cliente. 

O objetivo dessa estratégia é chamar a atenção, interagir e conversar com o subconsciente do público-alvo. 

Essa técnica é muito utilizada em diversos tipos de negociações, inclusive no mercado de imóveis. Saiba mais abaixo!

Neuromarketing para corretores de imóvel

Os gatilhos mentais utilizados no mercado imobiliário são grandes aliados do Neuromarketing. 

Já falamos aqui no blog sobre os gatilhos mentais que todo corretor de imóvel pode usar nas suas negociações. 

Esses gatilhos auxiliam na venda de um imóvel e são argumentos poderosos que ajudam a fechar bons negócios, gerar boas impressões, fidelizar os clientes e atrair novos. 

As formas de gerar os gatilhos mentais nos clientes são diversas: cheiros, cores, ambientes, músicas, entre outras. Entenda melhor a seguir!

Gatilhos mentais para o ramo imobiliário

Antes de ler a entrevista com a nossa especialista convidada, entenda quais são os gatilhos mentais que podem ser usados no mercado imobiliário. Veja: 

  • Gatilho da semelhança com o cliente: crie afeição com o cliente através de semelhanças em conversas. 
  • Gatilho do aroma: os cheiros dos ambientes podem remeter às sensações que estimulem o cliente a recordar suas melhores lembranças.
  • Gatilho da música: as músicas também trazem boas memórias e também podem ser usadas em ambientes de negociação. 
  • Gatilho da sensação de escassez: o medo de perder a grande oportunidade de um ótimo imóvel deve ser usado quando realmente são as últimas chances do cliente comprar determinado imóvel. 
  • Gatilho do uso de palavras-chave: algumas palavras têm o poder de entrar no subconsciente do consumidor e conquistá-lo. 
  • Gatilho da imagem pessoal: a imagem pessoal é o primeiro cartão-postal. Portanto, invista na sua aparência para causar uma boa impressão. 

Entrevista com especialista em Neuromarketing 

Nós da imobiliária digital Ao Cubo entrevistamos a especialista e empresária Sandra Regina da Luz Inácio para falar sobre Neuromarketing para corretores de imóveis.

A entrevistada é Pós-doutoranda em Negócios Internacionais, PhD em Administração de Empresas e em Psicologia Clínica. Especialista em estratégias de Marketing

, Neuro Engenheira e Professora da FGV-RJ.

Entenda melhor esse estudo da ciência aliado ao Marketing nas palavras da nossa entrevistada. Veja: 

AoCubo: Explique o que é Neuromarketing? 

Sandra Regina da Luz Inácio: O objetivo do Neuromarketing é entender os pensamentos, sentimentos e desejos subconscientes que impulsionam as decisões de compra. É a junção da Neurociência, a Psicologia e o Marketing.

AoCubo: O que é Neuromarketing Imobiliário?

Sandra Regina da Luz Inácio: Ele ensina através de técnicas específicas para o nicho de mercado imobiliário ao corretor de imóveis para entender os pensamentos, sentimentos e desejos dos clientes e estimulá-los a comprarem seus “sonhos” (um lar é um dos maiores sonhos de um ser humano).

O grande erro do corretor é vender imóveis e não um “lar”. Imóvel é produto, lar é conceito de produto.

AoCubo: Esse estudo pode ajudar o corretor de imóveis?

Sandra Regina da Luz Inácio: Sem dúvida, o Neuromarketing ajuda em qualquer tipo de negociação e venda, inclusive os corretores de imóvel.

AoCubo: Como o corretor de imóveis pode utilizar o Neuromarketing no seu trabalho?

Sandra Regina da Luz Inácio: Vou citar algumas técnicas e ferramentas que podem ser aplicadas no mercado imobiliário: Big Data, Neurodesign, Neurocores, Precificação Correta, Soundbite (Frase de Efeito), Call to Action(Chamar para uma Ação), Storytelling (Conte Estórias), Focar em Curar Dores, Up-Selling e Cross-Selling, Marketing Sensorial, Marketing Olfativo, Marketing Auditivo e Inbound Marketing. 

AoCubo: Como é possível entender o comportamento do comprador de imóvel?

Sandra Regina da Luz Inácio: Através dos estudos e pesquisas feitas sobre os principais fatores de influência no processo de compra que se dividem em quatro grupos:  fatores culturais (culturas, subculturas, classes sociais); Fatores sociais (grupos de referência, família, papéis e posições sociais); Fatores pessoais (idade e estágios do ciclo de vida, ocupação, condições econômicas, estilo de vida); Fatores psicológicos (motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes).

AoCubo: Quais são os desafios dos corretores de imóveis que o Neuromarketing pode ajudar?

Sandra Regina da Luz Inácio: criar uma campanha de Neuromarketing correta para o seu público-alvo. Geralmente, o corretor de imóvel trabalha com todos os públicos igualmente. O que funciona para um nem sempre funciona para outro.

AoCubo: Quais os gatilhos mentais para o mercado imobiliário?

Sandra Regina da Luz Inácio: O da Autoridade; Antecipação; Escassez ou Urgência; Prova Social; Simpatia; Segurança; Solução; Emocional; Exclusividade; Afinidade.

AoCubo: O Neuromarketing pode influenciar o cliente a vender para o corretor?

Sandra Regina da Luz Inácio: Sem dúvida, quando compramos e há fidelidade, nosso cliente nos recomendaria para outros sem dúvida.

AoCubo: É possível usar o Neuromarketing mesmo em negociações online?

Sandra Regina da Luz Inácio: Sim, existem técnicas do Neuromarketing Digital.

AoCubo: A pandemia causada pelo Covid-19 pode alterar os comportamentos dos clientes e as técnicas do Neuromarketing?

Sandra Regina da Luz Inácio: Muitos perderam seu poder de compra, outros acabaram com suas economias e sem falar que a maioria das compras se tornou online. Com isso, muitos alteraram seus comportamentos em relação à compra.

Quanto ao Neuromarketing, não, as técnicas estão diretamente ligadas ao cérebro e este responde em qualquer ambiente. Usando as técnicas corretas com o seu público-alvo, elas irão sempre funcionar, independente da pandemia do Covid-19.

Essa foi a entrevista com a especialista e empresária Sandra Regina da Luz Inácio. Esperamos que as dicas e técnicas do Neuromarketing te ajudem a vender mais imóveis. Boa sorte!

O que achou do Neuromarketing para corretores de imóveis? Quer entender mais sobre o assunto? Assista a aula na Universidade AoCubo para saber mais sobre esse estudo que pode mudar sua maneira de atuar durante as negociações!

1 Comentário

  • WELLINGTON PICCINNO
    abril 20, 2021 em 15:49

    Muito boa a entrevista com a Dr. Sandra. Parabéns.

    Responder

Deixe uma resposta