Menu
Dicas / Notícias

Inteligência Emocional para corretores

Nós da imobiliária digital AoCubo sabemos da importância da Inteligência Emocional, um conceito de psicologia utilizado para ajudar as pessoas a entender sobre seus próprios sentimentos, o sentimento dos outros e como lidar com eles. Por isso, convidamos um especialista no assunto para explicar como o corretor pode ter Inteligência Emocional. Veja abaixo!

Inteligência Emocional para corretores

O nosso entrevistado é o Ramaldo Alves, um Treinador Comportamental, Escritor, Consultor Empresarial e Autor do livro “O Poder do Foco e Mentor de Alta Performance”. 

Ramaldo é expert em produtividade, gestão do tempo, inteligência emocional e um exímio palestrante de desenvolvimento humano. Por isso, ele nos explicou o que é Inteligência Emocional, veja:

AoCubo: O que é inteligência emocional?

Ramaldo Alves: “Inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. É um meio de compreendermos melhor nossas emoções e sentimentos, de uma forma simples e direta. Quando compreendemos como a nossa mente funciona, tendemos a ter por naturalidade mais produtividade, clareza, resultados e resiliência em todas as áreas da nossa vida.

A inteligência emocional é divida em 4 camadas, se você aplicar essas camadas, você verá o resultado transborda sobre a sua vida. 

  • Camada 01: Compreender como a mente funciona!

Se você não buscar aprender como sua mente funciona, você sempre fará menos, do que realmente nasceu para fazer. A sua mente não gosta de gastar energia, por naturalidade sua mente gosta de ficar presa no passado ou no futuro, pois são os lugares onde não se gasta energia. Compreender a mente é usar ela em prol de você e não contra. Você precisa aprender a canalizar energia na sua vida! 

  • Camada 02: Liderar sobre si!

Você precisa se autoconhecer, ou seja, enveredar dentro de si, e conhecer quais sentimentos e emoções estão guiando sua vida. O ser humano tem o costume de deixar sua vida no piloto automático e muitas das vezes não entendi, por qual motivo está triste ou deprimido. Se auto conhecer e olhar para dentro e começar a governar sua existência nesta terra.  

  • Camada 03: Sabedoria!

Nos últimos anos, as pessoas estão viciadas em apenas aprender, mas não aplicar! Sabedoria é aprender algo e pôr em prática em seguida. Tudo no qual aprendo e por consequência coloco em prática, me torna um ser humano mais sábio. Sabedoria é uma dádiva para poucos! Não permita ser mais um, com a cabeça cheia de informações e ZERO resultados no campo da prática. Sua vida é lapidada e moldada pela experiência que permite passar.  

  • Camada 04: Empatia!

Na etimologia das palavras, empatia significa: ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias. Sua origem no termo em grego empatia, que significava “paixão”. 

Em resumo, você precisa amar o próximo como a si mesmo! Entender e respeitar cada ideologia, crenças, raça e etc. 

AoCubo: Por que todos nós precisamos desenvolver a Inteligência Emocional no trabalho?

Ramaldo Alves: O que define se somos bons ou não em algo, chama-se: Competência! 

A competência é um dos fragmentos da inteligência emocional, pois define até onde você pode chegar. 

É comprovado que 87% das pessoas são demitidas por falta de competência emocional, enquanto 13% são demitidas por parte técnica.

Dentro do agrupamento de competência emocional está: Atitude, comportamento e resultado. Quando você aprende o que inteligência emocional e aplica na sua vida, por naturalidade você desenvolve novos músculos, como resiliência, perseverança, disciplina, produtividade e muitos outros. Ou seja, a inteligência emocional no trabalho fará você economizar anos de erros na sua vida. Pois a cada músculo de competência nova que você cria, mais forte, direcionado e perseverante você se torna. 

AoCubo: Qual a importância da Inteligência Emocional para os corretores de imóveis

Ramaldo Alves: Essa é uma profissão que lida constantemente com pessoas, e para lidar bem com as pessoas, você precisa entender de gente. Como elas pensam, se comportam, a forma de ver o mundo, o que fazem elas felizes ou tristes e etc. 

Uma das chaves primordial da inteligência emocional é saber fazer perguntas! A pergunta sempre revela a maturidade de quem responde, ou seja, você precisa saber a intenção dos clientes e sócios, para achar uma solução adequada para cada situação. Através de perguntas sábias, você consegue acessar quaisquer pessoas e ajudar no que precisa. 

Desta forma você será conhecido como alguém à frente do seu tempo, e isso será um diferencial competitivo na sua carreira. (Isso é uma das ferramentas de inteligência emocional). 

AoCubo: Como um corretor pode ter Inteligência Emocional nas negociações?

Ramaldo Alves: Uma das várias técnicas de PNL (Programação neurolinguística) é o processo que chama modelagem, ou seja, é muito mais fácil você modelar alguém que já conseguiu o que você quer, do que ficar inventando a rota.

No meu livro, O Poder do Foco trago um entendimento mais profundo sobre o que é modelagem humana. Mas de uma forma geral, para você entender, modelagem é uma maneira de fazer ou ser; um método, forma, modelo, hábito, maneira ou estilo no qual você usar para obter resultados relevantes na sua vida. 

Modelagem não é copiar, modelar e checar o que está dando certo e replicar na sua vida. Ou seja, observe pessoas que são melhores que você em algo e modelo o que ela faz, ou seja, replique na sua vida, por consequência você terá os mesmos resultados. (Em vez de quebrar a cabeça com algo, aprenda com alguém, algo que você ainda não sabe). 

AoCubo: O que o corretor não pode fazer para atrapalhar sua estratégia de Inteligência Emocional?

Ramaldo Alves: Deixar de buscar esse conhecimento na vida! Busque sempre aprender cada vez mais sobre esse tema, isso fará ele destravar sempre novos resultados na sua vida.  

AoCubo: É possível aumentar a performance dos corretores de imóveis através da Inteligência Emocional. 

Ramaldo Alves: Com certeza! Uma mente que se expande, jamais volta a origem de antes, ou seja, quanto mais você aprender e aplicar sobre esse tema na sua vida, mais performance você terá na vida e nos negócios. Além de você conseguir achar o real equilíbrio entre as áreas da sua vida. 

AoCubo: Existem formas de estudar sobre a Inteligência Emocional?

Sim! Através de livros, palestras, treinamentos, mentorias e imersões. Tem um livro que sugiro muito você ler chama: Inteligência Emocional do autor Daniel Goleman, comece seu desenvolvimento por esse livro. 

AoCubo: Buscar um coach para o desenvolvimento da inteligência emocional é uma boa alternativa?

Ramaldo Alves: Sim! E uma das várias outras formas conforme mencionei acima! Buscar um coach ou mentor é interessante quando você quer se autoconhecer ou, melhor, atingir patamares maiores na sua vida. Neste caso, ele vai ajudar você de uma forma individualizada e personalizada para o que busca.  

AoCubo: Qual conselho você dá para corretores de imóveis que desejam aprender sobre Inteligência Emocional?

Ramaldo Alves: 

  • Busque participar de eventos como do tema em questão. 
  • Leia no mínimo um livro de desenvolvimento humano por mês.
  • Separe momentos do dia a dia para refletir mais sobre a sua vida e o mundo.
  • Crie novos desafios para se auto superar sempre.
  • Aprenda a canalizar energia em resultados.

AoCubo: Qual conselho você dá para corretores de imóveis que desejam aprender sobre Inteligência Emocional?

Ramaldo Alves: Sempre buscar aprender o que não sabe! Todo sentimento e emoção é bom, mas você tem que saber canalizar e converter em resultados. Aprender sobre sentimentos e emoções levará você sempre a novos patamares na sua vida. Lembre-se sempre: O que você não tem hoje é pelo que não sabe, pois se soubesse já teria. 

O que achou desse artigo sobre Inteligência Emocional para corretores de imóvel? Compartilhe com seus colegas de profissão! 

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta