Menu
Dicas

Certidões imobiliárias que todo corretor de imóvel deve conhecer

Ninguém gosta de lidar com documentos burocráticos, mas em algumas situações da vida essa é uma alternativa sem saída. 

Porém, quando o assunto são certidões imobiliárias, então o corretor de imóvel pode oferecer um serviço completo e lidar com essas questões burocráticas para deixar o cliente satisfeito e feliz. 

Pensando nisso, nós da imobiliária Ao Cubo iremos explicar o que são esses documentos e como consegui-los. Confira!

Quais as principais certidões imobiliárias?

Corretor, procure conhecer as certidões imobiliárias para entender a real situação do imóvel que está vendendo ao cliente. 

Portanto, essa é a hora de orientar seu cliente para comprovar que você conhece todo o processo de documentação da compra e venda de propriedades

Dessa forma, o trâmite burocrático será mais fácil, rápido e seguro, então veja os tipos de certidão imobiliária que precisa conhecer já!

  • Certidão de Inteiro Teor 

A Certidão de Inteiro Teor é um documento que possui as principais informações sobre uma propriedade, como a identificação do imóvel e do seu atual proprietário.

Essa certidão possui os seguintes dados: número da matrícula, histórico geral do imóvel, descrição, localização, medidas e outros.

É um documento que pode ser solicitado no Cartório de Registro de Imóveis da cidade onde está localizada a propriedade. 

Para solicitar esse documento será necessário informar algumas informações sobre o imóvel, como número da matrícula, endereço (logradouro, bairro e lote).

  • Certidão de Ônus e Ações Reais ou Pessoais Reipersecutórias

A Certidão de Ônus e Ações Reais ou Pessoais Reipersecutórias são dois documentos emitidos para realizar o registro de um imóvel. 

A Certidão de Ônus mostrará a existência ou inexistência de obrigações sobre o imóvel em questão. 

Sendo assim, se houver hipoteca, usufruto, alienação fiduciária ou outro tipo de concessão sob a propriedade, então aparecerão essas informações na certidão de ônus.

Já na Certidão Ações Reais ou Pessoais Reipersecutórias está relacionada com a existência de ações judiciais reais, como usucapião, hipotecária e ação pauliana (fraude contra credores).

Se essas certidões forem emitidas como negativa significa que o imóvel está totalmente livre de problemas. 

  • Certidão de Transcrição

A Certidão de Transcrição do Imóvel é um documento que possui dados registrados pelo sistema antigo e, por isso, precisa ser transcrito. 

Porém, se essa certidão estiver com base na Lei dos Registros Públicos, então ele já possui um número de matrícula e, portanto, o documento a ser emitido será a Certidão de Matrícula.

  • Certidão Negativa de Propriedade

A Certidão Negativa de Propriedade ou Certidão de Ônus Reais Negativa é o documento que comprova que determinado imóvel não possui nenhuma pendência que impeça a venda para outro proprietário

Esse documento possui as seguintes informações do imóvel: localização, metragem, existência de dívidas ou pendências que possam comprometer a transação.

  • Certidão Quinzenária ou Vintenária

A Certidão Quinzenária ou Vintenária mostra o histórico dos últimos quinze ou vinte anos do imóvel. 

Desse modo, é possível saber as principais informações sobre esse determinado período, a fim de conhecer sua cadeia dominial que apresenta a relação dos proprietários desde a titulação original pelo Poder Público até o último dono (atual proprietário).

E aí, corretor! Conhecia essas certidões imobiliárias? Agora você sabe como explicar ao cliente e como consegui-las no Cartório de Imóvel. Leia outros assuntos relacionados no nosso blog e redes sociais!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta