Menu
Dicas / Dicas de Vendas

Posso vender com o CRECI vencido?

Os corretores de imóveis que almejam sucesso sabem que é fundamental ser credenciado pelo CRECI para exercer a profissão. Afinal, quem não recebe a autorização do Conselho Regional de Corretores de Imóveis e faz a corretagem mesmo assim, age ilegalmente. Mas será que trabalhar com o CRECI vencido também é ilegal?

Se você tem essa dúvida, acompanhe o nosso artigo, pois aqui vamos te explicar tudo sobre o CRECI vencido, anuidades, punições e mais. Confira!

Afinal, qual o prazo de validade do CRECI?

Depois de tirar o certificado e conseguir a autorização para trabalhar como corretor de imóveis, tanto o registro provisório, como o registro oficial,  têm validade de 12 meses. Portanto, a renovação do CRECI deve ser feita anualmente.

Dessa forma, os corretores precisam ficar atentos para não perderem o prazo, e evitar trabalhar ilegalmente sem um registro válido.

O pagamento do boleto é realizado através do site do CRECI correspondente ao estado em que se exerce a profissão. 

Como pagar a anuidade do CRECI?

Como o próprio nome sugere, cada estado possui  seu próprio CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Assim sendo, as normas e demais procedimentos, como o pagamento da anuidade, podem variar de um Estado para outro.

Contudo, de modo geral, a cobrança começa a ser feita em janeiro, e são oferecidos descontos aos pagamentos à vista. Já o pagamento parcelado no boleto, costuma ser oferecido em até cinco vezes. 

Ainda há a possibilidade de pagar com cartão de crédito em doze vezes, mediante consulta no site oficial do Conselho.

Os boletos de anuidade também são emitidos no site oficial do Conselho, referente ao estado correspondente à atuação do corretor. Basta selecionar o ano referente e seguir com as demais solicitações que aparecerem na tela. O acesso ao boleto é feito através da informação do número do CRECI e CPF. 

Trabalhar com o CRECI vencido é ilegal?

Não fique na dúvida, pois sim, trabalhar com o CRECI vencido é ilegal. Assim sendo, o corretor de imóveis que for pego com a documentação atrasada, pode ser punido e até mesmo ter o registro suspenso. 

Portanto, é de extrema importância manter a anuidade em dia, para poder atender os clientes e realizar as negociações, de acordo com a lei. Além disso, com o CRECI vencido o corretor de imóveis também pode perder boas oportunidades de parcerias com imobiliárias sérias, e de ser indicado pelos colegas de profissão.

O que acontece com corretores que trabalham com o CRECI vencido?

Ao exercer a profissão sem o CRECI, o corretor de imóveis infringe a lei 6530/78, e pode ser penalizado tanto pelo Conselho Regional, como de acordo com a legislação. Neste caso, as punições podem ser cíveis, criminais ou administrativas. Dependendo da infração, o corretor pode até mesmo ser preso. 

Para saber mais sobre essas penalidades, veja nosso artigo completo com as punições para profissionais que atuam sem o CRECI.

Quem fiscaliza os corretores de imóveis com CRECI vencido?

Os profissionais do setor imobiliário são fiscalizados tanto pelo COFECI – Conselho Federal dos Corretores de Imóveis, como pelo CRECI, que é o conselho regional. Assim sendo, o COFECI atua de forma única em escala federal, enquanto o CRECI atua por regiões, por isso pode variar.

Esses são os órgãos fiscalizadores tanto dos corretores de imóveis, quanto das imobiliárias. Cabe a eles punir os profissionais por qualquer irregularidade, como atuar sem o registro ou com o registro vencido. 

São a eles também que os clientes podem recorrer em casos de reclamações ou por terem sido lesados devido à má conduta profissional.

Além disso, potenciais clientes também podem recorrer aos conselhos para se certificar que estão negociando com profissionais confiáveis, solicitando o número de registro dos mesmos. Caso o corretor não renove o CRECI, não terá seu número reconhecido e, consequentemente, irá perder vendas.

4 Motivos para ter o CRECI em dia

Agora que você já viu que trabalhar com o CRECI vencido é furada, confira bons motivos para não se esquecer de renovar o seu:

  • O registro afirma seu profissionalismo e comprometimento

O documento é fundamental para você se apresentar como um profissional ético, responsável e confiável, o que garante ainda mais sucesso.

  • Garante uma carreira em ascensão

Você estará sempre pronto para novas oportunidades que surgirem na sua carreira. Seja uma parceria com a imobiliária dos seus sonhos, seja com um empreendimento com grande potencial de vendas.

  • Aumenta as chances de boas indicações

Agindo como um profissional honesto, o seu reconhecimento e admiração por parte de colegas da profissão podem te render boas indicações de potenciais clientes;

  • Seja um verdadeiro corretor de imóveis!

Você irá honrar a classe profissional que escolheu exercer e não será tido como uma fraude em nenhum momento da sua carreira. 

Além disso, estar com o CRECI em dia é requisito básico para ter acesso a demais documentos importantes para o dia a dia do corretor imobiliário, como é o caso do CIRP.

Cartão de Identidade e Regularidade Profissional

Por fim, é importante ressaltar que o corretor de imóveis precisa estar com o CRECI em dia para receber o Cartão de Identidade de Regularidade Profissional (CIRP), disponível em alguns estados, como São Paulo.

O CIRP é a carteira digital dos profissionais, disponibilizada no APP i-Corretor, disponível para Android e iOS. 

Entre  suas vantagens, podemos destacar que não há risco de perda do documento. E vale lembrar que o CIRP tem o mesmo prazo de validade que o registro físico.

Quanto ao i-Corretor, é uma plataforma prática para personalizar sua agenda, conseguir um atendimento ágil com os funcionários do CRECI e acompanhar informações do setor imobiliário, para estar sempre ligado nas últimas notícias e tendências.

Gostou de saber dessa informação importante sobre a profissão de corretores de imóveis? Nosso blog conta com mais conteúdos como este para te ajudar, como estratégias de fidelização, marketing digital e muito mais! E acompanhe sempre as centenas de opções de lançamentos que temos em nosso site criado especialmente pra você, corretor: https://www.aocubo.com/corretor. O cadastro é gratuito. O próximo imóvel novo para seus clientes está aqui. Além disso, não esqueça de nos seguir no Instagram, Facebook e YouTube!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta