Menu
Dicas

Erros de corretor: o que o corretor de imóveis não pode fazer de jeito nenhum

Um bom profissional de corretagem sabe que para ter sucesso, além de entender sobre imóveis, também é preciso aprimorar seus conhecimentos sobre os diversos aspectos relacionados à venda de um imóvelMas, principalmente,  saber  encantar seus clientes. Afinal, determinados  erros do corretor , pode fazer com que  a concorrência conquiste  seus prospects.

Pensando nisso, neste artigo iremos elencar deslizes que devem ser evitados. Dessa forma, sua carreira como corretor de imóveis estará sempre em ascensão. Então, continue a leitura, e confira os erros de corretor que você não pode cometer! 

8 erros de corretor que você deve evitar!

Veja abaixo dicas valiosas do que não fazer na sua rotina profissional, para você conseguir se destacar em meio à  grande concorrência do mercado imobiliário e, consequentemente, conquistar boas indicações de novos leads :

  1. Não se atualizar

O mercado imobiliário vive em constantes mudanças, pois sempre surgem novas tendências para atender a demanda dos compradores. E o corretor que não se atualiza sobre o seu próprio ramo, comete um grande erro. 

Afinal de contas, os clientes querem encontrar alguém confiável para ajudá-los a realizar o grande sonho da casa própria,  certo? E como confiar em quem está por fora das novidades?

Por isso, não deixe de consumir bastante conteúdo sobre o setor de imóveis, e claro, atualize também seus conhecimentos. Com tantas opções de cursos à distância, conteúdo rico e gratuito na internet, etc., não tem desculpa para não se reciclar   sempre que possível. 

  1. Falar demais e ouvir de menos

Esse é um erro de corretor muito comum durante os atendimentos: não saber ouvir os clientes. Muitas vezes, devido à ansiedade para fechar o negócio, ou por despreparo mesmo, o corretor fala demais, e até mesmo interrompe as explicações que está recebendo. 

Ouvir com atenção o que os seus clientes desejam e esperam de um imóvel, e falar apenas o que é necessário e pertinente, é fundamental para concluir uma venda com sucesso. Essa também é uma forma de conhecê-los melhor, e prestar um atendimento personalizado e mais efetivo.

Caso contrário, os clientes irão procurar outro profissional, que preste um atendimento de excelência, dando a devida atenção que eles esperam receber. 

3. Pressionar os clientes

Outro erro de corretor muito comum é pressionar os clientes para que tomem logo uma decisão. Isso acontece devido à ansiedade de concluir uma venda, então o profissional de corretagem usa abordagens insistentes, como telefonemas ou muitas mensagens/e-mails, tornando-se um verdadeiro inconveniente.

Dessa forma, o resultado não poderia ser outro, se não o afastamento dos clientes. Afinal, adquirir um imóvel exige grande responsabilidade e não deve ser feito sob pressão.A decisão de comprar um imóvel é lenta, e o prospect além de realizar várias buscas e análises pela Internet, ele também consulta seus parentes e amigos. O bom corretor de imóveis sabe dar o espaço correto aos seus clientes e fazer o follow-up nos momentos certos.

4. Não estar disponível

Assim como não se deve ser um chato insistente, também não se deve, de forma alguma, deixar o cliente sem resposta. 

Por isso, é muito importante ter um atendimento multicanal – telefone, e-mail, WhatsApp, chat, pois assim os clientes têm diversas maneiras de entrar em contato. 

Isso quer dizer que você deve estar disponível 24h por dia, sete dias por semana? Não! 

Mas é importante informar claramente o seu horário de atendimento. Caso não consiga atender ou responder prontamente, seja o mais ágil possível. Assim, o cliente sabe que pode contar com seu suporte sempre que necessário. 

Ah, e pergunte ao seu cliente qual o canal, dias e horários de sua preferência.

5. Não se preparar para as vendas

Os clientes estão mais exigentes do que nunca, e antes mesmo de contatar um profissional, eles já fazem uma boa pesquisa sobre o que desejam de um imóvel. 

Sendo assim, um grande erro do corretor, que pode colocar a venda em risco, é não ter informações sobre o empreendimento, nem sobre o bairro onde ele está localizado, por exemplo.

Por isso é imprescindível se preparar para cada uma de suas vendas. Entender sobre o imóvel em todos os aspectos te tornará mais confiável, pois é você, corretor de imóveis, quem deve tirar todas as dúvidas que surgirem durante a apresentação para o cliente.

Vale lembrar que também é importante conhecer bem o mercado imobiliário, os aspectos de financiamento e contrato  para  adquirir um imóvel e sobre os direitos do consumidor. 

6. Não cumprir os acordos

Parece óbvio, mas ressaltar a importância de cumprir os acordos também é fundamental quando o assunto são erros do corretor. 

A negociação precisa ser pautada pelo código de ética da profissão, o que pontua a sua conduta e te destaca como um bom profissional de corretagem, confiável e íntegro. 

Isso resulta em uma reputação cada vez melhor, que é reconhecida não apenas pelos seus clientes, mas também entre os outros colegas corretores. Dessa forma, aumentam as suas chances de conseguir boas indicações de vendas e até mesmo, boas parcerias profissionais. 

7. Não estar na internet

Como já foi dito, antes de buscarem ajuda de um profissional, os clientes fazem uma pesquisa sobre o que querem. Da mesma forma, também pesquisam sobre os corretores de imóveis e dão preferência para aqueles com boa presença na internet. 

Por isso, investir em marketing digital soma ainda mais pontos na sua carreira. Além de divulgar os imóveis do seu portfólio, também é um meio de educar seus clientes. Assim, apostar em redes sociais e ter seu próprio site ou blog pode fazer grande diferença. 

8. Não realizar um pós-venda

A boa experiência do cliente vale ouro. Portanto, o relacionamento entre vocês não deve acabar quando a venda for concluída. Lembre-se que investir em pós-venda também é fundamental. 

Dessa forma, alimentando essa relação, sempre que o cliente precisar de um corretor de imóveis para ele ou para indicar a  alguém, você será lembrado. 

E então, identificou algum desses erros do corretor na sua rotina? Se sim, corrija-os o quanto antes, visando  seu sucesso profissional. Se não, continue assim, que está no caminho certo! 
Aproveite e veja mais dicas como estas  para se destacar no concorrido mercado imobiliário, como as possíveis tendências para 2022! Além disso, acompanhe as nossas redes sociais no Instagram, Facebook e YouTube para ficar por dentro das novidades para corretores

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta