Menu
Dicas

Perfil profissional do corretor de imóveis: qual é o seu?

corretor estagiario

O perfil profissional é uma forma de se apresentar no mercado de trabalho para mostrar as competências, capacidades e habilidades diante dos clientes. Para desenvolver esse perfil é preciso ter experiência e procurar se desenvolver através de aprendizado com cursos, treinamentos e palestras. 

Pensando nisso, nós da imobiliária digital Ao Cubo, vamos contar quais são os perfis dos profissionais de sucesso no mercado imobiliário. Confira!

O que é um perfil profissional?

Primeiramente, vamos começar explicando o que é um perfil profissional, que nada mais é do que um resumo com todos os principais pontos da sua carreira no mercado de trabalho. 

Muitas empresas buscam por determinados perfis na hora de fazer a contratação e, por isso, solicitam essa informação em currículos ou apresentações por e-mails ou durante a entrevista.

Desenvolver um perfil profissional pode valorizar seu trabalho no mercado e ser seu cartão de visitas para os clientes.

Um perfil profissional é caracterizado por alguns pontos, como habilidades e competências mais relevantes, grau de conhecimento atual, algumas características comportamentais, principais projetos desenvolvidos, entre outros. 

Diferentes perfis de corretor de imóvel

Agora que você entendeu como o mercado de trabalho considera um perfil profissional, então é hora de conhecer os perfis de corretores de imóveis para descobrir qual o seu ou qual deseja desenvolver. Veja!

  1. Aquele que conhece bem a oferta

Um ótimo perfil de corretor de imóvel é aquele que conhece muito bem as características do imóvel que está negociando com o cliente. 

Dos pequenos detalhes até os principais pontos, esse perfil de corretor consegue responder todas as dúvidas dos clientes que surgirem na visita. 

Saber tudo sobre o imóvel à venda é a obrigação de todos os corretores, porém, alguns conseguem se sobressair, surpreender e passar segurança ao interessado no imóvel.  

Desse modo, esse perfil tem sempre grandes chances de fechar negócio com seus clientes, já que domina todas as características do imóvel. 

  1. Aquele que respeita o tempo do cliente

Ficar ansioso demais pode prejudicar a negociação com o cliente que entrou em contato com você e viu as ofertas que tem para ele. 

Aquele perfil que consegue respeitar o tempo do amadurecimento da negociação com o cliente pode ser um dos melhores do mercado.

Afinal, ninguém gosta quando o vendedor cobra a todo momento uma resposta para saber se irá aceitar ou não a proposta. 

Porém, também não pode deixar o lead esfriar, mas é preciso ter o bom senso e estipular um prazo para o retorno do cliente e, caso ele não retorne, entrar em contato quando perceber que ser o momento mais oportuno. 

  1. Aquele que tem facilidade no relacionamento interpessoal

O corretor de imóvel que possui muita facilidade em relacionar-se com as pessoas têm grandes pontos no mercado de trabalho. 

A corretagem é uma profissão que exige que o profissional tenha ou desenvolva essa característica de se relacionar bem com os clientes. 

Muitas vezes, o cliente quer comprar o imóvel, mas não se sente confortável com o corretor e desiste da compra. 

É preciso desenvolver essa habilidade para criar um bom relacionamento interpessoal com os clientes durante as negociações de vendas.

  1. Aquele que entende as tecnologias do mercado

Saber usar as tecnologias a favor da sua profissão pode te fazer tornar aquele perfil de corretor que está sempre em busca de inovação. 

Portanto, se você está sempre antenado na internet, conhece todas as ferramentas disponíveis do mercado e quer oferecer novidades ao cliente, então o seu perfil é tecnológico.

Nos últimos meses, os corretores de imóveis pensaram fora da caixa e buscaram recursos novos e tecnológicos para vender imóvel na pandemia. 

Esse estímulo fez com que muitos corretores trabalhassem em regime home office, que buscassem ferramentas de videochamadas, que usaram a internet para prospectar clientes e muito mais. 

  1. Aquele que gosta de estudar

Esse perfil pode estar sempre à frente dos seus colegas de trabalho porque é o mais estudioso e o mais atento às mudanças do mercado. 

O corretor de imóvel que estuda o mercado imobiliário, que se interessa pela profissão, que busca se manter atualizado e que está sempre lendo é o perfil profissional estudioso. 

Mesmo com pouca experiência ou com muita prática da profissão, esse perfil de corretor quer estudar mais para aprimorar suas habilidades. 

Quem tem esse perfil profissional consegue se sair muito bem em diversas situações de mudanças do mercado de imóveis que está sempre em constante transformação.  

  1. Aquele que cria networking

O networking é essencial para qualquer profissão, mas, principalmente, para os corretores de imóveis que buscam notoriedade no mercado. 

Um corretor de imóvel que possui um perfil profissional que trabalha muito bem seu networking pode se tornar uma referência e conseguir grandes oportunidades de negócios. 

Imagina ser indicado para outros clientes através da sua rede de contatos que desenvolve diariamente no trabalho e na sua vida pessoal?

Um bom networking pode trazer muitas negociações para o corretor que possui uma ótima relação com profissionais da área e fora dela. 

  1. Aquele que oferece serviços ou indicações a mais

Um perfil profissional de um corretor de imóvel que oferece, além da corretagem, mais serviços que envolvam a venda de uma propriedade se sobressair no mercado. 

Corretores podem oferecer serviços como a avaliação do imóvel, a documentação do imóvel, consultoria de financiamento, ajuda na reforma, entre outros. 

Porém, é necessário que o corretor busque conhecimento e se aprofunde nesses serviços para oferecer a melhor assistência para o cliente. 

Além disso, se o corretor indicar profissionais que trabalham com reforma e outras indicações solicitadas pelo cliente, então ele tem grandes chances de ser bem avaliado profissionalmente. 

  1. Aquele que tem o poder da persuasão

O perfil profissional que tem o poder de persuasão se destaca no mercado imobiliário e nas vendas. 

Ele sabe usar esse poder para encantar os clientes e convencê-los que determinado imóvel é o ideal para a compra. 

Esse perfil usa essa habilidade quando tem certeza que a negociação precisa ser concretizada porque identifica que todos saíram ganhando dela, tanto cliente, quanto o corretor e/ou imobiliária.

Desse modo, usar essa característica de influência e persuasão é uma ótima sacada para fechar mais contratos de venda. 

Qual o seu perfil profissional?

Como vimos, existem diversos tipos de perfis de profissionais no mercado imobiliário e o mais bacana é que existe espaço para todos. 

Se você se identificou com algum dos perfis acima, então está no caminho certo. Caso não tenha se encaixado em um perfil, mas se interessou por algum, então busque estudar e se aprimorar ainda mais. 

E aí, qual o seu perfil profissional? Conta para nós pelos comentários! Veja também outros artigos sobre a profissão do corretor no nosso blog!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta