Menu
Colaboradores Ao Cubo / Dicas / Notícias

Entrevista com a Head de Produto da AoCubo!

Definir a área de Produto de uma empresa pode não ser uma tarefa tão simples para os mais leigos. Porém, para a Cintia Ribeiro da AoCubo é moleza! A nossa Head de Produto é a convidada deste post no blog da AoCubo para contar um pouquinho mais sobre sua experiência profissional e a sua atuação com uma AoCuber. Está curioso para conhecer mais um perfil da nossa imobiliária digital, então leia o bate-papo, abaixo! 

Cintia Ribeiro da AoCubo, Head de Produto

Em poucas e simples palavras, podemos dizer que um profissional da área de Produto de uma empresa é responsável pela entrega de um produto virtual, capaz de promover uma boa experiência e ser relevante para o usuário. 

A Cintia Ribeiro, Head de Produto da AoCubo, pode falar melhor sobre essa área nas empresas, além de explicar como esse setor funciona aqui na AoCubo! Confira!

AoCubo: Cíntia, nos conte um pouco sobre a sua trajetória profissional!

Cintia Ribeiro: Minha jornada começou em 2004, aos 17 anos, tinha acabado de me formar em Informática Industrial no CEFET-MG e estava começando o curso de Ciência da Computação na UFMG. Durante 5 anos, trabalhei como programadora na parte da manhã e estudava à tarde. 

Eu gostava de programar, mas também gostava de várias outras coisas. Então, assim que me formei, fui promovida para Analista de Requisitos e comecei a atuar mais na parte de definição e planejamento dos projetos. Em 2014, mudei de empresa e comecei a me interessar pelas metodologias ágeis. Nos quatro anos seguintes, revezei as funções de Scrum Master, Product Owner e Gerente de Projetos.

Em 2018, mudei de emprego novamente, mas acabei ficando desempregada em pouco mais de um ano. Pensei que seria fácil voltar ao mercado, mas percebi que não gostaria de voltar a nenhuma das funções que já havia exercido antes. Nisso, comecei a estudar e também a avaliar o que eu gostava de fazer em cada um dos projetos de que havia participado. 

Foi quando “conheci” a Gestão de Produtos, uma área ainda nova no Brasil, mais especificamente em Belo Horizonte, onde moro. Levei alguns meses para conseguir me posicionar e mostrar para as pessoas que eu já gerenciava produtos havia muito tempo, mas logo veio a pandemia e a loucura de vagas sendo canceladas. Novamente, mudei meus planos e comecei a trabalhar como voluntária em uma rede chamada Brasil Contra o Vírus, onde atuava como Head de Digital. Ali, gerenciava as equipes de tecnologia, marketing e conteúdo. Alguns meses depois, comecei a trabalhar também como Product Manager freelancer, onde fiquei até entrar para o AoCubo.

AoCubo: O que o motivou sua entrada para o time de produto da AoCubo? Há quanto tempo está na AoCubo?

Cintia Ribeiro: Estou na AoCubo há dois meses e meio, e o que mais me atraiu foi a possibilidade de um crescimento profissional muito rápido, por ser uma startup que também está crescendo e que precisava de alguém com experiência para estruturar e dirigir a área de produto.

AoCubo: Como está sendo trabalhar na AoCubo? 

Cintia Ribeiro: Um desafio diário, mas empolgante. O ritmo de startup é muito diferente do que eu estava acostumada, é tudo muito mais rápido e, para o Produto, isso é ótimo, porque me dá a oportunidade de testar coisas novas e manter o time motivado.

AoCubo: Quais foram os principais desafios que encontrou quando entrou na AoCubo.

Cintia Ribeiro: Meu primeiro grande desafio foi fazer um diagnóstico rápido do que o AoCubo precisava do ponto de vista de produto e tecnologia. Passado esse momento inicial, realizei algumas contratações, mudei alguns processos e agora tenho o desafio de levar a cultura de produto para toda a empresa, para que todos participem da construção dos produtos e possamos entregar as melhores experiências para nossos corretores e clientes.

AoCubo: Quais suas estratégias para melhorar ainda mais o time de Produtos da AoCubo?

Cintia Ribeiro: Para mim, a chave para o crescimento de um time está na dupla Autonomia e Colaboração. Eu confio em cada pessoa do meu time para fazer seu trabalho o melhor possível e eles confiam que terão todo o apoio necessário para isso. Assim, nós nos desenvolvemos e potencializamos as forças de cada um.

AoCubo: Como é o trabalho no dia a dia?

Cintia Ribeiro: É toda a loucura e correria de se trabalhar em uma startup. Estou sempre em contato com as outras áreas, com o CEO e, principalmente, com os times de produto e tecnologia. Meu trabalho é garantir que eles tenham tudo o que precisam para desenvolver os produtos certos da forma certa.

AoCubo: O que você mais se orgulha em compartilhar sobre sua experiência profissional até agora na AoCubo?

Cintia Ribeiro: Eu me orgulho do relacionamento que construí com o time, o que já nos deu resultados positivos na entrega e nas expectativas dos outros departamentos.

AoCubo: Quais são as próximas tendências de Product Management para 2021?

Cintia Ribeiro: A área de Produto ainda é relativamente nova no Brasil, mas está se tornando mais conhecida e tem muita gente querendo entrar nela. A maior tendência que tenho visto é as empresas começarem a enxergar Produto como algo estratégico e não apenas como um time de pessoas que trabalham com tecnologia e constroem software. Como consequência desse movimento, muitas pessoas estão começando a falar sobre Product Led Growth, o que coloca dá ao produto um papel ainda mais central no crescimento da empresa. 

Além disso, com a pandemia se estendendo há mais de um ano, as pessoas estão se tornando ainda mais digitais, então o perfil dos usuários está se expandindo. Isso afeta a forma como os produtos são construídos, pois agora o dono do sacolão percebeu que pode vender pela internet, os nossos pais perceberam que podem fazer tudo pelo celular. Acessibilidade, diversidade e inclusão são tendências que devem continuar até que se tornem o padrão.

AoCubo: Alguma consideração final sobre a AoCubo?

Cintia Ribeiro: Só quero dizer que estou muito feliz por ter escolhido a AoCubo e por tudo o que já vivi nesse pouco tempo. E agradeço pela oportunidade de falar um pouco sobre o meu trabalho para os leitores do blog.
E aí, gostou de conhecer a Cintia Ribeiro, nossa Head de Produto da AoCubo? Então leia outros perfis no nosso blog, como da Flávia do Marketing.

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta