Menu
Dicas / Dicas de Vendas

Plano de carreira para corretor de imóveis: como criar?

Todo profissional precisa ter um plano de carreira, seja dentro de uma empresa ou de forma autônoma. Pensando nisso, nós da Ao Cubo, imobiliária digital, vamos contar como criar um planejamento na carreira do corretor de imóveis. Portanto, se você é corretor ou deseja se tornar um, leia esse texto até o final. Boa leitura!

O que é um plano de carreira para corretor?

Um plano de carreira pode ser ofertado por uma empresa ao funcionário, neste caso, de uma imobiliária ou corretora para um corretor. Além disso, pode ser também um plano criado pelo próprio profissional para seguir por si mesmo. 

Portanto, existem essas duas maneiras para seguir um plano de carreira para quem é um corretor de imóveis. Se você trabalha com corretagem, mas nunca pensou em como vai estar profissionalmente daqui a 5, 10 e 15 anos, então é hora de se planejar. 

Como fazer um plano de carreira para corretor?

Preparamos um plano de carreira que pode ser usado pelos corretores de imóveis que desejam crescer profissionalmente e querem ter um planejamento de um futuro melhor na profissão. Confira!

  1. Avaliação profissional

Antes de saber onde você quer chegar, primeiro você precisa saber de onde está partindo, ou seja, qual o seu momento profissional que se encontra e como foi sua trajetória até aqui. 

Pontue seus pontos fortes, pontos a melhorar, conquistas, elogios que recebeu, o que mais gostou de fazer profissionalmente, o que menos gostou, progressões de salários, experiências vividas, entre outros pontos marcantes da sua carreira.

Mesmo se você estiver começando é importante fazer uma avaliação profissional com base nos seus conhecimentos adquiridos em estudos e pesquisas. Além disso, você pode pensar nas suas principais motivações e desafios que deseja passar na profissão. 

  1. Momento atual

Depois de pensar no passado da carreira e conhecimentos adquiridos, então comece a analisar o seu momento atual que lhe fez pensar em realizar um planejamento para sua carreira como corretor. 

Comece analisando qual o cargo que ocupa hoje, caso trabalhe em imobiliária ou corretora de imóveis. Se você for autônomo, então pense o que fez você estar hoje nesta posição e se sente confortável com ela. 

Verifique também se você está satisfeito ou insatisfeito com a ocupação profissional que realiza hoje em dia, mas não deixe de pensar nos pontos positivos que fazem você mais feliz e motivado na rotina profissional. 

  1. Melhore suas habilidades

Neste estágio do plano de carreira, o corretor já entende quais são suas melhores habilidades, seja ela a negociação de vendas, as visitas aos imóveis, saber criar anúncios incríveis na internet, entre outras. 

Sendo assim, é hora de aprimorar ainda mais o que você já sabe fazer. Então invista em cursos, especializações, ferramentas, softwares para corretores, consultorias, entre outras formas de melhorar suas habilidades no mundo imobiliário. 

Entenda que mesmo que você é muito bom em algo, ainda assim, sempre tem coisas novas a aprender nesse mercado que muda e se atualiza a todo momento. 

  1. Estabeleça metas

Chegamos no momento de estabelecer metas claras e objetivas para conseguir alcançar mais um degrau do seu planejamento profissional. Seus planos podem ser daqui a 5, 10 ou 15 anos, então pense como quer ver você profissionalmente em curto, médio e longo prazo. 

Faça perguntas para você mesmo se desafiar a pensar no que deseja para a sua carreira profissionalmente, mas seja realista e pense em situações que serão possíveis com muito esforço, dedicação, trabalho e aprendizado. 

Essas metas precisam ser criadas a partir de ações do dia a dia que você realiza no trabalho como corretor. Pense no que você está fazendo para conseguir alcançar os objetivos estabelecidos na sua profissão. 

  1. Comece a organização

Agora é a parte da organização para em seguida iniciar a execução das suas metas profissionais como corretor de imóveis. Comece com as primeiras ações diárias que irão levar a alcançar os maiores objetivos na sua carreira. 

Se você entrou como corretor júnior em uma imobiliária e deseja daqui a alguns anos se tornar pleno, então pense no que pode ser feito paralelamente para alcançar essa meta, como um curso de corretor de imóveis especializado em alguma assunto ou alguma certificação especial para subir de nível. 

Utilize planilhas para organizar melhor as ações diárias, mensais, anuais e até mesmo de décadas para ter uma visão do que precisa ser feito de acordo com a sua organização. Dessa forma, você não se perde no meio do caminho e consegue seguir um passo a passo na sua carreira. 

  1. Mudanças podem acontecer

Sem dúvida, muitas coisas irão acontecer durante o seu planejamento profissional como corretor de imóveis. Afinal, podem surgir novas oportunidades de trabalho na área, promoções de cargos sem você imaginar ou até mesmo demissões inesperadas. 

Então comece a pensar em como reagir e o que fazer profissionalmente caso surjam empecilhos na sua carreira como corretor. Mesmo que você faça um plano de carreira bem organizado é possível que você precise desviar ou mudar os objetivos por conta das adversidades. 

Portanto, seu plano profissional precisa ser favorável às mudanças que podem acontecer na carreira de todo corretor de imóveis. 

  1. Cumpra as metas

Esse é o ponto de colocar em ação tudo o que você precisa para alcançar os objetivos de curto, médio e longo prazo. Uma ótima forma de fazer isso é pensando de trás para frente, ou seja, o que precisa ser feito agora para realizar a minha última meta daqui a 15 anos, por exemplo. 

Pense da seguinte maneira: se o seu objetivo é ser autônomo e trabalhar para si mesmo como corretor de imóveis, então o que você precisa fazer agora para conseguir realizar essa meta? 

Procure se destacar no mercado imobiliário para que as pessoas comecem a se espelhar em você e tenha foco nos seus objetivos maiores. 

  1. Tenha planos extras

É sempre importante ter algumas reservas para não atrapalhar o seu plano profissional, então pense nas adversidades que podem te atrapalhar e já se proteja contra elas. 

Se você não possui um veículo para ir até às visitas dos imóveis, então pense como pode conseguir resolver esse problema de locomoção economizando dinheiro para comprar um carro, por exemplo. 

Caso não tenha dinheiro para ter uma imobiliária física, então estude como criar um site ou rede social para atrair clientes na internet. 

Procure pensar em planos extras e paralelos para conseguir realizar todas suas metas profissionais. 
Agora que você sabe como criar um plano de carreira de corretor de imóveis, então leia outras dicas para sua profissão no nosso blog e redes sociais!

2 Comentários

  • Curso De Tarot
    fevereiro 22, 2021 em 20:34

    Aqui é a Mariana Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns.

    Responder
  • Fernando Saldanha
    julho 26, 2022 em 15:24

    Meu nome é Fernando Saldanha, gostei muito do seu trabalho ,este tipo de orientaçâo nos ajuda muito ,para quem está fazendo o curso de corretor de imóveis .muito obrigado ,por suas palavras de incentivo .um abraço.

    Responder

Deixe uma resposta