Menu
Dicas / Dicas de Vendas

Entrevista com especialista: dicas de Marketing Pessoal para corretor de imóvel

Existem várias imagens do corretor de imóveis na cabeça das pessoas: um profissional comunicativo, rápido, bom vendedor e muito mais. 

Por isso, construir uma imagem profissional respeitada, ganhar admiração e convencer os clientes não é uma missão fácil, mas pode ser trabalhada e conquistada. 

Portanto, nós da imobiliária digital Ao Cubo vamos dar dicas de Marketing Pessoal para os corretores de imóveis usarem no dia a dia. 

Dicas de Marketing Pessoal

As dicas de Marketing Pessoal ajudam todos os profissionais que desejam ter sucesso na carreira e, consequentemente, nas vendas. 

Sendo assim, os corretores de imóvel podem utilizar as dicas da Ana Sofia Medioli, especialista em Marketing Digital. Batemos um papo para saber as técnicas, estratégias e ideias para se desenvolver profissionalmente. Confira:

Ao Cubo: Explique o que é Marketing Pessoal!

Ana Sofia Medioli: O Marketing Pessoal é basicamente um conjunto de estratégias e boas práticas para que seu público, sua rede de contatos e até mesmo para sua concorrência veja um determinado profissional com bons olhos.

Atualmente, as relações, principalmente as digitais, estão cada vez mais humanizadas, o que nos leva a crer que as pessoas não compram produtos ou serviços e, sim, ideias! 

O Marketing Pessoal está totalmente atrelado a isto porque com uma percepção positiva daquele que está a frente de seu negócio o público tende a reagir de maneira equivalente.

Ao Cubo: Quais dicas você dá para corretores de imóveis que querem melhorar o Marketing Pessoal.

Ana Sofia Medioli: Tenho 28 anos e estou no mercado de trabalho há 10, hoje sou publicitária, mas minha primeira experiência profissional foi no mercado imobiliário aos 18 anos. 

Naquela época, o Facebook já era uma ferramenta de venda e locação de imóveis, mas o que sempre contou como uma carta na manga era nossa postura em nosso dia a dia.

Se portar como um corretor imobiliário é algo para a vida, já disse meu primeiro Líder. Mas o que isso implica? Significa que as roupas que você veste, o modo como você se comunica e sua rotina de modo geral mostram o profissional que você é! 

Pequenos detalhes como estar sempre com um cartão de visitas em mãos e, sempre que tiver a oportunidade, dizer com o que trabalha e oferecer seu serviço é essencial para aumentar sua carteira de clientes.

Porque os clientes estão em todos os lugares e não podemos subestimar o poder de compra de ninguém, afinal, nunca se sabe quando alguém próximo a nós está buscando um imóvel, não é mesmo? 

Ao Cubo: Quais as tendências de 2021 para o Marketing Pessoal?

Ana Sofia Medioli: Estamos na era digital e não há mais como mudar isto! Eu acredito muito que vale a pena investir em canais como um site, blog e principais redes sociais.

No mundo corporativo, a importância do LinkedIn para consolidar-nos como profissional é muito importante, então criar um perfil que mostre sua carreira e suas conquistas é algo que cria um olhar muito positivo.

Já as outras plataformas digitais podem ajudar na rotina de anúncios, produção de conteúdo útil para seu público e isso ajuda no cumprimento de funções específicas de Marketing Digital.

No Facebook, Instagram e YouTube é bacana manter uma frequência de postagens, mesclando assuntos sobre o mercado, sua própria carteira e oportunidades de venda e locação, por exemplo.

No Pinterest, vale investir em dicas de reforma, decoração, tendências e afins para que sua imagem crie uma atmosfera descontraída, isso faz com que seu possível cliente o veja como uma pessoa de bom gosto e um possível conselheiro na hora de escolher o imóvel dos sonhos.

Ao Cubo: O que o corretor de imóveis precisa fazer para criar um Marketing Pessoal forte nas redes sociais?

Ana Sofia Medioli: Com certeza criar uma boa identidade digital, que não fuja de sua realidade, pois ninguém sustenta um personagem por muito tempo e não sumir das redes até porque quem não é visto não é lembrado!

Criar uma rotina de postagens, interagir nos posts dos seus contatos, compartilhar matérias e notícias interessantes fazem com que este profissional se torne autoridade no assunto, isso gera um tráfego muito maior em suas redes e consequentemente aumenta suas chances de vendas.

Ao Cubo: O que não pode ser feito pelos corretores para não prejudicar seu Marketing Pessoal?

Ana Sofia Medioli: Bom senso é tudo na vida, e no mundo corporativo não seria diferente, né? Então vou citar alguns detalhes, mas creio que ter um bom feeling de quando se está exagerando ou sendo negligente com sua própria imagem. 

Ninguém quer ser um profissional que passa a impressão de ser “convencido”, né? Ainda que você seja muito competente, ter essa postura não constrói uma imagem boa para o mercado. 

Acho que a grande sacada do Marketing Pessoal é saber “se vender”, mas isso não significa que você pode usar isso como desculpa para mentir sobre seu conhecimento ou até para diminuir o trabalho dos outros.

Achar que Networking é uma coisa ultrapassada também é um tiro no pé, pois todos os momentos com seus amigos de trabalho são importantes e boas oportunidades podem surgir exatamente destas situações e, por fim, a maior dica que posso dar é: nunca pare de estudar e se atualizar, pois um profissional parado no tempo não avança!

Ao Cubo: Qual a melhor abordagem para corretor que deseja usar o Marketing Pessoal para atrair clientes?

Ana Sofia Medioli: Atualmente, em um cenário que implica cada vez mais uma competição bastante acirrada no mercado, você precisa ter “algo a mais” para mostrar! 

Quando falamos de imóveis estamos falando de sonhos, de objetivos traçados há anos pelo cliente e o papel do corretor é ser a ponte entre o sonho e a realidade. Sinceramente, esse ponto é essencial para o sucesso do negócio: perceber que o seu “produto” da venda é personificado. 

Entender que corretores de imóveis não vendem apenas um produto, mas conhecimento e experiência materializada na forma de serviços. Ao fazerem isso, vendem a si próprios e este é o segredo.

Este pensamento e postura te geram um movimento em cadeia, onde um cliente te indica outro e outro, onde seu comportamento perante seu público consolida sua autoridade no assunto e te garante maiores chances de sucesso e vendas.

Ao Cubo: É indicado fazer algum curso específico de Marketing Pessoal para corretores?

Ana Sofia Medioli: Não creio que um curso específico fará total diferença, mas ler sobre o assunto, assistir palestras online e sobretudo observar profissionais mais antigos e renomados na área podem servir de grande inspiração e ajuda. 

Ao Cubo: Quais dicas de Marketing Pessoal você dá para corretores de imóveis iniciantes?

Ana Sofia Medioli: Primeiro de tudo, é importante entender que o mercado imobiliário é um nicho que pode transformar sua vida e te trazer ótimos ganhos, mas isso depende exclusivamente de como você irá levar este trabalho! 

Então antes de pedir um milheiro de cartões, comprar roupas novas ou criar uma página no Facebook para divulgar seu serviço, traçar metas e objetivos é essencial. 

A partir disso, você terá um norte a curto, médio e longo prazo para escolher quais e quantas estratégias de Marketing Pessoal poderá aplicar em seu dia a dia.

Para o corretor iniciante é muito importante o conhecimento sobre o mercado imobiliário, como de fato se realizam as transações e nada melhor que um colega com maior experiência para isso. Observe seus colegas de trabalho, seja centrado e tenha força de vontade para crescer.

As práticas de Marketing Pessoal irão fluir junto a tudo isso e quando você menos perceber já será um bom profissional.

Gostou das dicas de Marketing Pessoal da especialista na área? Então comece a praticar hoje mesmo! Aproveite e veja mais dicas para sua profissão no nosso blog e redes sociais!

1 Comentário

Deixe uma resposta