Menu
Mercado imobiliário

Entrevista: a importância da saúde mental no trabalho dos corretores

O assunto sobre saúde mental no trabalho nunca foi tão falado nos últimos anos. E ainda bem, né? Afinal, o esgotamento mental e físico ocasionado pela profissão, também conhecido como “Síndrome de Burnout”, pode atrapalhar a saúde e a vida profissional. 

Pensando nisso, nós da imobiliária digital Ao Cubo, vamos explicar mais sobre esse assunto e conversar com um psicólogo para explicar com mais profundidade esse tema tão importante dos dias atuais. Confira! 

O que é saúde mental no trabalho?

O termo saúde mental se refere ao bem-estar consigo e com os outros ao redor, ou seja, é saber controlar as emoções e sentimentos para viver bem com você mesmo e com a sociedade. 

Quando esse assunto está relacionado em um ambiente de trabalho, a nossa saúde mental também pode ser impactada com o excesso de horas trabalhadas, clima no escritório, pressão para atingir metas, entre outros problemas. 

Esses pontos negativos no trabalho podem atrapalhar nossa saúde mental com o surgimento de doenças como depressão e ansiedade. 

Qualquer profissão pode gerar esse mal-estar, mas, principalmente, aquelas que demandam mais pressão, tensão, contato direto com os clientes, como o corretor de imóveis. 

Tiny people and beautiful flower garden inside female head isolated flat illustration. Free Vector

Entrevista com psicólogo sobre saúde mental no trabalho

Por isso, nós entrevistamos o Dr. Felipe Tartaglia Dias, Psicólogo e Mestre em Psicologia pela USP, para tratar sobre saúde mental dos corretores de imóveis. 

Afinal, essa área profissional tem se tornado estressante para muitos corretores nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia. Veja a nossa conversa, logo abaixo!

Ao Cubo: Explique o que é saúde mental no trabalho!

Dr. Felipe Tartaglia Dias: Saúde mental é um conceito muito amplo e com várias definições, mas a que eu me sinto seguro de adotar é como um conjunto de formas com as quais lidamos com nossas emoções, com os outros e com o que nos acontece de maneira a lidar com os desafios e exigências da vida. 

Da melhor maneira possível com as ferramentas que temos, claro, com objetivo de manter um bem-estar. Não tem tanto a ver com ausência de doença ou enfermidade. A Saúde Mental no Trabalho é um campo de estudo dentro da Saúde do Trabalho e da Psicologia do Trabalho. 

Historicamente, há diversos recortes, tanto no Brasil como no mundo, sobre como se enxerga a saúde mental no ambiente de trabalho: como forma de perícia sobre acidentes no ambiente de trabalho; admissão e recrutamento; e mais recentemente, qualidade de vida no trabalho. 

É importante levarmos em consideração que quaisquer que sejam os momentos que a saúde mental entra em assunto no ambiente de trabalho é importante não só olhar para o sujeito que sofre, mas também para o ambiente que o cerca e as relações que se constroem e se mantém como fundamentais para entender o processo de sofrimento. 

Ignorar as condições do trabalho e suas relações impede a compreensão e resolução das situações que aparecem.

Mental health awareness concept Free Vector

Ao Cubo: É importante que os corretores de imóveis se preocupem com a saúde mental no trabalho?

Dr. Felipe Tartaglia Dias: É importante para qualquer outra profissão. Corretores de imóveis lidam com um mercado que está sempre mudando e um ambiente muito competitivo.

Então, lidar com imprevisibilidade, insegurança, aprender a se autogerenciar para não se esgotar em momentos de fartura e não faltar em momentos de crise, comunicação interpessoal e empatia são habilidades importantes para estes profissionais. 

Como outros profissionais liberais, o horário costuma ser flexível e muitas vezes pode causar situações difíceis de se administrar e esgotamento. Saúde mental no trabalho passa por conseguir lidar com esses desafios, reconhecer as dificuldades que aparecem, reagir emocionalmente com respeito a si e aos outros, comunicar as situações que te afetam e pedir ajuda quando necessário. 

Ao Cubo: Como a imobiliária pode ajudar a saúde mental do corretor?

Dr. Felipe Tartaglia Dias: A primeira coisa que qualquer pessoa ou instituição precisa fazer para ajudar com a saúde mental de outra pessoa é estar disposta a ouvir sem julgar e sem culpar. Um hábito na sociedade que vivemos é assumir que as pessoas são as únicas responsáveis pelo que acontece com elas e isso é falso. 

Uma pessoa que sofre está inserida em ciclos sociais, relações familiares, de trabalho, em comunidade, em locais que frequenta, possui necessidades, desejos e valores. Parte do que a pessoa tem contato ela pode exercer algum controle, mas outras situações não. 

Oferecer ajuda para manutenção da saúde mental no trabalho é considerar que parte dos problemas desta pessoa estão ou foram originados no trabalho ou por conta do trabalho. 

Oferecer um espaço que as pessoas sintam-se confortáveis para trabalhar, oferecer gerenciamento de conflitos com qualidade, oferecer reconhecimento profissional, oferecer suporte e compreensão em caso de necessidade são algumas coisas que podem ser feitas para melhorar a saúde mental no trabalho. 

Mas nem todas as questões de saúde mental se originam no ambiente de trabalho, mas como este é um ambiente que a pessoa passa muito de seu tempo, ter empatia de seus colegas e líderes caso precise é fundamental para que esta pessoa possa passar pelas questões que vivencia.

Mental health awareness concept Free Vector

Ao Cubo: E se o corretor for autônomo, o que ele pode fazer para cuidar da saúde mental?

Dr. Felipe Tartaglia Dias: Isso acaba valendo para qualquer autônomo. Reconhecer que não sabemos lidar com todas as questões que vivenciamos e contar com pessoas que sabem poder confiar. 

Saber pedir ajuda quando necessário, reconhecer suas emoções, reconhecer os desafios da profissão e aprender a gerenciá-los, saber ouvir e falar, manter hábitos saudáveis, estabelecer uma rotina conciliatória com os diferentes aspectos de sua vida (trabalho, família, amigos). 

Saber quando é hora de trabalhar e quando é hora de descansar, descanso e lazer são fundamentais para a saúde mental.

Ao Cubo: O corretor de imóveis sente muita pressão para vender os imóveis, isso pode atrapalhar sua saúde mental?

Dr. Felipe Tartaglia Dias: Com certeza pode. A pressão ao mesmo tempo que pode motivar, pode gerar sentimentos de angústia, ansiedade, falta de controle. Isso depende muito da pessoa que vivencia, mas também do que está passando quando vivencia, do suporte que tem, e a mesma pessoa em determinadas situações pode sentir a cobrança como reconfortante ou como um peso gigantesco.

Ao Cubo: Qual conselho você dá para quem está entrando nessa profissão em relação à saúde mental no trabalho?

Dr. Felipe Tartaglia Dias: Esteja preparado para lidar com inconstâncias, reconhecer os desafios envolvidos na profissão, lidar com todo tipo de pessoas e reconhecer conflitos para procurar formas efetivas de lidar com estes.

Meditation illustration concept Free Vector

Ao Cubo: A pandemia mudou o jeito de vender imóveis (visitas remotas, muitas reuniões online e outras mudanças). Isso pode impactar negativamente a saúde mental?

Dr. Felipe Tartaglia Dias: A própria pandemia já é um grande impacto negativo para nossa saúde mental, como é para a saúde física. As medidas epidemiológicas de controle de circulação e quarentena são ruins por reduzirem o volume de contato social de qualidade que as pessoas estavam acostumadas e isso afetou mais uns do que outros. 

A falta de acesso a ambientes que as pessoas costumam frequentar e se relacionar com outras pessoas impede o contato com vários hábitos que acabam fazendo falta. Nada disso justifica o risco social que é deixar de cumprir as medidas epidemiológicas, porque o impacto continua enquanto a pandemia perdura. 

Medidas de uso de máscara, distanciamento social, redução de circulação e vacinação, são ferramentas cientificamente reconhecidas para diminuir o prejuízo à saúde coletiva que uma pandemia traz. 

Em relação à saúde mental na pandemia o melhor a se fazer é manter contato social restrito na medida do que for possível, sempre com seguimento dos protocolos de saúde e reduzir danos, o que quer dizer reconhecer situações de risco, trabalhar para diminuir os riscos e lidar com elas da maneira que for possível com os recursos disponíveis. 

Aprender a reconhecer as dificuldades desse momento tão difícil e procurar ajuda caso necessite, sempre.

Mental health concept illustration Free Vector

Ao Cubo: Quais dicas de cuidado mental você indica para os corretores de imóveis?

Dr. Felipe Tartaglia Dias: Retomo o que já falei um pouco antes, reconhecer desafios, manter hábitos de vida saudáveis, ter tempo de trabalho, descanso e lazer, gerenciamento de imprevistos, saber ouvir e falar e aprender a reconhecer as próprias emoções. 

Não existe um segredo mágico para cuidar da saúde mental, todos reagimos ao mundo ao nosso redor e às relações que desenvolvemos e nem sempre conseguimos os resultados que esperamos, nos comportamos como gostaríamos ou sabemos lidar com os desafios. 

Ter cuidado com a saúde mental é aprender a reconhecer o que nos afeta, como nos afeta e como reagimos e buscar soluções respeitosas com nós mesmos e com os outros ao nosso redor.

Gostou de entender a saúde mental no trabalho dos corretores de imóveis? Leia outras entrevistas com especialistas no nosso blog e acompanhe nossas redes sociais!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta