Menu
Dicas

Como tirar o CRECI? Passo a passo para tirar o registro do corretor de imóvel

Como tirar o CRECI - aocubo

Está pensando em se tornar um corretor de imóveis? Então você precisa saber como tirar o CRECI. Isso porque, este documento é a autorização do órgão regulamentador da profissão, para que você possa exercê-la conforme a lei. Além disso, ele demonstra aos clientes que você é um profissional competente e de confiança.

Mas como tirar o CRECI? Neste nosso post você vai encontrar tudo sobre o registro para se tornar um corretor de imóveis de sucesso. Continue a leitura e confira!

O que é o CRECI?

Criado em 1962, o CRECI, sigla para Conselho Regional de Corretores de Imóveis, é o órgão responsável por regularizar e fiscalizar o exercício da profissão, tanto de corretores, como de imobiliárias, de acordo com a Lei Federal 6530/78.

Assim sendo, é imprescindível que todo profissional do setor imobiliário seja certificado pelo seu estado, com o documento de mesmo nome. Mas, além da certificação, o CRECI também fiscaliza as atividades de corretores e imobiliárias, a fim de assegurar que todas estão sendo praticadas conforme o Código de Ética Imobiliário.

Caso contrário, o órgão se responsabiliza pelas penalidades cabíveis, tal como pode até mesmo cassar e suspender o registro de profissionais que atuam ilegalmente.

Por isso, para se tornar um profissional capacitado para negociar compra, venda e aluguel de imóveis, é necessário passar por todas as etapas de como tirar o CRECI, nas quais falaremos mais à frente.

Por que o CRECI é importante para os corretores de imóveis?

O CRECI é fundamental e obrigatório para exercer a profissão de corretor de imóveis. Isso porque, sem o registro, qualquer atividade imobiliária é ilegal, já que o corretor não é reconhecido pelo órgão.  

Além disso, com o CRECI o profissional passa maior confiança nos atendimentos aos clientes e no mercado imobiliário como um todo. 

Ao ser atendido por um corretor credenciado, o cliente se sente mais seguro para fechar negócio. Por outro lado, o profissional também consegue um bom reconhecimento no setor, perante aos demais colegas, o que pode gerar parcerias de sucesso com boas empresas e imobiliárias.

Vale lembrar novamente que quem atua no mercado imobiliário sem o CRECI, está exercendo a profissão ilegalmente.

Afinal, como tirar o CRECI?

Agora que você já entendeu mais sobre o Conselho Regional de Corretores de Imóveis e sobre a importância de ser um profissional credenciado, veja como tirar o CRECI em 4 passos:

  1. Faça o curso de corretor de imóveis

O primeiro passo para tirar o CRECI é fazer um curso na voltado para o mercado imobiliário. Entre as opções, você pode escolher:

  • Curso técnico em transações imobiliárias;
  • Curso superior sequencial;
  • Curso tecnológico em ciências imobiliárias;
  • Gestão de negócios imobiliários, entre outros.

De acordo com as exigências do CRECI, o curso precisa ser feito em uma instituição de ensino da sua cidade, pode ser presencial ou à distância, e deve entregar um diploma de conclusão. 

Esta etapa é fundamental para que você aprenda sobre legislação imobiliária, negócios, gestão de equipes, conceitos básicos de arquitetura, entre outros. Tudo o que te dará ainda mais bagagem para se tornar um bom corretor. 

  1. Cumpra as horas de estágio em uma imobiliária

O segundo passo para tirar o CRECI é solicitar o seu Registro de Estágio. Este documento é uma autorização do Conselho para que você possa cumprir horas de estágio trabalhando em alguma imobiliária e praticando o que está aprendendo com o curso. 

A solicitação dessa autorização deve ser feita no site do órgão do seu estado. Então você deve preencher as informações solicitadas no formulário, imprimir e assinar. Depois, pagar as taxas informadas e, junto com os documentos exigidos, protocolar o seu pedido de Registro de Estágio em uma delegacia próxima. 

  1. Providencie toda a documentação exigida pelo CRECI

A parte mais burocrática de tirar o CRECI está no terceiro passo, pois você deve reunir todos os documentos necessários para solicitar o seu registro e poder atuar como um corretor profissional. A documentação exigida é:

  • Documento de identidade (RG ou CNH);
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de endereço com CEP;
  • Carteira de alistamento militar (para os homens);
  • Certificado de conclusão do ensino médio com histórico escolar;
  • Certificado de conclusão de curso técnico ou superior voltado ao mercado imobiliário;
  • Registro de estágio assinado por um corretor credenciado.

Vale mencionar que os documentos exigidos podem mudar de acordo com o seu estado. 

  1. Solicite o seu registro credenciado de corretor de imóveis

Após realizar os três passos acima, é chegada a hora de solicitar o seu registro ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis. 

Para isso, assim como fez com o Registro de Estágio, você deve acessar o site do CRECI do seu estado, preencher, imprimir e assinar o formulário de requisição da credencial. Então, levá-lo junto com os documentos separados no terceiro passo, para protocolar em uma delegacia. 

Em torno de 30 dias, você receberá a sua credencial definitiva de corretor de imóveis e poderá exercer a profissão legalmente. 

Qual o custo para tirar o CRECI?

Para tirar o CRECI, é preciso pagar uma taxa de inscrição, além da anuidade para manter o registro ativo. Contudo, esses valores podem variar de estado para estado. 

Em São Paulo, por exemplo, a taxa atual do Registro de Estágio é de R$ 297,00. Já o valor da anuidade é de R$ 600,00.

Em caso de não pagamento da anuidade, o corretor pode ter a credencial suspensa.

Vale dizer que esse passo a passo de como tirar o CRECI te ajuda no início da carreira de corretor imobiliário. Mas é imprescindível que o profissional continue em busca de conhecimentos ao longo de sua jornada. 

Não apenas o setor imobiliário, mas todo o mercado de trabalho está em constante mudanças. Por isso, se destaca o corretor que acompanha esse ritmo e está por dentro das tecnologias e tendências para prestar sempre o melhor atendimento. Que tal agora aprender sobre educação financeira para corretores? Veja essas e outras dicas nos demais conteúdos do nosso blog.

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta