Menu
Dicas / Dicas de Vendas

Estratégias de fidelização de clientes para corretor de imóvel

fidelizacao-de-clientes-aocubo

O mercado imobiliário é bastante concorrido, tanto entre as imobiliárias, como entre os corretores. Por isso, se destacam os corretores de imóveis que usam estratégias de fidelização de clientes. 

Afinal de contas, clientes fiéis recomendam o seu trabalho para amigos e familiares, sugerem pontos de melhorias, e priorizam o seu atendimento no mar de opções de corretores para escolher.

Mas como conseguir essa fidelização de clientes? Descubra em nosso artigo com dicas preciosas!

7 estratégias de fidelização de clientes no mercado imobiliário

  1. Apresente uma postura profissional impecável

Muito mais do que uma boa aparência, com roupas elegantes, os corretores de imóveis que querem fidelizar seus clientes devem apresentar uma boa postura profissional.

Nossa dica é usar roupas mais sociais, como calça, camisa e sapato para os corretores homens. As corretoras mulheres também podem usar roupas mais formais, como calça, camisa, blazer feminino, vestido ou saia. 

Além disso, a comunicação verbal não pode ter erros de português e precisa estar de acordo com o perfil do cliente. Se for um cliente mais formal, então os corretores podem ser mais formais. Já a comunicação com clientes mais informais, a linguagem também deve ser mais informal. 

Também é fundamental ter seu registro do CRECI, que garante a sua legalidade para exercer a profissão. Além disso, um profissional receptivo e organizado transmite um atendimento confiável aos clientes.

  1. Seja educado e atencioso

Um atendimento educado e atencioso se torna a porta de entrada para a fidelização de clientes para corretores de imóveis. Ainda mais se tratando de um momento especial como este, em que os clientes estão prestes a realizar uma grande conquista, que é comprar a casa de seus sonhos.

Portanto, ser um bom ouvinte para entender todos os anseios, ter paciência para tirar todas as dúvidas, e ser dedicado e demonstrar interesse em ajudar as pessoas a encontrarem o que desejam, faz toda a diferença. Pois essa troca cria um relacionamento, que é o princípio básico da fidelização.

  1. Identifique o perfil do cliente 

Identificar o perfil do cliente permite que os corretores de imóveis criem conexão com eles. O que também é fundamental nesse relacionamento de negócios.

Isso porque, identificando o estilo de vida, gostos pessoais, necessidades, renda, expectativas, entre outros, é possível fazer ofertas de imóveis mais assertivas e garantir a satisfação dos clientes. 

Como, por exemplo, ao atender um casal recém casado que almeja ter filhos no futuro, o ideal é oferecer opções que tenham lazer para crianças. Por outro lado, se for um casal que não pensa em crianças, mas adora animais, o melhor é apresentar opções com área para passeios e cuidados com os pets.

Logo, o perfil do cliente é um guia para que você faça a melhor estratégia para atender cada um, individualmente.

  1. Demonstre conhecimento sobre os imóveis e o mercado imobiliário

Quanto mais conhecimento sobre os imóveis ofertados e o mercado imobiliário o corretor tiver, mais confiável ele será para seus clientes. E confiança é a chave da fidelização.

Portanto, ao oferecer um imóvel é fundamental saber tudo sobre o mesmo, seja conhecimento técnico das características do imóvel,  infraestrutura do bairro, financiamento e documentos necessários.

Além disso, saber sobre as tendências do mercado imobiliário e qualquer novidade a respeito de legislações, taxas e  juros, etc. também passa maior confiança, pois os clientes se sentem seguros de negociar com quem entende.

  1. Conduza as negociações com ética

Assim como conhecer muito bem sobre os imóveis ofertados, o corretor precisa ser muito transparente e honesto nas suas negociações. Afinal de contas, elas não envolvem apenas as questões da propriedade em si, como também envolvem questões financeiras, familiares, e emocionais dos clientes.

Desse modo, o corretor deve apresentar ressaltando os pontos positivos, mas sem esconder os pontos negativos dos imóveis, e orientar seus clientes no que for preciso. Pois o corretor que não omite os problemas e apresenta soluções, se torna ainda mais confiável e um profissional ético garante a satisfação final de seus clientes, em todos os aspectos.

  1. Mantenha contato com seus clientes

Sabe aquele ditado que diz: “quem não aparece, não é lembrado”? Então, ele se encaixa nesse ponto. Pois, uma das estratégias para os corretores de imóveis fidelizarem seus clientes é manter contato com eles.

Mas aqui também fica uma dica fundamental: certifique-se de como o cliente deseja ser contatado. Afinal, você não quer se tornar um incômodo na vida dele, não é mesmo?

Portanto, veja como é melhor manter contato com cada um deles, se por telefone, e-mail ou WhatsApp, por exemplo, e alimente esse relacionamento informando sobre os possíveis imóveis de interesse. 

Além disso, caso esteja demorando mais do que o esperado para encontrar o imóvel ideal, informe sobre os seus procedimentos para não parecer que você não está dando a devida atenção.

  1. Fortaleça o seu pós venda

Por último, mas não menos importante, se você quer fidelizar seus clientes é preciso ter bem claro que o trabalho não termina após a conclusão da transação imobiliária. 

Quem deseja fidelização, quer saber da satisfação de cada cliente. Para isso, é preciso verificar se ele gostou da aquisição, se o imóvel realmente atendeu as expectativas da família. Além disso, ficar à disposição para qualquer necessidade também reforça o bom relacionamento que foi criado. 

Dessa forma, suas chances de ser recomendado e procurado para transações futuras só aumentam. E também de ser indicado pelos seus clientes a amigos e parentes!

Conclusão

Agora que você conferiu as nossas dicas, é importante lembrar que não existe uma receita prática para fidelização de clientes. Mas aplicando essas estratégias na sua rotina de corretor de imóveis, sua lista de clientes fiéis crescerá cada vez mais.

Além disso, tenha em mente que ser um corretor de imóveis é ser mais do que um vendedor, pois você é um consultor que ajuda as pessoas a realizarem seus sonhos. A comissão que você ganha é apenas uma parte desse processo. Isso também te ajudará a se sair melhor nas negociações e causar boa impressão, além de passar confiança aos clientes.

Gostou de conhecer essas estratégias para fidelização de clientes para corretores de imóveis? Então, navegue pelo nosso blog e confira mais conteúdos como este que irão te ajudar a se destacar no mercado e se tornar um profissional de referência. 

E não esqueça de seguir a AoCubo nas mídias sociais. Lá você encontra lançamentos, treinamentos, dicas e muito mais. Tudo isso pra você, corretor.

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta